MÓDULO HEI EXTERNO
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Dissipadores muito pequenos... eu aconselho um de processador mesmo... são projetados para dissipar MUITO calor... um processador de CPU se queimar o cooler pode facilmente atingir uns 90°C e o dissipador com o cooler que é pequeno também, mantém esses processadores à 40°C em média... Se colocar um dissipador com uma ventoinha de 12cm e se for aquela de corpo de alimínio da evercool... melhor ainda...
Ou então, faz um water cooler no HEI... resolve tudo... kkkkkkkkkk!!!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
vrsilva escreveu:Dissipadores muito pequenos... eu aconselho um de processador mesmo... são projetados para dissipar MUITO calor... um processador de CPU se queimar o cooler pode facilmente atingir uns 90°C e o dissipador com o cooler que é pequeno também, mantém esses processadores à 40°C em média... Se colocar um dissipador com uma ventoinha de 12cm e se for aquela de corpo de alimínio da evercool... melhor ainda...

Fazer as coisas custe o que custar serve para quem tem 'caprichos' no mal sentido.
Pra que eu vou adquirir um dissipador específico de 50 paus + 1 cooler de 20 paus e uma derivação do ar condicionado para gelar a testa do HEI?
Eu já tenho um Hei na cx há 5 anos em stabd by.
Se o custo da parafernália for maior que 1/3 do valor de uma peça nova só por causa do resfriamento que estamos brincando de fazer já se entra no "custe o que custar" e já se assemelha a um tunning.
Além disso, a temperatura não é a principal causa da queima do Hei. Então o bom senso sugere que eu fique quieto e economizando minha grana.
É simples assim para mim. Quando o divertimento consome muito tempo e grana além do que eu penso dispensar, eu puxo o freio.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Waldir, falei brincando mesmo..
Porém hoje é tão fácil achar dissipador pra processador... deve ter de quilos nas assistências técnicas de computadores por aí... Coisa mais fácil do mundo é achar dissipador para processador... E o cooler, pode ser um de 3 conto mesmo... é que eu viajo legal as vezes...
Mas já pensou... HEI turbo intercooler... kkkk!!!!!
Porém hoje é tão fácil achar dissipador pra processador... deve ter de quilos nas assistências técnicas de computadores por aí... Coisa mais fácil do mundo é achar dissipador para processador... E o cooler, pode ser um de 3 conto mesmo... é que eu viajo legal as vezes...
Mas já pensou... HEI turbo intercooler... kkkk!!!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
Usar um dissipador de processador é exagero para o HEI. Esses dissipadores de transistores de fonte dos computadores são suficientes, eu uso um deles e dá conta mito bem. Se colocar uma pequena ventoinha fica muito melhor ainda.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
Fui tirar a medida com uma régua de aço novamente do dissipador instalado
Adivinha?!
Critiquei dia desses os auxiliares de mecânicos amadores que provocam curto com chaves de boca sobre a bateria :smt021
pois é, morri pela boca dei uma triscada com a ponta da régua no dissipador. Ela fez contato com o borne positivo da bateria.
Ainda bem que não grudou pq foi com a quina da régua

Bom, dei a partida e deixei funcionando um tempo... depois desliguei e liguei novamente... funcionou.
Acho que só assustou o transistor, até por que o motor estava desligado.
Estou 'pensando' na ventoinha lateral de 2000 rpm soprando no dissipador. Se der resultado voltarei a postar. E depois 'eventualmente'
montar uma caixinha atrás da bateria.
Um Marelli zero continua no porta malas em stand by para uma eventualidade..
waldir
Adivinha?!
Critiquei dia desses os auxiliares de mecânicos amadores que provocam curto com chaves de boca sobre a bateria :smt021
pois é, morri pela boca dei uma triscada com a ponta da régua no dissipador. Ela fez contato com o borne positivo da bateria.
Ainda bem que não grudou pq foi com a quina da régua

Bom, dei a partida e deixei funcionando um tempo... depois desliguei e liguei novamente... funcionou.
Acho que só assustou o transistor, até por que o motor estava desligado.
Estou 'pensando' na ventoinha lateral de 2000 rpm soprando no dissipador. Se der resultado voltarei a postar. E depois 'eventualmente'
montar uma caixinha atrás da bateria.
Um Marelli zero continua no porta malas em stand by para uma eventualidade..
waldir
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
CONTINUANDO A REINAÇÃO E EXPERIÊNCIAS
Em continuidade ao projeto, achei nos perdidos do meu filho e tomei emprestado um ventilador de 120mm
e dependurei-o com enforca-gato para ventar lateralmente ao dissipador.

Na tabela abaixo já se observa uma boa redução na temperatura. Monza estacionado/ capô fechado/ até ligar a ventoinha pela 2ª vez
Na primeira verificação ao ligar a ventoinha a temperatura no dissipador era 80ºC e agora 58ºC caso contrário ficaria em 55º eu penso.
Amanhã cedo farei nova observação, devo pegar uns 4 km de estrada e mais 2 pelo bairro.

Assim que ligou a ventoinha na 2ª veloc. soprou ar quente do radiador acrescentando 3 graus sobre o dissipador.
Em continuidade ao projeto, achei nos perdidos do meu filho e tomei emprestado um ventilador de 120mm
e dependurei-o com enforca-gato para ventar lateralmente ao dissipador.

Na tabela abaixo já se observa uma boa redução na temperatura. Monza estacionado/ capô fechado/ até ligar a ventoinha pela 2ª vez
Na primeira verificação ao ligar a ventoinha a temperatura no dissipador era 80ºC e agora 58ºC caso contrário ficaria em 55º eu penso.
Amanhã cedo farei nova observação, devo pegar uns 4 km de estrada e mais 2 pelo bairro.

Assim que ligou a ventoinha na 2ª veloc. soprou ar quente do radiador acrescentando 3 graus sobre o dissipador.
Editado pela última vez por waldir em 26 Jan 2014, 08:03, em um total de 1 vez.
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Injeção: Carburador
acompanhando,pois me interessa muito este assunto :smt023
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
Jesuíno, nesta altura dos testes me leva a crer que um fan cooler instalado tirando a o calor do dissipadorjesuino b ferreira escreveu:acompanhando,pois me interessa muito este assunto :smt023
é a melhor solução para manter o Hei em temperatura baixa, menor que 60ºC
Mas quero saber qual o ganho: decréscimo em graus C e o custo sem considerar a M.Obra que é minha.
Mas há que se estudar bem onde colocá-lo para não atrapalhar e não esticar muito os fios para a conexão.
Abs
waldir