Monza Falhando muito após aquecer
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Monza Falhando muito após aquecer
Quando estamos falando em abrir a distância em uma vela para uma abertura tão grande, eu digo por conta da posição que fica o eletrodo terra, que não tem o tamanho ideal para essa abertura. Repare que não cobre totalmente o eletrodo central.
Quanto ao funcionamento do motor, vai funcionar com 0,8mm mesmo em velas comuns. Mas essa pequena diferença pode acusar em uma medida em osciloscópio ou no analisador de gases. Talvez em consumo e desempenho do motor em certas rotações ou regime de carga do motor.
Eu sempre uso peças de boa qualidade e de recomendação da montadora. Caso tenha problemas, avaliação se torna mais simples.
Abs,
Carlos Freire
Quanto ao funcionamento do motor, vai funcionar com 0,8mm mesmo em velas comuns. Mas essa pequena diferença pode acusar em uma medida em osciloscópio ou no analisador de gases. Talvez em consumo e desempenho do motor em certas rotações ou regime de carga do motor.
Eu sempre uso peças de boa qualidade e de recomendação da montadora. Caso tenha problemas, avaliação se torna mais simples.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Interessante é que essas velas green plug, em 1998, época em que apareceram, eram destinadas a motores movidos a GNV (seria coincidência o fato dessas velas usarem a abertura de 0.8mm, a mesma recomendada para GNV?O fato de no manual não recomendar a Green Plug é por que esse tipo de vela é mais nova do que o projeto do Monza.
Por outro lado, eu acho algumas tabelas de aplicações de velas um tanto confusas.
Essa, por exemplo:

No Monza 2.0 de 1995 para cá não consta o número das velas originais... :smt017
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Amigos,
o que me refiro a nova tecnologia esta explicito no diagrama abaixo, além da composição do material dos eletrodos central e lateral
No green plug mostra o que ocorre, ou seja, pelas leis da física a centelha tende para as partes agulhadas, quinas... e aí há uma expansão da centelha e o mesmo ocorre com a vela Bosch Super-plus sistema Y invertido ou V invertido como queiram chamar.
Essa nova tecnologia desloca a centelha do centro para a lateral. As velas de 1.1 conseguem efeito parecido devido o tamanho desse gap e se fosse 0,8 plano (90º) 'teoricamente' a centelha poderia estar sendo oclusa ou 'apagada' (não achei termo melhor.)
Se somado a este 'fechamento' de centelha uma mistura ar combustivel desequilibrada poderá não haver queima total, portanto, menor detonação e perda de energia no pistão.
Fora isso o sistema de ignição restante não pode estar 80% tem que mandar 100% para a centelha.
Na minha opinião sem abrir o gap, os 0,8mm são suficientes para 'queimar' a mistura pressurizada mesmo com um sistema de 60~70%
o que não ocorrerá com 1.1mm
Este é o meu 'achismo'

Abs
waldir
o que me refiro a nova tecnologia esta explicito no diagrama abaixo, além da composição do material dos eletrodos central e lateral
No green plug mostra o que ocorre, ou seja, pelas leis da física a centelha tende para as partes agulhadas, quinas... e aí há uma expansão da centelha e o mesmo ocorre com a vela Bosch Super-plus sistema Y invertido ou V invertido como queiram chamar.
Essa nova tecnologia desloca a centelha do centro para a lateral. As velas de 1.1 conseguem efeito parecido devido o tamanho desse gap e se fosse 0,8 plano (90º) 'teoricamente' a centelha poderia estar sendo oclusa ou 'apagada' (não achei termo melhor.)
Se somado a este 'fechamento' de centelha uma mistura ar combustivel desequilibrada poderá não haver queima total, portanto, menor detonação e perda de energia no pistão.
Fora isso o sistema de ignição restante não pode estar 80% tem que mandar 100% para a centelha.
Na minha opinião sem abrir o gap, os 0,8mm são suficientes para 'queimar' a mistura pressurizada mesmo com um sistema de 60~70%
o que não ocorrerá com 1.1mm
Este é o meu 'achismo'

