Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Só uma correção... Minha injeção não tem KS. As primeiras Le-Jetronic que equiparam os monzas (116cv) tinham o sistema de ignição dos carburados, com o distribuidor "aranha" e avanço à vácuo / centrífugo.
verdade, so com a entrada da ECU expansiva microcontrolada tinha. esqueci disso.

500EF escreveu: E quanto ao aquecimento do ar, concordo plenamente. O gerenciador que uso faz correção por temperatura do ar também (função interna dele, sem regulagem). E além disso, quando usamos o bico mono suplementar montado na pressurização, na distância que o fabricante recomenda, o ar chega a cair para menos de 40 graus na admissão, mesmo com pé na lata. Principalmente se for com álcool.
interessante isso, não sabia que existia gerenciador preparado com a temperatura do ar, apesar que é uma regulagem universal, o ideal é regulagem pra cada tipo de motor(motor 1.0 e 2.0 tem diferença,combs,coletor,taxa,etc mas é outro papo isso),. melhor que não ter é.

o alcool so por conta dele ajuda sim, mas nao se pode confiar apenas nele, vejo alguns se escorando nisso e justificando o uso de gerenciador meia boca ou pior sem usar rsrsrss. quem tem retardante por temperatura ou KS ou ambos na ECU, pode ficar sossegado em qualquer situação, mas nao tira o uso do gerenciador simples. e mesmo quem tem intercooler precisa ter essa funçao, ate pq num engarrafamento o intercooler não faz diferença alguma. Eduardo, esse gerenciador so funciona parcialmente ou fulltime, digo o controle do retardo de avanço pela temp do ar. ou so funciona com pressao acima da atmosférica?

500EF escreveu:Tanto é que eles recomendam não usar intercooler se for rodar com suplementar mono, no álcool e até 1 bar. ;)
ate pq nao funciona senao passar ar por ele rsrsrs. saindo de 5 km/h ja da pra quebra o motor(motor meio ruim ja) ainda na área aspirada. e a turbina ajuda a empurrar ar quente por tabela sem pressao mesmo assim. tudo por inércia... pessoal que nao tem ECU com KS ou MAT/IAT retard tem que ficar mais espertos, pq da pra quebrar o motor por detonaçao na area aspirada. e a turbina ta lá pra piora o negocio.
500EF escreveu: E da parte da legalização, eu também sou chato com isso. Sei que tem muita gente que não está nem aí, roda rebaixado, "xenão", etc. Mas também não me agrada a idéia de rodar com carro ilegal. Só que acho que somos exceção da regra, porque só para ter uma noção, das dezenas de carros que o meu amigo já tinha turbinado, eu fui o primeiro cliente que se preocupou em legalizar. hehehe
os outros andam com o c.ú apertado né. é verdade, casos únicos os nossos, por isso fiz questao de comprar tudo novo e com NF pra quando precisar ter tudo, e faço questao que alguém avalie o carro, nem me preocupo com isso não. senão é de uma forma de outra eu deixo ele legalizado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

ae melhor pessoa pra falar de turbo o eduardo que usa :D
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo,

O gerenciador que eu uso só entra quando tem pressão positiva. E você regula o momento da entrada pela pressão desejada.

Resumidamente, o procedimento de acerto é o seguinte.

Se for conversão para álcool, primeiro avance o ponto de ignição em 6 graus pelo distribuidor. Depois acerte a alimentação, usando bico maior ou retrabalhado, de forma que a leitura da sonda, em marcha alta (quarta ou quinta) e de pé embaixo, não caia de 860mv até o corte da injeção (normalmente cerca de 35% a mais de vazão).

Feito isso, instale o turbo, seguindo as recomendações do manual (distância do bico suplementar, etc), ligue a pressurização e saia com o carro.

Repita o processo de acelerar em marcha alta e pé na lata. Se for necessário, segure no freio de mão para o giro subir mais devagar e dar tempo de você acompanhar as leituras.

Vai chegar em um ponto que a injeção não vai dar conta de alimentar mais, quando começar a entrar pressão positiva. Aí a leitura da sonda começa a cair. Então você regula o gerenciador para entrar neste momento. Isso normalmente acontece ali pelos 50 a 100g/cm2 de pressão positiva.

Desta forma, é como dizer que sua injeção original vai alimentar e cuidar de tudo até a potência original e dali em diante, o gerenciador entra complementando o que faltar para manter a leitura da sonda sempre estável no valor que você ajustar (tem dois trimpots para regular a largura de pulso do bico suplementar e um terceiro para ajustar o atraso de ponto, que já vem ajustado de fábrica, de acordo com a descrição do seu projeto e quase nunca é necessário mexer) e atrasar o ponto de acordo com pressão x rotação.

Pode não ter lá muitos recursos modernos, como gráficos no notebook, etc. Mas na prática, resolve muito bem, uma vez regulado fica lá "para sempre", eletrônica muito robusta, boa imunidade a "ruídos", e tudo mais.

É uma maneira de resolver o problema com investimento e prazo para instalação bem pequenos. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

sim, alem de ser muito facil o acerto. claro, é a maneira mais facil, porem nao a mais segura tudo que é rapido e barato tem isso. como avia dito antes, a turbina esta la pra piora na fase aspirada, agente sabe que motor quebra aspirado por detonaçao, agora imaginem com uma peça quente emanando calor pro cofre e mandando ar sugado ja quente da rua, só piora as coisa. como tu mesmo disse, o gerenciador é parcial so funciona quando tem pressão > 100 kpa e tem um ponto que ele vai fica sem proteçao(a nao ser que a ECU tenha) nao é o caso dos monzas, só o com MPFI hibrida(meio analógica, meio digital).

ok, é mais critico sobre pressao quebrar do que nao. é fato, mas por outro lado la embaixo tb quebra e nao precisa muito rsrsrs

de qualquer forma esses gerenciador mais completo vale apena sem duvida, rapido e barato.

---------------------------

mas tem o outro lado mais complexo e mais caro tb, ja que sou novato nisso aproveito e coloco oque pode ser feito de melhor.
aproveitando vo mostrar como é resumido uma ECU preparada pra operar sobrepressao, sou criterioso com isso, caso eu fosse instalar turbo no meu motor, posso instalar quando quiser, eu prefiro um sistema mais completo como os originais turbo que ja sao feito com uma engenharia Unica pra aplicaçao turbo, é a forma mais segura, mais eficiente, e mais ergonômica no funcionamento do motor. mas por outro lado a mais cara e mais complexa e mais demorado. sempre prefiro que o pessoal mude pra injeção programável primeiro antes de ficar pensando em turbo especialmente que tem carburador. ta certo que nao é qualquer um que faz isso, saber programar um motor virgem e adicionar sobrealimentação, mas a qualidade é indiscutível. fica tudo resumido a uma caixinha ECU de 10X20cm que ja tem tudo sem precisar do externo ou dados com atraso, ou ainda dependência. resumo na propria ECU controla todo o turbo, ate mesmo a pressao da turbina pode ser controlada fazendo ela entrar com suavidade e saindo tb. fazendo isso poupa muito a caixa,semi eixos,pneu,etc

vo mostra pra voces como é resumido uma ECU prog preparada pra turbo. como os motores originais turbo. no exemplo é mapas de um turbo qualquer e que diga de passagem ta mal feito é so pra ter uma ideia, reparem que acima de >100kpa é quando entra pressao. 200kpa é o mesmo que 1 bar de pressao, nesse caso o programador mapeou e colocou a pressao conforme o projeto do turbo dele proporciona, provavelmente esteja com 0.8 o resto é a folga. 200-100 = 100kpa de pressao positiva 100kpa = 1 bar = 1 kg etc

no mapa de cima é o combustivel, notem que a parte vermelha é onde tem mais combustivel dos injetores principal, é onde tem mais pressao e mais rotaçao e onde precisa empurrar mais boia. no outro mapa é da igniçao, mesma coisa > 100 kpa fase turbo, nao precisa de gerenciador algum, o MAP da injeçao identifica a area de atuação e faz conforme o mapa. muito simples
Imagem

como nos originais é usado os injetores principais que dao todo o suporte, os bicos geralmente podem suprir ate 0.8 ou 1kg dependendo da vazao, e se ficar pouco ou tiver mais pressao, é so usar o suplementar que a MS ECU tb tem uma area destinada ao ajuste. mapeado claro, fica algo bem preciso dessa forma. tudo isso muda no comportamento do motor, ele fica mais manso no funcionamento e mais econômico.

mapa destinado ao controle da temperatura da admissao e o retardo da igniçao, é full time, desde a lenta ate pressao total da turbina ou aspirado apenas, desaceleração etc. a configuraçao do mapa depende do motor e projeto. como expliquei antes existem dezenas de variáveis que diferenciam cada mapa pra retrair o avanço conforme o ar esquenta.
Imagem

não é uma exclusividade MS, outras usam isso tb, ate pq é basico em turbo. é muito bacana programar um motor sobrealimento com ECU prog, o mesmo ainda pode ser ajustado onbord, um dirige e outro com tablet vai so no dedo corrigidos os mapas rsrsrs, alias vo precisar isso no meu pra acertar as area de carga daqui um tempo.

o Luiz carlos ta pretendendo por turbo no kadett dele, ja comprou a MS3(to com invejinha dele) quando for o momento vamos ter que trocar umas ideias como foi o aspirado dele no monza. alias ja começamos com o oleo X roletado X turbo
500EF
MODERADOR

É... Rodar com 5w30 num turbo pode ser um tanto complicado... hehehe

O óleo "frita" quando passa pelo eixo da turbina. Aí, o 30, que já tem viscosidade baixa, vai virar água... :D
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:É... Rodar com 5w30 num turbo pode ser um tanto complicado... hehehe

O óleo "frita" quando passa pelo eixo da turbina. Aí, o 30, que já tem viscosidade baixa, vai virar água... :D
5W30 nao da, mas 10W30 da e tem que usar esse senao vai quebrar o cabeçote roletado. so presta atenção nisso...

alguns meses atras um cara apareceu na minha MP desesperado :) olha essa historia! só mostra o nivel de preparado desses preparaADOR no brasil. o cara é de manaus, tem um chevett com familia 2 2.0 fulltech, 8V roletado, forjado, e com mais de 2kg, diferencial blocante omega, e monte de coisa. forte mesmo, diz ele que passa dos 350 a 400cv algo assim.

ta né... ae ele venho assim pra mim:

to com problema no meu motor turbo, toda vez que espicho aos 6000 rpm o motor começa fluar valvula

eu ja desconfiei e disse meu! roletado a 6000 fluar valvula nao tem como, vai pra 7000 rpm sem problemas com comando original de baixo lift... mas nao... o cara continuava teimar que era flutuação. alias, o preparador dele tava dizendo e ele so me repassou. ele me falou que o preparador fez, olha a malocaria que o cara fez, subiu a base da mola pra da mais pressao nela. deixou mais curto os elos ainda por cima o ratao.

e eu dizendo, nao cara... nao precisa de pressao a mola, depois me caiu a ficha :) como o prepara A DOR colocou turbo, na cabeça de melao dele tava que precisa de oleo mais grosso, mais bottttaaaa grosso, ele simplesmente metou 30W50 + aditivo :lol: como ele pensou se tem 2 kg vai ficar quentinho kkkkkk

depois disso so pensei pqp, ae tive que falar pro cara, primeiro troque de preparador, segundo tira o calço da mola, terceiro limpa todo essa merd-a de oleo e coloca oleo de verdade(sintetico), quarto use o oleo adequado pro projeto.

ele fez tudo que falei pra ele, e o preparador teve refazer seu serviço, ele nao quis trocar de cara kkkkkkk, tiraram os calços das molas, limparam o carter, e colocaram apenas o sintetico 10W30 como avalia recomendado pra eles.

remumido: terminou a batiçao de valvula e a murchada que dava em alta! sabe pq ne? a pressao manda e a valvula fica "meia aberta" pq o tucho cola no fundo e nao abre toda a valvula. alem de terminar a batição o motor dele ganhou muito giro e potencia. dae perguntei pra ele se a turbina tava boa ainda e ta super bem, ate diminui o lag. claro né, com um mel desse ate segurando tava.

--------------------

nao é pq tem turbo que precisa engrossar o oleo só um pouco, tem que respeitar oque o cabeçote pede primeiro. roletado nao aceita nada acima de 10W30 e tem que ser sintetico(e o sintetico mais grosso é esse) pq esses oleos alem de ser mais fino nao perdem a propriedade quando aquece. e turbina perde muito embalo com oleo grosso, e boa parte funde eixo por isso tb. como alguns cabeça que colocam oleo grosso nas roletadas, o fabricante recomenda oleo sintetico extra fino nesse caso. senao funde e a culpa é a turbina e o oleo mas nunca a peçinha atras do motor.

como falei pro luiz carlos, use o 10W30 sintetico nao vai bater tucho descarregar e tao pouco fundir eixo. mesmo sendo mancal segura facil. é so voces olharem o oleo de motor original turbo, é pouca coisa acima do aspirado. não sei pq inventam tanta moda assim rsrsrs
500EF
MODERADOR

Mas no caso do turbo, mudando de 5w30 para 10w30 você não estaria aumentando a viscosidade somente na fase fria, sendo que o que importaria mesmo seria usar um lubrificante com maior índice de viscosidade quando aquecido?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:Mas no caso do turbo, mudando de 5w30 para 10w30 você não estaria aumentando a viscosidade somente na fase fria, sendo que o que importaria mesmo seria usar um lubrificante com maior índice de viscosidade quando aquecido?
sim, ideal seria da parte quente subir, ate pq na fase fria do oleo é bom ser mais fino tanto pro tucho quanto pra turbina. prolonga a vida dela.
Eduardo, nao expliquei todo o projeto dele. no caso do luiz Carlos, o kadett dele é gsi aquele com radiador de oleo ok, e a pressao que ele pretende é baixa algo entorno dos 0.6 a 0.8 ele vai deixar taxado, nessas condiçoes ate daria pra usar o 5W30 o sistema todo nao aqueceria tanto assim, alem do oleo ser sintetico segura muito as propriedades fisica em condiçoes severas, mas um pouco mais espesso é melhor. mesmo ele sendo 10w30 ele é um pouco mais espesso. o ideal seria um 5W40 sintetico mesmo na condiçoes dele. fiz uma pesquisa agorinha tu falando e achei esse: muito apropriado
http://www.luauto.com.br/loja/product_i ... ucts_id=26
http://www.doutorpecas.com.br/products/ ... -sintetico

--------------

ja no caso do cara de manuas, o carro dele é de competição, tiro curto. e na epoca fiz rapido a pesquisa e so vi que tinha 10W30 dae recomendei esse pra ele, o ideal pra ele ainda é o 5w50 sintetico, acima disso vai travar o oleo e nao vai entrar nos tucho e acontecer oque tava acontecendo, no caso dele, o tucho secava e o oleo nao penetrava. subir rapido o giro e o tucho roletado nao tem nada de estocagem dentro, é bem fininho. tem que ser um oleo extra fino. não lembro se ele tinha radiador...
esse oleo 5W50 é muito especifico, é caro, é raro, e é especial pra turbo. quando falar com ele denovo, vo recomendar que a proxima troca dele seja por esse. se na epoca soube-se teria recomendado esse oleo. mas o 10w30 serviu segundo ele e parou os problemas, mesmo nao sendo o ideal.

esse 5W50 é excelente pra turbinas roletadas, no manual da turbina recomenda oleo sintetico dessa classe, é bom se alguem tem cabeçote roletado tb. não perde nem de um lado, nem do outro. mas olha o preço, no carter do N20XF que sao 4.5L vai uma paulada rsrsrsrs
Responder