marcãoldn escreveu:vrsilva escreveu:Aqui ó:

O meu é igual ao do "vrsilva" mas não está funcionando está com o chicote ligado mas não sei se le(chicote) está funcionando tambem, como faço para ligar o relogio, para ver se ele está bom ou queimado ou é o chicote que não funciona.Não entendo nada de eletrica, me ajudem. :smt021
Bom dia VrSilva. Se vc conseguir remover o relógio verás atrás do mesmo quatro pinos. Logo abaixo os números correspondentes: 30, 15, 58, 31
30 - 12V direto da bateria passando pelo fusível ( mantem a memória ativa do relógio para que não perca a hora certa: se desligar a bateria por qualquer motivo parará o relógio zerando a hora, mostrando 10:10h)
15 - 12V pós chave de ignição ( só funciona com a chave ligada ) e este pino que faz o visor de relógio se acender e passa a mostrar a hora certa.
58 - Dimmer ( ao acionar o botão da lanterna a luminosidade do display é reduzida, não sei pra quê! )
31 - terra
Ligue um fio direto do positivo da bateria no 15 e um fio direto do negativo da bateria no 31 se o diaplay não acender é porque ele já deu o que tinha que dar. Se acender, a hora vai estar errada, basta acertá-la e aguarde alguns minutos para ver se está funcionando corretamente, (temporizando corretamente) caso a hora adiante ou atrase será devido ao circuito do temporizador do relógio (é um circuito a parte dentro do relógio que faz a contagem de tempo: tem no Youtube uma aula de relógio digital que explica o funcionamento de qualquer relógio digital) que já está apresentando defeito. Ao desligar os fios a memória voltará a zero por falta da ligação no 30. Espero ter ajudado.
Se vc souber usar um multímetro coloque-o para medir tensão em 20 V. Coloque a ponta de prova positiva no conector (plug) do relógio no pino 30 e a ponta de prova negativa no pino 31 deverá aparecer +_ 12 V. Ligue a chave de ignição na primeira posição, quando as luzes do painel acendem: coloque agora a ponta de prova positiva do multímetro no conector no pino 15 e a ponta de prova negativa na fêmea 31, também deve aparecer o valor próximo de 12 V . Faça o mesmo para o pino 58 e acenda a lanterna do carro, deve aparecer um valor que eu não sei qual é. Se a redução da luminosidade for em função do circuito do relógio a tensão no multímetro mostrará também 12V, caso contrário o valor será menor que 12V. Pessoal se falei besteira, pode criticar, sem contudo humilhar. Saudações democráticas a todos