Qual o sensor de velocidade correto para meu carro?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual o sensor de velocidade correto para meu carro?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse lá em cima, a UCE depende de vários sensores para calcular a estratégia de funcionamento e também da marcha lenta.

A falta de de uma informação ou mais, algo não vai funcionar direito.

Quem foi que disse que o Cut Off funciona sem o sensor VSS?

Como sabe que os pulsos do VSS estão chegando corretamente na UCE? Como sabe se a pressão indicada pelo MAP não está errada? Como sabe que o atuador de marcha lenta está corrigindo corretamente o que a UCE manda?
Digamos que o sensor de posição da borboleta indica um grau de abertura, mas o fluxo de ar admitido está fora do padrão. Por que há entrada falsa de ar, válvulas de escape ou admissão não vedando direito, entrada falsa de ar, correia dentada fora de ponto... São muitas possibilidades.

Você está se baseando apenas em velocidade, mas se esquece de somar tudo o que a UCE precisa para cálculo correto para cada situação. Rpm, velocidade, pressão do coletor de admissão, temperatura do motor, posição da borboleta... Um ou mais está informando coisa diferente do que deveria ou o atuador de marcha lenta não consegue fazer seu trabalho.

Esquece também que aterramentos e problemas em chicote também interfere em sensores e no funcionamento da UCE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DigoCardoso
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por DigoCardoso »

Amigos, estou em um dilema com meu monzão 2.0 EFI gasolina 95!

Meu caso é o seguinte: depois de várias idas ao "mexânico" para tentar resolver o problema de rotação elevada e pequenos estouros no escapamento (cheiro de gasolina mal queimada), resolvi tentar solucionar meu problema com o monza por conta própria. Depois de o mecânico ter passado o Scanner multec 700 e achar que o problema era do sensor MAP e de borboleta, troquei apenas o sensor de borboleta. O MAP ainda está normal, atua corretamente na mistura, como pude verificar no multímetro.
Porém, após a troca do sensor de borboleta, notei que a luz de marcha ascendente parou de acionar (ela não queimou, pois fiz o teste lampejante com jamper e ela liga). Como eu tive um problema com o alternador (regulador de voltagem), imaginei que o sensor de velocidade (VSS) tivesse queimado. Efetuei a troca, mas a luz para troca de marcha não acende com o novo sensor. Verifiquei o chicote dele, e funciona perfeitamente.
E por fim, depois de ler vários tópicos, efetuei a limpeza do TBI com car 80, comprei o kit de juntas e montei tudo no lugar, como manda o figurino. Chequei por entradas falsas de ar e tudo parece OK. Comprei um limpa-contatos e passei em TODOS os conectores possíveis da injeção eletrônica, inclusive no módulo de injeção.

Comportamento do carro: frio ou quente, preciso dar 2 a 3 partidas sem pisar no acelerador para que o atuador de marcha lenta faça o trabalho de acelerar sozinho. Ao parar o carro como motor quente, a marcha lenta fica em 1.100 rpm. Mas se eu desligar e ligar o carro, passa pra 900 rpm.

Já não sei mais o que fazer, e por isso peço ajuda a vocês, colegas de forum!

PS: troquei o HEI a pouco, pois era de uma marca xing-ling e queimou!
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Fiz o scanner caseiro usando o programa EFI Live para monitorar todos os parâmetros lidos pela UCE e por incrível que pareça todos os sensores estão funcionando corretamente (VSS, TPS, MAP, Temperatura do Motor, Tensão da bateria e Rotação).

Observei particularmente o VSS, ele informa corretamente, conferindo com o velocímetro e com radares nas ruas. Ventoinha arma o 1º estágio a 100ºC, com o ponteiro do painel ao meio. O sensor à direita no alto é o tempo de injeção, percebi que ele fica em 0 ms quando aciona o cut-off (somente acima de 60km/h e TPS em 0V).

Imagem

Isso tudo aumenta ainda mais o mistério. Agora não consigo pensar em outra coisa a não ser erro de programação da UCE. Seria possível ser problemas com módulo HEY? Acredito que não.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Só para deixar registrado aqui, eu finalmente consegui resolver o problema de oscilação de marcha lenta (com freio motor acima de 60Km/h) substituindo o módulo de injeção.

Já tinha tentado de tudo, até a memória do módulo eu troquei por uma nova de mesmo código. Consegui até um exemplar do scanner original da GM para a Multec 700 emprestado, monitorei tudo e todos os parâmetros estavam ok, nenhum erro havia. Inclusive vou postar um tópico sobre ele daqui a pouco.

Hoje consegui um módulo de um monza 1992, coloquei a memória do meu nele e problema resolvido. Interessante que esse outro módulo não acende a luz de troca de marchas.

Obrigado a todos pela ajuda!

Obrigado a todos pela ajuda!
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

O meu Bartok está com o VSS queimado (Ainda por falta de tempo $$$) e quando em freio motor o interior do carro fede com o excesso de combustível no TBI por não haver o CUTOFF...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder