DÚVIDA SOBRE BOMBA D´ÁGUA (DELPHI OU NAKATA)

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: DÚVIDA SOBRE BOMBA D´ÁGUA (DELPHI OU NAKATA)

Mensagem não lida por waldir »

Quem estiver interessado em construir uma chave para tensionar o esticador da correia do alternador, segue novo croquis mais funcional.

o primeiro que construí e testei hoje não prestou devido ficar limitado pela aba protetora da polia da DH (ângulo de 90º)

Imagem

se construir conforme novo croquis é possível girar até 120º ou pouquinho mais possibilitando maior tensionamento e
evitando que a correia grite.

Inclusive essa chave ajuda quando for colocar o esticador no lugar e girar o parafuso com os dedos para que pegue os primeiros fios de rosca.

Não esqueça de colocar uma arruela de 1,5mm para que fique um pouco distante da capa plástica.

Imagem

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Depois de chegar ao meio, o marcador vai a 3/4 muito rápido e mesmo que eu volte para a rodovia o marcador fica no meio da escala :smt017 Perguntei pro meu amigo mecânico e ele disse que pode ser justamente esse caso de a "helice" que é de plástico (Urba) dilatar e soltar do rotor. Será??
Obs.: Ainda não tive tempo de colocar o aditivo e fazer a devida limpeza no sistema, mas não há nenhum vazamento ou entupimento de mangueira nem nada e a bomba d'agua foi trocada há exatamente 1 ano e 4 meses.
José JJ,

Na minha opinião, você deveria providenciar a VT que vai dar estabilidade ao motor e deixá-lo mais econômico.

A VT vai liberar o liquido do arrefecimento gradativamente e o Interruptor (cebolão) vai acionar a ventoinha e a bomba vai pressionando o fluxo até fechar o ciclo VT-Cebolão

É preciso que a VT e Interruptor sejam compatíveis e não conflitantes.

Sua bomba está nova... antes de pensar em mexer nela você deveria tirar e lavar o radiador eliminando eventuais depósitos de óxidos
depositados nas últimas carreiras abaixo da mangueira inferior e colocar a VT.

Aguarde outros comentários e tome a sua decisão.

Abs

waldir
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Waldir, tomei a liberdade e fiz o desenho da chave! Assim fica mais fácil pra alguém mandar fazer! Já vou mandar fazer a minha! rs.
Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Leocastro,

muito obrigado pela força.

já copiei o desenho e está no meu arquivo

Abs

waldir
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1988
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Jose JJ »

waldir escreveu:José JJ,

Na minha opinião, você deveria providenciar a VT que vai dar estabilidade ao motor e deixá-lo mais econômico.

A VT vai liberar o liquido do arrefecimento gradativamente e o Interruptor (cebolão) vai acionar a ventoinha e a bomba vai pressionando o fluxo até fechar o ciclo VT-Cebolão

É preciso que a VT e Interruptor sejam compatíveis e não conflitantes.

Sua bomba está nova... antes de pensar em mexer nela você deveria tirar e lavar o radiador eliminando eventuais depósitos de óxidos
depositados nas últimas carreiras abaixo da mangueira inferior e colocar a VT.

Aguarde outros comentários e tome a sua decisão.

Abs

waldir
Beleza Waldir. Quanto á VT, já estava pensando em colocar novamente e o radiador eu já o retirei (na verdade instalei) no mês passado, mas como preciso fazer a limpeza do sistema não custa nada retirar tudo e me certificar que esteja em ordem né. Mas o quê continua me intrigando é o fato de a temperatura não subir de forma repentina, porém depois de quente não esfria como deveria :smt017
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

Jose JJ,

O meu monza mesmo com a VT estava apresentando um comportamento parecido com o teu carro no trânsito pesado, ele andava com a temperatura adequada ( entre 1/4 e 1/2 ) e depois de um tempo subia ( entre 1/2 e 3/4 ) e não baixava mais, por mais que o transito ficasse livre. No meu caso era a bomba d'água com rotor de plástico cansada, depois de um tempo ela parou de vez e me deixou na mão na estrada. Coloquei uma bomba da Nakata com rotor de metal e agora tá normal. Outra coisa que é bom olhar também é a intensidade do eletroventilador, se ele tiver girando pouco o motor não mantém a temperatura.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Ano: 1988
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Jose JJ »

Amigos, hoje fui atrás de comprar uma bomba d'água, mas revirei toda a cidade e não consegui achar uma que tenha a turbina e polia de metal da marca Nakata ou Delphi, passei até na concessionária GM e eles disseram que nem se fabrica mais a peça original de metal :smt017 . Em uma das auto peças que fui, achei uma da marca Columbia com turbina de ferro, porém polia de plástico por R$ 80,00 e achei também uma da marca Maxi com tudo de metal por R$ 70,00. Aí vem a dúvida: Alguém conhece e recomenda essa marca Maxi?? Pelo que vi a peça ali na hora, tem um bom acabamento e tudo mais, mas vai saber.. pesquisei no catálogo da marca na internet e reparei que eles fabricam bombas pra muitos carros importados também. :?:

Ah já ia esquecendo de novo :shock:
Notei também que a turbina da bomba marca Maxi é diferente das demais que já vi até hoje :smt017
É um pouco parecida com essa:
Imagem

E essa é a que normalmente "vejo":
Imagem

Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

JJ,

Na Acácia na Carolina Florence tem da SKF 65,00 reais igual a da Nakata

Loja 2

Rua Carolina Florence, 461

Telefones: 19.3797-5000

Loja 3

Av. Engenheiro Antônio F. de P. Souza. 1019| 1037

Telefones: 19.3797-5000
Responder