##Dúvidas Carburador 2E## - Mangueiras desconectadas

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
GEOVANE BJ 88
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

##Dúvidas Carburador 2E## - Mangueiras desconectadas

Mensagem não lida por GEOVANE BJ 88 »

Amigos Monzeiros!

Preciso mais uma vez da ajuda de vocês, estava dando uma olhada no carburador de meu Monza 2.0 1988/88 hoje e descobri umas mangueiras sem conexão a nenhum lugar.

Tirei algumas fotos, vide abaixo, para mostrar-lhes as mangueiras, pois fiquei em dúvida onde são conectadas.

Esta estava com um pequeno tirante colocado em sua extremidade. Tirei este tirante e deixei sem ele mesmo, após ter feito isto percebi que alenta do motor ficou mais alta. Será que posso deixar assim mesmo?

Imagem

Esta outra fica na parte de trás do carburador e parece que foi cortada:

Imagem

Esta outra parece ser um tubo cobreado, não sei se é assim mesmo ou se havia conexão com algo.

Imagem

Então é isso amigos Monzeiros, espero que consigam me ajudar nesta dúvida.

Abraços a todos!
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1986

Re: ##Dúvidas Carburador 2E## - Mangueiras desconectadas

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

serve para regular a marcha-lenta do carro.
Imagem

esse ai é dá válvula thermac.. olhe na primeira foto e verá bem na base do carburador que tem um tubo lá sem mangueira, é ali que vai ligado. esse sim se estiver aberto dá problema na lenta, fica muito alta e oscilando.
Imagem

vai ligada aqui.
Imagem

fonte viewtopic.php?f=50&t=14899

nesta foto abaixo,se estiver tampada,deve verificar se nao esta furado o posicionado pneumatico do afogador.
Imagem

nesta foto mostra a ligaçao correta dela.
Imagem

nesta parte do carburador tem 02 mangueiras,a outra vai ligada no avanço do distribuidor.
leia este topico para entender melhor amigo

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... R&start=25

mais informaçoes
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =por+litro

espero ter ajudado amigo :smt023
GEOVANE BJ 88
Membro GL (Ní­vel 2)

Amigo Monzeiro Jesuíno,

Agradeço demais pela ajuda!

Desta forma conectarei a mangueira na válvula thermac na tampa do carburador! :smt023

Agora, ainda fiquei com dúvida referente a mangueira do pneumático do afogador.

Onde ela deve ficar conectada?

Percebo que quando puxo o afogador o meu Monza não fica muito acelerado, fica falhando a aceleração e meio que querendo desligar, afogando, sei lá...

Grande abraço!
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Agora, ainda fiquei com dúvida referente a mangueira do pneumático do afogador.

Onde ela deve ficar conectada?

Percebo que quando puxo o afogador o meu Monza não fica muito acelerado, fica falhando a aceleração e meio que querendo desligar, afogando, sei lá...

ele tem regulagem.
liga e veja se resolve,se nao resolver vai ter que ver se nao esta furado.
eu faço assim,coloco uma mangueira na valvula direta e puxo com a boca e tampo com a lingua e vejo se esta perdendo pressao.
se tiver,troca ela senao seu carro vai ficar com entrada de ar falso.
se nao tiver furada e nao resolver o problema de ficar afogando,posta que vou te ajudar como regular :smt023
Ligação do afogador pneumático, esse tubinho sobrando vai ligado no avanço centrifugo do distribuidor
Imagem

mais informaçoes
fonte : viewtopic.php?f=50&t=14324
GEOVANE BJ 88
Membro GL (Ní­vel 2)

Bom dia Amigo Monzeiro Jesuíno!

Bom, comprei mangueiras novas e troquei todas do carburador de meu Monzão, porém ainda estou em dúvida quanto àquela mangueira que está cortada atrás do carburador.

Esta mangueira cortada está encaixada no mesmo lugar onde tem este local sem mangueira de sua foto postada anteriormente, as demais estão ok.

