mas no caso das pinças dianteira nao é preciso sair atras de um tecnico ou empresas especiais pra desenvolver peças, é so tirar a velha pinça pra disco 236mm e por a pinça maior da GM "ATE", nesse topico vou me concentrar so na dianteira, ja que na traseira é um pouco mais complicado e diversificado.
começar pela lista das peças.
* PINÇAS ATE 57/25mm FIXAÇÃO PADRÃO ANTIGO

esses minhas pinças sao novas, e elas tem aplicaçao pra vectra B 97-2002 16V ou astra 16V ou zafira 16V. o importante é voces notarem o 57/25 isso indica que é pinça pra discos de 280 ou 288mm, mas é importante lembrar que a furaçao da fixaçao pode ser diferente, e isso somente olhando no momento da compra ou medindo. nao lembro do valor do entre furo no momento se pesquisarem vao achar.
obs 1: 57 é o diametro do pistao e 25 é o curso dele em mm.
obs 2: disco de 280 ou 288mm pedem no minimo aro 15"
agora vem a escolha de cada aplicaçao, se voces querem passar pra 5 furos entao automaticamente vao precisar por rodas 5F(serio?) cubo dianteiro 5F, disco 288mm 5F. a outra opçao é por disco 280mm 4F assim mantêm os 4 furos, porem como disse antes, a roda precisa ser no mínimo 15"
a pinça 57/25 tem a opçao de por disco 280mm 4F ou 288mm 5F é a mesma pinça pra aplicaçoes diferentes. o vectra B 16V usa somente 288mm 5F, o astra GSI 16V usa 280mm 4F, e a zafira usa 288mm 5F. todos usam a mesma pinça, os codigo diferentes que existem é pela atualizaçao da pinça(melhoramento) mas todas elas sao instalaveis no monza sem adaptaçao alguma. voces vao ver isso no meu monza, e vao notar que nao tem modificaçao alguma. eu uso sistema 288mm 5F dianteiro e 286mm 5F traseiro.
PASSO PRA QUEM QUER POR DISCO DIANTEIRO 280mm 4F
é so fazer a troca da pinça, colocar o disco 280mm 4F e as pastilha da pinça 57/25 tem varios codigos com ou sem sensor, etc... não tenho imagens dessa opção ate o momento.
PASSO PRA QUEM QUER POR DISCO DIANTEIRO 288mm 5F
cubos com aplicação vectra B 97-2002, a peça é idêntica ao do monza com exceção de 1 furo a mais na fixaçao da roda.

apenas isso, o restante é identico, se usa o mesmo flexivel do monza. facil né? agora voces sabem que nao tem nada aver com adaptaçao. adaptação é quando se modifica a estrutura original de uma peça ! não é o nosso caso aqui

segue mais imagens da instalaçao da pinça.
disco acoplado no cubo.

pinça devidamente fixada.

parafusos atuais sao melhores que o do monza, alem do tratamento sao mais duros, sao 10.9 o meu nao esta a marca de verificaçao industrial pq está temporariamente fixada, as demais peças com marcadores industrial ja estao com o torque e a verificaçao final.

vista de cima da fixaçao da pinça na torre.

esse disco tem bastante ares de contato, é bem generoso esses 288mm, segura muito o carro numa emergencia sem travar as rodas como seria o caso das 13" que tem pouca area de atrito.

peças montadas parcialmente em seus locais.

-----------------------------------
apenas isso que precisa pra atualizar, a traseira é opcional, quem quer por 280mm 4F pode manter o tambor atras do monza, disco, ou outro sistema. eu nao coloquei no topico pra nao misturar, e tambem pela diversificação não valeria apena. entao cada um escolha oque quer por nos freios da traseira. como o importante é a frente, entao nada mais sabio que trocar a frente.
segurança nunca é demais, no dia que alguem precisar dos freios vai lembrar de como os freios do monza sao pouco, especialmente os modelos anterior de 1988 onde era ridiculos 48mm o pistao da pinça, era muito ruim esses freios. eu tinha e posso dizer isso, pra mim nao serve. pra outros pode ser bom, mas pra mim ta longe de ser razoavel. nao é atoa que apartir de 1988 aumentaram pra 54mm o diametro do pistao. por algum motivo e eu sei qual.
é isso, boas freiadas!