como eu possuo o motor original N20XF por completo e tenho amigos que precisam de informaçao a respeito seja na parte de peças,sensores,cabeçote,etc nada mais justo de fazer uma avaliaçao tecnica em cima dele. ate pq eu mesmo vou precisar desses dados originais desse motor pra poder cadastrar na minha ECU prog, sendo assim, o motor vai ficar com o funcionamento original de fabrica. a instalaçao fisica tambem é claro segue o mesmo padrao. bom vamos a parte legal.
a parte que digo que vou utilizar seus dados tecnico se referem a basicamente 2 itens no momento.
1 - full sequencial, a roda fonica do comando é importantissimo saber a posição correta de abertura e fechamento de sinal da fase admissao do 1° cil.
2 - abertura da valvula e fechamento da admissao, a antecipação na injeçao é vital no sequencial. nao se pode terminar de injetar com a valvula ainda aberta. nao é assim que funciona. o modo correto é injetar ANTES de a valvula abrir, pra melhorar a emulsificação o combustivel choca-se contra o pe da valvula evaporando o mesmo. cada rotação RPM tem um grau de antecipação, quanto mais rapido é a velocidade mais antecipado(adiantamento) a injetada tem que ser dada. isso vai ate o limite de corte do motor.
pra isso precisa*se saber qual os valores do comando.senao vira chutometro
a segunda parte e 'menos' importante nisso, é o torque. o torque max original desse comando é aplicado a 2600 rpm. boa parte disso se deve por ter um overlap 'colado' de apenas 10° de separaçao, gerando muito vacuo no escape. oque é isso?
quando o motor esta na fase escape ´pistao subindo, na parte final fase escape, a valvula de escape esta quase fechada por completo, uma distancia de +-0.5mm entre a sede. nesse meio tempo, a admissao abre os mesmo +-0.5mm... pois bem o escape cria uma baixa pressao na camara(vacuo) e suga a mistura pra dentro. mais vejam bem. nao é o pistao que faz isso, ate pq ele esta em PMS ainda. é o arrastro do gases de escape que faz com que suge a mistura pra dentro. é claro, depois a descida do pistao faz o resto

entao, quando menor for esse valor, melhor será a lenta,e o torque sera em baixa rotaçao. 10° overlap é um "padrao" original
sempre "ouvir"dizer que esse comando original tinha 280 e poucos graus de duraçao, e sempre suspeitei que isso nao era nem um pouco verdade. se ele tivesse 280° nao teria uma boa lenta, isso nao é perfil de motor original e sim de competiçao. com 280° a distancia do overlap seria mais que 50° oque ja resulta em uma lenta instavel e um torque manso em alta rpm. e nao é isso que as montadoras de carro procuram. procuram torque forte desde muito cedo oque facilita o uso urbano.
fiz todas as mediçãos completa desse comando, oque inclue, duração,lift,overlap,centerlob,liftlob,posição roda fonica do sensor de fase. vale lembra que os tuchos 2V estavam carregados e equalizados(descanso no colo do comando)
diagrama de um comando de valvulas, pra se orientar como é seus dados tecnico.

---------------------
esse é o diagrama do comando roletado N20XF.

SIM, um legitimo comando do tipo original de 240/240° simetrico. como a maioria de comandos familia 2.
vamos aos dados tecnico:
duração permanencia admissao/escape = 240°
abertura inicial admissao= 178°
lift maximo admissao= 238°
abertura final admissao= 298°
abertura inicial escape= 68°
lift maximo escape= 128°
abertura final escape= 188°
lift total admissao/escape = 10mm
lift do lobulo comando= 5.5mm
overlap = 10°
lobcenter = 110°
dados sensor fase do sequencial.
o sensor informa a ECU o inicio e fim da fase de admissao do cil N°1. quando a roda fonica(came) se encontra com o sensor, acontece o aterramento do sensor. ela trabalha na parte FallingEdge(parte baixa) da onda quadrada. seria o negativo da onda do sinal Hall. quando termina essa parte baixa da onda a ECU sabe que saiu da fase admissao.
sensor fase posiçao inicial= 205°
sensor fase posiçao final= 345°
essas sao as informaçoes que obtive com otima precisao. utilizei um disco de grau de comando, e relógio comparado. sem eles seria impossivel ter essa precisao. vamos as imagens.
inicio do sinal aterrando o sensor de fase. ele indica que ja começou a admissao do cilindro 1° pra ECU se orientar.

final do sinal aterrando o sensor de fase. ja bem tardio quase no fim da compressao.

roda fonica do sensor de fase.

disco de grau calibrado em PMS

bancada de teste

calibração do comparador em 0 pra medição das valvulas.

em momento overlap(cruzamento) nesse momento a admissao começou abrir. coloquem no zoom da pra ver a valvula escape tambem aberta, quase fechada. fazendo o efeito que expliquei acima de arrastro de fluidos(vacuo), pra puxar a mistura pra dentro, antes mesmo de produzir vacuo do pistao na descida da fase admissao.

disco de grau em metal

video do lift do came da valvula: 5.5mm a parte centessimal é discartada nessa medição.
depois com mais tempo coloco outras informaçoes desse motor. agora fica mais facil pra gente cadastrar esse cabeçote em injeçoes programaveis de perfil original/pista como a megasquirt especialmente as versoes MS2 Extra e MS3. ate a proxima