2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Bom pessoal, dando prosseguimento à minha empreitada, resolvi desmontar todo o painel, para encontrar o motivo do tabelier estar chacoalhando no lado esquerdo, na região do painel de instrumentos e aproveitar para trocar os alto falantes internos e fazer uma boa limpeza.

As fotos dos alto falantes com as minhas constatações eu publiquei acima.

Como vocês podem ver na foto, consegui tirar o painel de instrumentos, sem precisar sacar o volante:

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Esta é a porca que estava solta, motivando as chacoalhadas que me incomodava. Fiz o aperto e o problema sumiu.



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Mas eu não me contentei, resolvi desmontar as molduras do painel e os dutos de ventilação para um bom banho.



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Apesar de usar escova de dente para lavar as gradinhas, não foi preciso usar fio dental rsrsrs... Brincadeiras à parte, usei a escovinha de dente para alcançar todo e qualquer resíduo de poeira, sem machucar o acabamento da peça.



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Como a moldura do afogador está trincada, comprei uma nova original, que deve chegar na próxima semana. As peças miúdas e mais delicadas eu lavei com escovinha de dente também. O relógio e demais peças que não podem molhar eu lavei e enxaguei com cotonete e sequei com papel absorvente (papel toalha). Peças maiores com sabão de coco e peças menores com uma pitadinha de detergente neutro líquido.



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Depois, passei para o painel de instrumentos. A parte de dentro estava bem empoeirada.



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Ainda tem este lacre. Bacana, né !?!



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Aqui eu já havia montado os reloginhos depois da limpeza.



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O meu outro problema estava aqui, no conta-giros. Como vocês puderam observar nas minhas demais fotos, o conta-giros ficava parado em 1000 a 2000 rpm, mesmo com o motor desligado. Saquei ele do painel de instrumento e lubrifiquei o mecanismo com WD 40. Ficou muito bom, mas eu preferi instalar um outro conta-giros que eu tinha guardado, original, novinho em folha. Mas na hora de instalar, percebi que, além da diferença natural de tonalidade do ponteiro laranja, tem uma pequena diferença, quase que imperceptível, na grafia dos números. Na foto, o conta-giros do lado esquerdo é o novo e o do lado direito é o que veio do carro. Percebam que os números parecem ser um pouquinho mais finos na peça nova. O do carro é o que veio de fábrica, fabricado em 1987 e a peça nova foi fabricada em 1991.



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Enquanto o WD-40 fazia efeito, passei para a limpeza das lâmpadas. Um delas estava começando a trincar e outra estava escura. Então, comprei uma caixa de lâmpadas para trocar estas e outras que ficaram no painel e que também precisam ser substituídas.



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O ponteiro do conta-giros de 1987 que veio no carro ficou muito bom, mas não tão solto quanto o do conta-giros novo fabricado em 1991. Por isso, resolvi instalar o novo, logo de uma vez. Percebam que a grafia (impressão) dos números do velocímetro parecem estar mais forte (negritados) se comparados com o novo conta-giros. Mas vou manter a peça nova assim mesmo e caso o outro conta-giros venha a ficar mais solto, aí vou avaliar a possibilidade de voltá-lo para o painel. Mas, deste jeito, parece ter ficado muito bom. Vamos ver depois se não vai dar diferença na iluminação, né?! Ao fundo, a caixinha da GM é de um reostato novo que deverá substituir o que está no carro, com bastante oxidação e mal contato.



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Aproveitei também para já fazer a substituição do botão (chave) de luz. O antigo estava ressecado, trincado, esbranquiçado e com a lâmpada queimada. Então, já fiz a troca por outro botão original novo. Na hora de montar a moldura no painel, farei a substituição da lâmpada.


E aí pessoal, alguém aí encontrou algum erro nos meus procedimentos ou tem alguma sugestão?
Havendo novidades, volto a falar com todos novamente, com novas fotos!
Obrigado pela força!
Abraço a todos.
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Murillo
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por Murillo »

Chico,

Bela limpeza e belo trato em todos esses componentes.. Trocar esses botões com marcas de uso por novos muda a estética interna do carro, dá outra cara.

No caso da velocidade do ventilador o meu também esta desse jeito, só funciona a 2º e 3º velocidade. Creio que deverá ser trocado a resistência que fica la na frente, junto com o motor do ventilador.

No mais, parabéns pelo fino trato. :smt023

Abs
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Dieguerson
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por Dieguerson »

Como eu queria ter conhecimento para desmontar o meu assim :/
Legal a limpwza que você tá dando!
S h E e Q u O
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Murillo escreveu:Chico,

Bela limpeza e belo trato em todos esses componentes.. Trocar esses botões com marcas de uso por novos muda a estética interna do carro, dá outra cara.

No caso da velocidade do ventilador o meu também esta desse jeito, só funciona a 2º e 3º velocidade. Creio que deverá ser trocado a resistência que fica la na frente, junto com o motor do ventilador.

No mais, parabéns pelo fino trato. :smt023

Abs

Fala Murillo, blz?

É bem isso mesmo, vou tentar trocar esta resistência para ver o resultado, pq o botão do ventilador eu testei e está funcionando perfeitamente. Substituir os botões surrados pelo tempo, de fato, muda a cara do painel mesmo, né? Nas fotos até que fica legal, mas, vendo a peça pessoalmente, a diferença parece ser maior ainda.

Abração
S h E e Q u O
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

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Dieguerson escreveu:Como eu queria ter conhecimento para desmontar o meu assim :/
Legal a limpwza que você tá dando!

Ah Dieguerson, no começo eu tinha mais medo, fotografava todos os parafusos no lugar para depois, se acontecesse de esquecer alguma coisa, eu poderia me localizar com as fotos. Mas fui me acostumando e agora fui me encorajando mais. Conhecimento técnico, mesmo, eu não tenho, só tenho uma noção para não fazer cagada rsrsrs.... Mas, nesse caso do painel, depois que eu montar a tubulação de ar e fixar o tabelier, vou solicitar a visita de um amigo que é especializado, para ele conferir a posição do chicote e demais fios antes de fechar as molduras todas.

Abraço :smt023
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

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SOLUÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DO CONTA-GIROS TRAVADO: :idea: :!:

Pessoal, boa tarde!

Ontem à noite descobri, por acaso, uma solução para o funcionamento do conta-giros, que sempre ficava parado entre 1000 e 2000 rpm, mesmo com o motor desligado.

Eu comecei lubrificando o mecanismo com uma delicada dose de WD-40. O mecanismo melhorou bem, mas o ponteiro ainda ficava emperrando entre 0 e 1500 rpm. Aí, resolvi desapertar 1/4 de volta dos dois parafusos centrais que ficam na parte de trás do conta-giros, momento que o ponteiro ficou completamente livre. Depois, reapertei os dois parafusos apenas com a força suficiente para não ficarem soltos, sem apertá-los demais. Vejam, abaixo, os parafusos em questão:

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Com o conta-giros fora do painel de instrumentos, são encontrados cinco parafusos na parte de trás do mecanismo. Neste caso, os dois parafusos que eu me referi são os dois superiores centrais, conforme foto abaixo.

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Depois de montado no painel de instrumentos, o conta-giros permaneceu com o ponteiro livre. Preciso conferir depois o funcionamento do mecanismo com o motor ligado.

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Por fim, o relógio de horas depois da limpeza. Eu havia me esquecido de postar a foto rsrsr...... :oops:

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Abraço e bom final de semana pra todos!! :wink:
RBMartins
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por RBMartins »

arrumando detalhes do painel do seu carro dão outra vida ao carro ! :smt023
as vezes tem gente que pensa que ficar fazendo estes reparos é a maior perda de tempo, mas sinceramente, eles são a diferença entre um dono cuidadoso com o carro ou não !
vendo suas dicas vou me encorajar para fazer estes serviços no meu carro tbm
abraço
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

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RBMartins escreveu:arrumando detalhes do painel do seu carro dão outra vida ao carro ! :smt023
as vezes tem gente que pensa que ficar fazendo estes reparos é a maior perda de tempo, mas sinceramente, eles são a diferença entre um dono cuidadoso com o carro ou não !
vendo suas dicas vou me encorajar para fazer estes serviços no meu carro tbm
abraço

A minha ideia inicial era descobrir por que o tabelier estava chacoalhando no lado esquerdo e trocar os alto falantes, que estavam estourados. Mas, ao desmontar os acabamentos do painel, comecei a ficar com a mão preta, ferramentas sujas e achei um monte de bichos e fuligem nos dutos de ar da ventilação forçada. Aí, entrei de cabeça mesmo rsrsrs....... O meu conta-giro parado no 2000 rpm me dava uma raiva danada também rsrsrs.... Mas, agora que já descobri os defeitos que me chateavam e já terminei metade da limpeza do painel, já estou vendo que todo este trabalho valerá muito a pena.

Qualquer coisa que eu puder ajudar RBMartins, estamos aí!!! :wink:

Valeu!!! Abraço!
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