HEI - High Energy Ignition
Tenho visto algumas matérias aqui no fórum como a do Dutra e do Coy e algumas outras no Kadetteiros (C. Walter e Franchico), e no Google também achei módulos Hei de outra conformação também fora de confinamentos. Todos objetivaram minimizar um dos fatores de queima que é a temperatura.
Há alguns dias eu medi a temperatura da carcaça do distribuidor e ela estava em torno de 80ºC veículo estacionado e motor funcionando. Lembrando que a temperatura ideal de trabalho do motor é de 90 à 95ºC, o que justifica os 80ºC devido o distribuidor estar acoplado na torre do cabeçote. E isto me motivou a fazer a modificação que é reversível.
Se ocorrer aumento de tensão por problema do regulador de voltagem o acréscimo também deverá ser dissipado pelo transistor de potência do modulo. Então, 80º + xºC do trabalho normal com 14.3V + yºC do eventual excesso de tensão para 15 ou 16V... ‘era uma vez’
Mas, se houver um curto circuito, isto é, o fio positivo ‘triscando’ na massa/lataria irá detonar qualquer Marca: Delphi, Marelli, Thomson, Xing-ling.
Há uma variação enorme de preços desse componente no mercado: o MTE (R$79,00) que perde em qualidade para M. Marelli (R$90,00) e para o imbatível Delphi (R$192,00). Em algumas cidades o Delphi alcança R$250,00.
Evitando emendas e esticar fios para as laterais e acrescentar um cooler para reduzir a temperatura do Hei dentro do compartimento do motor
que em média está em 58ºC, apresento o meu projeto que coloca o módulo Hei numa ‘zona morta’ e arejada defronte para a ventoinha/ar externo.
Mantendo o contato usual com a bobina impulsora e o fechamento do alojamento do Hei no distribuidor temos:

Com uma chave de fenda fina alavanque para cima no entorno até arrebentar os fios, pouco resistentes.
Depois de aberta da placa dissipadora, com um ‘alicatinho de corte’ elimine os fios ainda presos na carcaça e na placa, preservando os terminais fundidos na carcaça que serão utilizados.
No MTE, você encontrará uma ‘geleca de silicone’ na cavidade e envolvendo a placa; limpe-a como puder.

Utilize o terminal de uma bobina impulsora velha e compre um conector 2 vias para o sensor de temperatura (se pedir para o Hei, não encontra ). Se não tiver um conector da impulsora poderá ser usado um terminalzinho fêmea de 2,8mm de latão que funcionará perfeitamente. Nas eletrônicas da vida é fácil de encontrar.
Se você for trocar a bobina impulsora escolha Delphi e acompanhe a disposição do fio negativo e positivo.
Se a bobina que está usando não é da Delphi ou não tem certeza, terá que tirar tampa do distribuidor e identificar a cor do negativo para facilitar a preparação antecipada/etapas.


Com um multímetro, teste a continuidade entre os conectores machos e fêmeas, ou simplesmente siga as soldagens da foto.


A fixação do dispositivo será feito no cabeçote, onde se pode também reforçar o aterramento.
Arrumei uma ocupação

(parafuso do projeto: um exagero de 8.8 cabeça 13mm ; comprimento 17mm é o que eu tinha em mãos).

Seguem as medidas da construção do suporte e os detalhes, que cobram alguma habilidade do construtor com ferramentas básicas: observação x observação; planejamento e replanejamento; lápis, régua, arco de serra, lamina de serra comum, lima média, martelo,
uma morça é desejável, furadeira e brocas para os furos no dissipador 87x30x20 de altura com 8 ou mais aletas; e no suporte etc.

Onde estiver escrito nas fotos 7,2 leia 72mm - erro deste projetista

Se eu houvesse escolhido um ponto ‘frio’ viável de fixação, poderia ser dispensado o encaixe na carcaça do módulo.
O módulo poderia ser fixado no suporte (na parte anterior onde está a Marca) com o mesmo parafuso que segura o dissipador.
Talvez esse ponto de fixação possa ficar debaixo do suporte da bateria (?) e mudaria o ‘Z’ invertido do suporte.
No ponto de fixação que escolhi eu não poderia/deveria colocar a haste do suporte na parte anterior por que estaria transferindo calor
do cabeçote para uma área grande da carcaça do módulo e ‘refrescaria’ muito pouco o módulo.

Modulo da M. Marelli foi adquirido em 20.08.2010 por R$68,10 em uso desde então.

Se for montar um na mesma posição, cuide que o dissipador fique longe do suporte no mínimo 1,5mm
para que a dissipação de calor seja somente do módulo.

A colocação do meu nome nas fotos é devido anteriormente ter achado cópia
em projetos/tutorial em outro forum sem o devido crédito de origem.
waldir
18.01.2014
editando: 19.01.14 - com o termo-par do multímetro medi a temperatura do dissipador (estacionado e motor funcionando)
58 a 63ºC com a ventoinha desligada e acelerando atinge 70ºC em movimento e com a ventoinha ligada deve ficar na média simples de 63ºC que obviamente é melhor que 80ºC quase constante, isto é, sem dissipação.