Faróis e voltímetro

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Pescaldo
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Faróis e voltímetro

Mensagem não lida por Pescaldo »

Só abro tópico aqui com pepino, ê laiá.

Bom, saí pra dar uma volta com a esposa agora a pouco e reparei que o voltímetro fica no vermelho em cima em marcha normal. Assim que reparei, desliguei o aparelho de som (instalado recentemente), mas não alterou nada. Pouco depois o farol deu uma piscada e aparentemente apagou.

Quando cheguei em casa, reparei que é como se o farol estivesse ligado, contudo bem fraquinho ao ponto de não iluminar nada (como notado anteriormente). O carro parado e ligado fica com o voltímetro no vermelho na parte de cima. Depois de alguns segundos com o carro ligado isso acontece. Eu troquei a bateria quarta-feira, colocando uma novinha porque a antiga foi pro saco de vez.

Como quando eu comprei o carro a bateria já era antiga e nunca ficou nesse marcador e é o meu primeiro carro de sempre, não sei dizer se isso é normal ou não (sou leigo e, pelo que eu li no manual, não é normal, mas nem faço ideia, né?). Não me refiro ao farol, claro, mas à esse lance do voltímetro. Segunda-feira agora tenho que pegar a rodovia à trabalho e ficarei numa cidade vizinha a semana toda. Como eu pego a rodovia de dia, o farol eu pretendo resolver lá pela cidade vizinha, entretanto, quanto a esse voltímetro, isso me assustou um bocado.

Me ajudem, galera, por favor (de novo). Invoco-lhes a sabedoria que não tenho :lol:

Abraço.
Pescaldo
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Faróis e voltímetro

Ah sim! Quando troquei a bateria, foi feito o teste para ver se não era o alternador ou coisa do tipo. Não era, era a bateria que precisava ser trocada mesmo. E o cara fez só isso também, trocou a bateria e não mexeu mais em nada.

Já o aparelho de som (instalação tem uma semana), tava funcionando normal e sem alterar o voltímetro no painel. Mas, como eu desliguei o som e não houve alteração, não acredito que possa ser ele também.
Pescaldo
Membro SL (Ní­vel 1)

Mais uma coisa: resolvi ligar o carro agora (aconteceram já as coisas supracitadas) e liguei o limpador de pára-brisa. Cara, ele tá muito rápido. Extremamente rápido. Parece que o limpador vai levantar voo.
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Ta me parecendo Regulador de voltagem, se tiver um multimetro meça a voltagem.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Pescaldo
Membro SL (Ní­vel 1)

Pior que não tenho. Quarta-feira tava tudo normal antes de trocar a bateria.
johnnytorres
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por johnnytorres »

Tá com cara de ser pau no regulador de voltagem mesmo. Cuidado para que ele não estrague sua bateria nova, pois se estiver mandando mais que 14,5v vai fritar ela.
Não sou louco pelo meu carro, apenas um apaixonado por ele...

Ex Fiat Tipo 1.6ie
Atual GM Monza SL/E 1.8
Pescaldo
Membro SL (Ní­vel 1)

Realmente não tá com cara de ser outra coisa que não o regulador de voltagem, até as luzes internas tão com mais brilho, mas a bateria não tá acendendo a luz de sobrecarregada (se é que isso queira dizer alguma coisa).

Uma pergunta com um grande potencial de ser imbecil: eu preciso pegar estrada cedinho amanhã (segunda-feira) à trabalho. Eu consigo andar cerca de 100km com a voltagem desse jeito? Eu vou ficar uma semana nessa outra cidade e tava pensando, caso eu consiga ir até lá, eu arrume por lá enquanto estiver na cidade.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse sintoma é de problemas no alternador, em geral com regulador de tensão.
Pela descrição, a tensão está muito alta, bem acima do máximo permitido, que é de 14,5v, sendo ideal em 14,2v.
Evite funcionar o carro assim, principalmente por períodos longos. Esse excesso de tensão vai prejudicar todo sistema elétrico do carro: Bateria, rádio, luzes, faróis... Faça logo o reparo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder