ola pessoal, meu Monza acho que esta com problema no comutador de partida, pois, ele começou a falhar algumas vezes que eu virava a chave na partida, então eu retornava umas 2 ou 3 vezes e pegava, acontece que agora não pega mais, eu giro a chave, e apenas as luzes do painel ascendem, mas não da partida, nem motor de partida aciona, nada, bateria tem 4 meses e tem carga no voltímetro, gostaria de saber como faço pra trocar, pois vi um vídeo de um cara trocando de um astra no youtube e era bem complicadinho, já o do Monza, tirei a capa de baixo da direção e o danado já estava lá, só desencaixar, mas eu queria saber onde encontro original, e se não encontro, há de algum carro tipo astra ou Vectra compatível com ele?
Fábio, vc já verificou se o alarme não está interrompendo a partida? Caso seu carro conte com alarme original. Veja essa possibilidade, aconteceu com meu carro.
O meu alarme não é original, é o Cyber PX Pósitron. Acabei de verificar isso, e deixo desativado na garagem. Não é ele, e como já mencionei, a partida estava falhando e eu tinha de girar a chave umas 3 vezes e dai pegava, sinal que já tava dando pau, ate que enfim não parte mais... Deve ser comutador mesmo.
Trocar o comutador é fácil, é tudo questão de encaixe, ele original se tiver, só na Accioly. O comutador não costuma dar problemas, eu uso paralelo até hoje e paguei menos de 20,00, acho que da linha Vectra A, pode ser o mesmo não tenho certeza, mas procure botar do Monza mesmo, sera melhor.
O que não é fácil é trocar o motor de partida, se caso for ele o problema.
Os procedimentos de troca do comutador de partida do Monza é bem simples e fácil. Tem tudo no manual de reparações do Monza 90, disponível aqui no fórum na seção de manuais.
Um dos lados é encaixado e ou outro tem um parafuso bem pequeno.
O sinal de partida sai do comutador, entra no módulo de alarme original e vai ao motor de arranque (automático).
A avaliação começa por medir tensão no automático no instante que dá partida. Se tiver tensão o defeito está no motor de arranque, se não tiver, deve medir entrada e saída dos itens que mencionei nessa mensagem. Começando pelo comutador, indo na entrada e depois na saída do módulo de alarme.
O módulo de alarme original fica atrás do porta luvas. É muito raro alguém desativar por completo, ou seja, remover do carro, pois dá muito trabalho. Tem que refazer muitas ligações, porque se desconectar esse módulo de alarme, muitas luzes e funções deixam de funcionar. Veja se o módulo não está no carro.
Ao contrário do que o amigo Dutra escreveu ai em cima, o comutador dá problema sim, mas é fácil de fazer o diagnóstico como já mencionei. A maior parte dos problemas com comutador é não funcionar ventoinha do radiador e interna (aconteceu com dois amigos, com Monza SL/E 91 e um 92), quebrar o miolo de chave (aconteceu comigo em um Monza SL/E91 que tive) e perda de corrente na linha pós chave, causando aquecimento do componente.
Já o módulo de alarme original tem alto índice de problemas com não funcionamento do motor de partida, e ocorre de forma intermitente.
Certo professor Freire. Eu quero dizer que não é uma coisa que se troca e na mesma semana já apresenta problemas, dai troca de novo e da problemas de novo e por ai vai... Problemas um dia vai dar, mas não é uma coisa de dar fama tão grande não, rssrsrsrs!
Eu mesmo troquei o meu comutador 1 vez e miolo 1 vez, meu comutador só troquei porque o antigo dono deveria ser daquele que ao dar partida, ficava segurando mesmo quando o motor já esta funcionando, e por essa razão, criou folga nos contatos interno do comutador e o miolo, porque travou virado.
O comutador de partida dos modelos mais antigos, não sei precisar até que ano, mas lembro que do meu ex SL/E é assim, internamente é diferente dos modelos mais novos. Creio que foi redesenhado para evitar problemas.
Esse meu GLS 96, já desmontei várias vezes o comutador e fiz limpeza interna a fim de evitar mau contato. Não é difícil verificar aquecimento no conector do comutador em muitos Monza por aí. Para mim, deixaram muita corrente passando por alí e a simples colocação de um relê deixaria o sistema trabalhar mais livre. Se não estiver enganado, o Diego Paiva colocou um relê no Monza dele, tanto no comutador como na chave do A/C, dois itens que recebem muita corrente e costuma apresentar muito defeito.