Ainda assim quando puxo o afogador o carro fica falhando muito, será que pode ser sujeira? Acho que não pode ser, pois mandei limpar este carburador a pouco tempo.

http://i366.photobucket.com/albums/oo10 ... M_1740.jpg
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Bom dia Amigo geovane.
pois bem.
a mangueira fica ligada exatamente como esta na foto.
a outra saida e para ligar no avanço pneumatico do distribuidor.
ele falhar somente com o afogador puxado?

se sim,vai ter que regular a abertura da borboleta do afogador.

vai ter que fazer isto
Imagem

verifica se esta cápsula desafogadora esta furada,se estiver vai ter que substituir ela.
no meu carro,deixei com 2mm e fiz com 01 arame da mesma medida.
quando o afogador esta puxado eu vejo ele corrigindo a marcha-lenta pelo vacuo.

achei este resumo que vai te ajudar amigo.
S.O.S. publicado em: 04/10/2001
Enviado por: Richard Randis Lacerda (São Paulo, SP)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1988, álcool
Dúvida: um dos problemas de meu carro está relacionado ao afogador pois, estando o motor ainda frio o veículo falha muito e, caso utilize o afogador, o motor chega até a morrer, sendo que estando em sua temperatura normal o funcionamento é perfeito. Já o sistema de partido à frio está funcionando constantemente, independentemente da temperatura do motor.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Richard, o sistema afogador ou de partida a frio tem a finalidade de enriquecer a mistura para facilitar o funcionamento do motor quando frio, principalmente pela manhã. O enriquecimento é obtido através da diminuição da quantidade de ar que entra no carburador, durante o fechamento da borboleta afogadora. Ao acionar totalmente o afogador, esta borboleta deve manter uma abertura de 2,8 mm +/- 0,1 mm. Na partida do motor, o vácuo gerado por ele atua dentro do carburador, passando pela abertura positiva e arrastando combustível dos sistemas de marcha lenta (principal e de aceleração). Isto simultaneamente, para descarregar a mistura dentro do fluxo principal. Quando o motor entra em funcionamento é necessário aumentar a quantidade de ar na mistura para que o mesmo não deixe de funcionar por excesso de combustível. Para permitir o aumento da quantidade de ar no fluxo principal, a borboleta afogadora se abre através de uma cápsula desafogadora. Essa abertura é determinada pela fábrica. Quando o sistema afogador é acionado, a borboleta afogadora fecha e transmite um movimento através de hastes e alavancas para a borboleta de aceleração, provocando uma pequena abertura chamada de "abertura positiva". Ela permite a passagem do vácuo formado abaixo da borboleta de aceleração para o meio do carburador, fazendo o arrasto de combustível. Para cada modelo de carburador existe uma medida específica de abertura positiva, determinado pelo fabricante. No caso do seu carburador, ela é de 0,85 mm +/- 0,05 mm. A partir do momento em que é dada a partida no motor, o vácuo formado abaixo da borboleta de aceleração, através de uma tomada de vácuo, aciona a cápsula pneumática, que abre a borboleta afogadora. Essa abertura precisa ser ajustada para 2,9 mm +/- 0,1 mm. Verifique também se a tomada de vácuo não está obstruída, mangueira furada, cápsula desafogadora furada, borboleta engripada ou desregulada e abertura positiva fora do padrão. Atente que para o sistema funcionar bem é importante que todo o resto do carburador também esteja, principalmente com relação ao nível da bóia e calibração dos gicleur. A injeção de gasolina na partida a frio deve estar funcionando constantemente devido a irregularidade de funcionamento do interruptor de temperatura, o qual deve estar em curto com a massa.
fonte http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... o_02.shtml
GEOVANE BJ 88
Membro GL (Ní­vel 2)

Jesuíno,

Então deve ter alguma conexão no distribuidor que deve ser interligado no carburador neste ponto? De qualquer forma vou dar mais uma olhada hoje a tarde!

Quanto ao afogador vou dar uma conferida na abertura da borboleta e tentar regular.

Agradeço até então pela ajuda!

Abraços amigo!
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Então deve ter alguma conexão no distribuidor que deve ser interligado no carburador neste ponto?
sim amigo,vai ligada neste ponto que circulei na foto.
nao repare se ficou ruim,eu nao tenho muita experiençia nestas coisas

Imagem

fonte da foto: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=15969

quanto aquela peça amarelada,
Retardo do avanço à vácuo
nao esquenta,pois seu carro pelo ano dele nao usa
vai uma mangueira deste ponto ate la no carburador onde esta sem nada no seu carro :smt023
Responder