Boa tarde monzeiros!
Gostaria de saber se alguém conhece o twin turbo e se aplicaria no monza, andei lendo algumas materias e vi que no twin se consegue melhorar a resposta pelo fato que um turbo menor ficaria para "baixas" rotações, e outro pra alta. Pretento colocar um turbo no monza, mas não pra ficar andando em alto giro, por isso achei interessante, o que vcs acham?
Twin-turbo
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 31
- Registrado em: 23 Dez 2008, 21:09
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1990
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Twin-turbo
MODELO: SL/E (TUBARÃO).........ANO: 1990.........CARBURADOR 2E7 GASOLINA
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Turbo
Não vale a pena nem se tiver muito dinheiro sobrando para encarar um projeto desse...
Nos originais mais novos, que usam este recurso, a ECU controla muita coisa. Tem válvulas envolvidas e tudo mais.
Dimensione corretamente o projeto com uma turbina só e não terá muito "lag" nem morrerá em alta.
No meu monza por exemplo, se afundar o pé vem pressão com 1500rpm. E a turbina empurra forte até lá pelos 6000rpm.
Escapamento e acerto bem feitos resolvem.
E fica muito mais simples de montar que duas turbinas (ou seria menos complicado??? hehehe).
Se quiser ver o que eu estou falando, dê uma olhada aqui: http://www.youtube.com/500ef
Nos originais mais novos, que usam este recurso, a ECU controla muita coisa. Tem válvulas envolvidas e tudo mais.
Dimensione corretamente o projeto com uma turbina só e não terá muito "lag" nem morrerá em alta.
No meu monza por exemplo, se afundar o pé vem pressão com 1500rpm. E a turbina empurra forte até lá pelos 6000rpm.
Escapamento e acerto bem feitos resolvem.
E fica muito mais simples de montar que duas turbinas (ou seria menos complicado??? hehehe).

Se quiser ver o que eu estou falando, dê uma olhada aqui: http://www.youtube.com/500ef
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Twin-turbo
esse tipo de projeto é pra mais pra engenheiro de motores do que pra preparaADOR. a coisa ae é seria.
1° nao é com um gerenciador que vai fazer isso
2° nao é qualquer um que vai saber programar um motor pra bi-turbo
3° em cima de carburador? hehehe
4° se um turbo é caro imagina duplo hehehe
primeiro antes de mais nada é preciso ter uma ECU programavel de alto nivel que atenda as exigencias tecnica. sao poucas mais tem rsrsrs
resumindo é pra poucos isso. se os cara ja choram por um simples coletor 304 imagina fazer isso, no way man
1° nao é com um gerenciador que vai fazer isso
2° nao é qualquer um que vai saber programar um motor pra bi-turbo
3° em cima de carburador? hehehe
4° se um turbo é caro imagina duplo hehehe
primeiro antes de mais nada é preciso ter uma ECU programavel de alto nivel que atenda as exigencias tecnica. sao poucas mais tem rsrsrs
resumindo é pra poucos isso. se os cara ja choram por um simples coletor 304 imagina fazer isso, no way man
PROecu - Injeções eletronica para monzas.