Cara estamos na luta né !! rs rs
Hj abri a tampa do filtro de ar para tentar achar um problema de entrada de ar falsa no TBi ou algo que me prejudicasse a lenta do carro...
O sintoma era o seguinte, andando com o caso entre a fase fria e quente do motor, a cada vez que vc ligasse o carro, a lenta caia dos normais 900~1000 RPM para algo em torno de 700~800 RPM... A marcha lenta não oscilava, porém vc sente o 'desconforto' de dentro do carro do RPM abaixo do esperado... Isso acontecia ao para o carro num sinaleiro por exemplo, com o carro em movimento desengrenado não ocorria !!!
Pois bem, rs rs, removi hj a tampa do filtro de ar e comecei a revisar a instalação do TBi de acordo com o meu conhecimento adquirido aqui no forum!! :smt023
1° - Posições das mangueiras: Checked !
2° - Mangueiras furadas ou frouxas: Checked !
3° - Log de erros na ECU (Sensor velocidade, Posição Borboleta, Atuador Lenta): Checked !
4° - Filtro de AR: Checked e NOVO com 5 dias de uso !
5° - Base da TBi e distribuidor de vácuo: Checked !
6° - Válvula EGR com problemas mas isolada no TBi: Checked !
Epa !!! ERRRRRRRRR
Notei que embora eu isolei a EGR na tomada da TBi, a EGR em si estava aberta !!! rs rs
Pensei comigo será que é isso ?
:smt017
Como eu estava meio sem alternativas, e me toquei que se a EGR abrir e não conseguir retornar por problemas o cheiro do escape ia pro cofre e, por consequência para o interior do veículo, comecei a isolar definitivamente a EGR...
Peguei uma borracha e fiz um furo, passando cola nela e tapando a saída da EGR para a TBi....
Esperei a cola secar e chamei a patroa para dar uma volta de monza com o pretexto de testar rs rs, ela atendeu prontamente visto que ela gosta do carro mais q eu !! rs rs
Eis que a marcha lenta não baixou mais cara !!!! (Momento feliz ! :smt031 )
Sinceramente ? Ainda não sei se resolve totalmente, não sei tb se o fluxo do escapamento influencia na marcha lenta, acho q sim, pq lembro que quando eu tinha um GOL CHT 1.6 e coloquei escapamento esportivo o carro perdeu a lenta e tive que mandar regular novamente numa mecânica....
=D
Ela se manteve em 1000~1500RPM na fase fria, abaixou para 1000RPM na entressafra de temperatura, e normalizou em 900~1000RPM após o motor quente !!
Resumindo, preciso testar mais, rodei apenas uns 40 Km hj, pretendo amanhã dar um talento no Monzão, e dar uma volta até o posto para fazer mais testes...
Aproveitei o filtro de ar fora e limpei a meleca de fluido de D.H visto os vazamentos pela tampa que foram solucionados essa semana com uma nova e original GM....
De negativo não sei parece que o cárter não foi bem apertado na manutenção que fiz a um tempo para trocar a junta, vi uma leve melequinha de oleo num lado dele, vou voltar a oficina e pedir uma verificação novamente :smt018 , é ... viu, quer algo bem feito ?
FAÇA VC MESMO MEU AMIGO !!!
rafael_club escreveu:dale julio mt show seu monzão,não sabia que so funcionava acima de 60km e eu indo pro trabalho sempre na 5 a 50/60 achando que tava economizando