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Modelo: - SELECIONE --------
pessoal eu tenho um kadett 93 a alcool efi eu de manha ligo ele normal só que quando anda e esquenta um pouco ele morre tipo não para na lenta já troquei sensor de borboleta e o atuador de marcha lenta mais não adianto nada nele tem o sensor de temperatura de kadett a gasolina tem alguma diferença ou não tem nada a ver gostaria que alguem me ajudace agradeço desde já obrigado!!!!
-
- Membro SL (Nível 1)
Mean_Machine escreveu:Amigos é o seguinte de uns 20 dias pra cá meu carro tem estado com esse sintoma chato de falhamento.porém quando frio o carro é normal mas quando esquenta fica horrivel... inclusive ate no alcool o carro está assim. pro carro disparar ou antigir altas rotações eu tenho q pisar fundo, e deixar o pé até ele arrancar.isso só no alcool pq se eu for andar no gás depois de quente então é uma negação. :smt021 ja troquei a tampa do distribuidor, velas, cabo de velas, ja olhei a mangueirinha do Map e na duvida ja substitui tbm, desmontei o redutor de pressão do GNV TODO e limpei tudo, desmontei o tbi e limpei ele todo tbm. única coisa q nao fiz foi tirar o bico injetor e levar num amigo meu aki q tem ultrasom pq o parafuso axo q emperrou :evil: mas vo tirar ele na marra depois. essa m... não para! é um saco quando vc quer ultrapassar o carro ficar embolando e não desenvolve. alguem já passou por algo do tipo? pq eu ja to sem opção e já chegando até acreditar q é a junta do cabeçote q pode estar queimada ou então o meu bico injetor q pode estar com problema. pq eu ja to quase jogando a toalha. e os mexânicos curiosos daki da área só me irritam... então eu mesmo q vou ter q procurar o problema antes de pedir pra alguem fazer algum serviço.
abração familia monzeira.
cara concordo com vc em tudo que vc falou esses mexanicos sao umas ... msm manu olha tbm estou passando por isso nao sei o que pode ser mais alguns mexanicos que falei me falarao que era carburador sujo ou exesso de gasolina ou mangueiras sujas e ate msm o tanque..outros falaram que era a bubina :evil: aff!!! dificil ne manu se vc :smt023 souber de alguma explicaçao me fala dps ae vlw e boa sorte com a joia!!! :smt030
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Voces por um acaso verificaram o atuador de marcha lenta?
Ele pode estar emperrado ou então não estar funcionando, tentem verificar ele, se possivel tentem testar com um bom para ver se resolve, pois parece ser ele, pelos sintomas que estão falando...
Outra coisa é a valvula termostatica cuidado para não aquecer demais o carro, fiquem sempre de olho na temperatura, motor com junta queimada falha bastante também... por isso é bom tomar cuidado e se possível levar num mecanico de confiança...
Ele pode estar emperrado ou então não estar funcionando, tentem verificar ele, se possivel tentem testar com um bom para ver se resolve, pois parece ser ele, pelos sintomas que estão falando...
Outra coisa é a valvula termostatica cuidado para não aquecer demais o carro, fiquem sempre de olho na temperatura, motor com junta queimada falha bastante também... por isso é bom tomar cuidado e se possível levar num mecanico de confiança...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Uma coisa que achei interessante e talvez possa interessar...um amigo meu me deu um jogo de velas BPR5EY do Vectra e disse que cabia... pq o bloco GM é o mesmo... como já estava na hr da troca de velas...troquei... e por surpresa, o carro voltou ao que sempre foi... as "falhas chatas" sumiram... e ele me disse que o CATALOGO NGK ta errado...que é pra SEGUIR O QUE TA NO MANUAL...que num sei quem explicou o que houve por A+B onde houve o erro.e resumindo falou pra botar que ia dar certo... e tá ate hj sem falar mal de ninguem...vou ver se acho algum fundamento pra isso depois... e vejo se posto... abraço..
EU QrO VeR o OCooOO!
menino doido, tu quebrou até os friso.
Tem noção do prejuízo? Acho que o teu véi vai te matar.
Os olhos dele esperando o carro do ano.Um modelo italiano.
Que acabaram de inventar Carrão da P....,
tu pisava ele voava Tu freava ele ancorava,E eu lá dentro a me debater.
menino doido, tu quebrou até os friso.
Tem noção do prejuízo? Acho que o teu véi vai te matar.
Os olhos dele esperando o carro do ano.Um modelo italiano.
Que acabaram de inventar Carrão da P....,
tu pisava ele voava Tu freava ele ancorava,E eu lá dentro a me debater.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
As velas BPR5EY (abertura de 0,8mm) tem aplicação ao Monza gasolina, bem como a BPR5ES-11(abertura de 1,1mm). As Velas para Monza álcool são BPR7ES-11 ou BPR7EY. O manual não está errado.
Se procurar aqui no fórum, vai encontrar vários tópicos indicando aplicação de velas para o Monza gasolina e álcool.
Abs,
Carlos Freire
Se procurar aqui no fórum, vai encontrar vários tópicos indicando aplicação de velas para o Monza gasolina e álcool.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP