TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Dois Monza que acompanhei com esse sintoma, um estava com problema na linha de alta, afetando a pressão e foi trocado o filtro e pré filtro e resolveu. Outro estava com problemas na linha de retorno. Sei de casos que resolveram após troca do tanque. Ah! Já ia me esquecendo... Um amigo com um Monza SL 93 gasolina, também teve esse sintoma, que foi curado depois de aplicar ar comprimido. Não me lembro se foi no bocal ou nas mangueiras, quando o ver novamente eu pergunto. Então, para mim sempre ha um defeito a ser reparado para esse sintoma. Em todos os casos que acompanhei foram resolvidos.
Na sua avaliação não mencionou se fez e quanto estava a vazão. É um item importante a ser verificado para esse sintoma. E tanto a vazão como a pressão, devem ser medidos com veiculo em movimento ou simulando as condições em que ocorre o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dutra s a »

concordo inteiramente professor freire que esses casos podem ter sido resolvidos com essas reparações , faz todo o sentido e toda logica também,

a minha linha de alta por razão de teimosia minha foi trocada a original permanece lá fechada eu não tirei so esta vazia, coloquei mangueira cristal das grossas feita de (PU) de mesmo calibre externo da linha original ( a 8 meses que coloquei ela ), aguentam mais que 15 bar de pressão , tive ate de esquentar ( lacear ) as pontas pra entrar na bomba e no filtro , ta tao justa que se for tirar so vai sai da bomba se cortar com muita força na mao , na ponta que vai no filtro deixei mais maleável pra não ter que cortar , é só puxar e recolocar e botar a braçadeira na mesma posição que ficou marcado nela , ou seja não vaza em lugar nenhum, e além de ser mais resistente aos mesmos regimes que se passa com a linha original ela não dobra em nenhum ponto , não suja tanto , não trinca e ate pra cortar com alicate ou faca ou estilete é um baita trabalho, ela é muito lisa e grossa

e porque botei ? além de acompanhar o fluxo quando eu quiser ver rsrrs ,é mais barata, mais difícil de ocasionar um entupimento e mais larga internamente pois a bomba ta trabalhando mais avontade , não tem desperdício de mangueira nem trinca na mangueira ao fazer troca de filtro

a linha de retorno eu não mexi , apenas fiz essa gambiarra lá na curva que ela faz pro tanque ,
quando eu medi a pressão não foi andando mas tava travado em 2 bar redondo e vi no manômetro , pois o regulador era lacrado dai quando meu bico abriu demais eu tirei a pressão no regulador e troquei ele também e só to com pressão da bomba 3 bar ela manda ,

no retorno quando originalmente dava pra ouvir as rajadas que acontecia dentro do tanque e eu estando dentro do carro ( ao ligar o contato antes da partida) mesmo estando com 2 de pressão no bico melhor dizendo no regulador , se não houvesse essas rajadas ai sim eu iria ficar mais preocupado pra medir a vazão no retorno

eu não tirei foto do meu pre filtro do pescador , mas ele so ta com uma cor levemente amarelinha , tao ralinha que mal da pra dizer que ta sujo ou saturado , ele ta branquinho praticamente .
com umas rajadas dessas no tanque eu não vi razão pra medir a vazão de retorno muito menos andando rsrsrr, pois toda vez que falhava era ´só ficar no plano que tudo voltava ao normal ,

e lembro mais , o meu so tinha esse sintomas sempre após desligar , e permanecer desligado por mais de 10 minutos numa rampa com menos de 1/4 , era mais raro numas curvas mas acontecia , e dai imaginei de cara algum problema nas linhas ou filtro , quando na verdade não tinha era nada o problema era no tanque , há um tópico que não achei ainda , mas á uma resposta sua em que afirma que o problema dessas falhas também é devido o tanque ser reto algo assim, e faz todo sentido

no geral pra resumir , não á dobras na linha de alta e baixa , nem passagens nas tomadas pra se criar vácuo , não vaza em lugar nenhum , não há obstrução nenhuma em nenhum ponto , a pressão esta boa mesmo sem a do regulador pois o carro esta andando muito bem , responde bem so com a pressão da bomba , filtro e pre tao em dia ,

se você me disser que essas bombas estando desligadas não estanca , então pra onde ta indo o combustível rsrsr ?
minha próxima etapa é a mangueira que sai do pescador pra bomba e já percebi a muito tempo que pelo fato dela começar larga e terminar fina no meio pode haver algo errado porque ela sobe desce faz curva ......... ate a bomba pois é uma dentro da outra e é original do carro e to desconfiado que ela é mais larga que a tomada do pescador e bomba bem mais larga mesmo e isso ate onde sei pode complicar a sucção da bomba , pode ser muito espaço pra pouco fluxo

bom eu posso dar como parcialmente resolvido depois do teste que fiz hoje , mas ainda falta mais um pra dizer que o problema esta eliminado

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Dutra,
estou acompanhando o assunto com grande curiosidade e interesse.

Como eu disse na MP o pré filtro será lavado constantemente em 1/3 ou 1/4 e não ficará saturado.

Até por que considerando a vazão de 1,2 litros do retorno por minuto, teoricamente um tanque cheio é filtrado em 50 minutos, isto é, 60.000 ml / 1.200 ml por minuto = 50 minutos

57 ou 60 litros = 50 minutos
45 litros (3/4) = 38 minutos
30 litros (1/2) = 25 minutos
15 litros (1/4) = 12 minutos
07 litros (reserv) = 6 minutos
03 litros (cheiro) = 2 minutos

Tão importante quanto o pré-filtro, é o filtro de papel ao lado da bomba de combustível que retém as micropartículas de sujidade que passam pelo pré filtro.
E quem tem Monza à etanol fuja do filtro de caneca de alumínio devido o efeito "geleca" que é uma reação elétrica entre o etanol e o alumínio. Embora o filtro de papel retenha 98% da geleca... a que se forma na saída do filtro (após o filtro de papel) vai parar no TBI no entorno do filtro da válvula injetora (aconteceu comigo recentemente - FRAM). Dê preferência para carcaça de plástico independente de marca/fabricante).

Não acredite no que escrevi. Abra um filtro de 'alumínio' após 5.000 quilômetros e constate.

Motores à gasolina a formação de 'geleca' é menor, porém com 27% a 30% de álcool anidro pode formar à longo prazo.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

engraçado que a bomba efi é com corpo em aluminio, e serve pra ambos. nessa paralela webber pelo menos é assim. o certo seria de inox 304(não magnético por tanto nao enferruja)

eu uso filtro de nylon6.6(plastico) é superior.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Rafaelo escreveu:engraçado que a bomba efi é com corpo em aluminio, e serve pra ambos. nessa paralela webber pelo menos é assim. o certo seria de inox 304(não magnético por tanto nao enferruja)

eu uso filtro de nylon6.6(plastico) é superior.
Rafaelo, não me lembro mais se a Delphi é de inox, pq depois que desmontei eu a joguei fora ( o coletor onde faz contato com as escovas a pista estava bem gasta)

Mas, mesmo que forme 'geleca' ela vai parar no filtro e adere na carcaça obviamente pela polarização elétrica. O filtro de papel só estava sujo.

Imagem
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

poise, eu imaginei que a sujeira externa no pre fitro do pescador seria empurrado pra bomba porque direcionei a ponta do retorno a ele , porem de qualquer forma isso iria acontecer sem essa modificaçao que fiz por causa da sucção da bomba , sei que tem diferença entre empurrar e puxar ,

também não seria bom bota um filtro na linha de retorno pra voltar mais filtrado , iria da muito transtorno , um pre filtro quem sabe ,mas iria te que fazer uma baita modificação na linha , um pre filtro do mesmo na ponta do retorno seria uma boa mas a ideia é o jato encher o pre filtro do pescador por dentro , a bomba obrigatoriamente terá de puxar ate a ultima gota do que esta mandando e estiver na linha

já abri e não foi só um não ,foi de varias marcas antes e depois dos 5.000 km , não chegou a ficar tao preto , mas sempre fica um marrom bem escuro já suficiente pra diminuir a pressão no bico e com 4.300 km

eu também abri minha bomba , a primeira que queimou ,foi um tremendo trabalho , o rolete de cobre tava muito cavado e as escovas muito gastas bem pequenas mesmo , e a turbina brihando , parece ser blindada ou inox , ainda tenho ela vou tirar foto e postar depois só não sei que marca era rsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

também não seria bom bota um filtro na linha de retorno pra voltar mais filtrado
Dutra, não há necessidade por que o retorno é filtrado pelo filtro da válvula injetora

Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu tenho uma bomba EFI(uso o kit original instalado)

da marca webber a mesma do carburador, ela é barulhenta pra ckt o marconi colocou a mesma e eu falei pra ele, e ele comprovou na pratica oque eu tinha dito. e o corpo dela é aluminio(charuto) e esse charuto de aluminio passa o combustivel. eu como uso alcool E100 ja notei zinabre la dentro(pouco de corrosao)

aluminio e alcool nao combinam. por isso que é tudo de inox 304 quando é flex, porem como é paralelo acredito que usaram aluminio por ser mais barato, o original se o engenheiro for inteligente ele teria escolhido o material apropriado no caso inox 304(familia que nao enferruja). por exemplo meu regulador de pressao variavel(vacuo) da bosch é de inox 304.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder