Monza válvula termostática
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Monza válvula termostática
Meu Monza tem um tipo de problema que está me deixando sem os fios de cabelo.
Quando eu comprei o carro tive de dar uma manutenção em seu motor pois sumia aguá e óleo constantemente, água você enchia o reservatório quando o motor esfriava cadê a água? Sumia tudo, resumindo o motor fundiu e foi refeito abrindo o cabeçote para 0,50 o carro ficou ótimo, porém descobri que antes do motor fundir o carro veio sem válvula termostática, como eu sou cuidadoso comprei a mesma para o modelo do meu carro que e um tubarão 94 a álcool. Blz aí acontece que o motor chega quase na escala vermelha do ponteiro e até ascende a luz de super aquecimento do motor para que ela abra e mesmo assim. Há momentos que ela nem abre achando que era defeito na válvula termostática troquei ela umas 3 vezes e mesmo assim o problema continua. Abri o capô no momento do super aquecimento e as mangueiras estavam inchadas prestes a estourar alguma, vendo isso troquei radiador, bomba de água, coloquei aditivo e nada, meu cabeçote teve de ser aplainado quando fiz o motor, foi tirado 2 milímetros dele, o carro tem grande torque será que por causa deste pequeno rebaixamento no cabeçote a pressão do motor e tão forte a ponto da válvula termostática não abrir?
O sistema de arrefecimento está perfeito não há entupimentos em lugar algum e o carro anda sempre com aditivo, todo seu sistema de arrefecimento está OK com excessão da válvula termostática que não abre na hora em que deve abrir todos os sensores foram trocados, ventoinha OK, sistema elétrico certinho. Até mesmo com a válvula termostática de gasolina eu tentei e nada. O carro aquece abre a válvula do reservatório de água mais a termostática mesmo e só ilusão, as vezes se desligar o carro e ligar novamente a válvula abre e a temperatura cai rapidamente mantendo o carro com a temperatura certa porém aquece novamente e aa novela começa outra vez como resolver isto?
Quando eu comprei o carro tive de dar uma manutenção em seu motor pois sumia aguá e óleo constantemente, água você enchia o reservatório quando o motor esfriava cadê a água? Sumia tudo, resumindo o motor fundiu e foi refeito abrindo o cabeçote para 0,50 o carro ficou ótimo, porém descobri que antes do motor fundir o carro veio sem válvula termostática, como eu sou cuidadoso comprei a mesma para o modelo do meu carro que e um tubarão 94 a álcool. Blz aí acontece que o motor chega quase na escala vermelha do ponteiro e até ascende a luz de super aquecimento do motor para que ela abra e mesmo assim. Há momentos que ela nem abre achando que era defeito na válvula termostática troquei ela umas 3 vezes e mesmo assim o problema continua. Abri o capô no momento do super aquecimento e as mangueiras estavam inchadas prestes a estourar alguma, vendo isso troquei radiador, bomba de água, coloquei aditivo e nada, meu cabeçote teve de ser aplainado quando fiz o motor, foi tirado 2 milímetros dele, o carro tem grande torque será que por causa deste pequeno rebaixamento no cabeçote a pressão do motor e tão forte a ponto da válvula termostática não abrir?
O sistema de arrefecimento está perfeito não há entupimentos em lugar algum e o carro anda sempre com aditivo, todo seu sistema de arrefecimento está OK com excessão da válvula termostática que não abre na hora em que deve abrir todos os sensores foram trocados, ventoinha OK, sistema elétrico certinho. Até mesmo com a válvula termostática de gasolina eu tentei e nada. O carro aquece abre a válvula do reservatório de água mais a termostática mesmo e só ilusão, as vezes se desligar o carro e ligar novamente a válvula abre e a temperatura cai rapidamente mantendo o carro com a temperatura certa porém aquece novamente e aa novela começa outra vez como resolver isto?
- waldir
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Re: Monza válvula termostática
tuning,
Fez a sangria do ar no pé do sensor de temperatura?
O ideal é medir a temperatura com um scanner; mas pode usar um termometro de mira laser para checar a abertura da VT ou pode
segurar com a mão a magueira S (da VT ao radiador) e perceber quando abre a VT aos 92ªC
Outro ponto é checar se não há inversão da mangueira que sai do cavalete para o coletor de admissão. Se não tiver ar quente o tampão
deve ficar na saida inferior. "Dizem" que a inversão provoca aquecimento.
Editado para corrigir falha do desenho onde se vê a mangueira pontilhada quando eliminar o ar quente

Veículos sem ar quente de fábrica

PONTILHADO INDEVIDO

Fez a sangria do ar no pé do sensor de temperatura?
O ideal é medir a temperatura com um scanner; mas pode usar um termometro de mira laser para checar a abertura da VT ou pode
segurar com a mão a magueira S (da VT ao radiador) e perceber quando abre a VT aos 92ªC
Outro ponto é checar se não há inversão da mangueira que sai do cavalete para o coletor de admissão. Se não tiver ar quente o tampão
deve ficar na saida inferior. "Dizem" que a inversão provoca aquecimento.
Editado para corrigir falha do desenho onde se vê a mangueira pontilhada quando eliminar o ar quente

Veículos sem ar quente de fábrica

PONTILHADO INDEVIDO

Editado pela última vez por waldir em 05 Out 2015, 19:42, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: Monza válvula termostática
sim verifiquei isso também e está ok, não há inversão, quanto ao sistema as mangueiras do carro todas elas incham devido a pressão do sistema e pelo que vi está tudo ok.
- Carlos A. Freire
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Re: Monza válvula termostática
Já tivemos esse sintoma aqui no fórum e o problema é que inverteram as mangueiras que saem da traseira do cavalete da VT. Se o carro não tiver ar quente, o tampão fica em cima e a mangueira para o coletor de admissão embaixo. Se tiver ar quente, a mangueira de cima vai para o ar quente. O desenho de cima está errado.
Se tiver dúvidas pode conferir no Cepchev.
Se a configuração das mangueiras estiverem corretas, é possível ter um problema com a junta de cabeçote, dando passagem.
Abs,
Carlos Freire
Se tiver dúvidas pode conferir no Cepchev.
Se a configuração das mangueiras estiverem corretas, é possível ter um problema com a junta de cabeçote, dando passagem.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Monza válvula termostática
Carlos obrigado por seu feedback, levantes essa questão com meu mecânico e verificamos juntos essa questão e o cavalete está com a ligação correta.
em relação a junta do cabeço não apresenta vazamentos nem diminuição dos níveis de água e óleo. se for o caso gostaria de tirar uma foto de como está o sistema de mangueiras do carro. creio que vocês poderiam me ajudar mais em relação a este problema, pois dessa vez eu quero resolver isso a qualquer custo.
posso contar com a ajuda de vocês?
em relação a junta do cabeço não apresenta vazamentos nem diminuição dos níveis de água e óleo. se for o caso gostaria de tirar uma foto de como está o sistema de mangueiras do carro. creio que vocês poderiam me ajudar mais em relação a este problema, pois dessa vez eu quero resolver isso a qualquer custo.
posso contar com a ajuda de vocês?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
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Re: Monza válvula termostática
Sim, se pudermos ajudar com informações...Estamos aqui para isso, rs!
Sem estar com carro presente para avaliações é muito complicado.
Disse que não baixa água... Mas em quanto tempo isso? 20 dias, 3 meses?
Tire as velas de manhã e veja se não estão molhadas ou já oxidadas. De partida sem as velas e veja se não sai um jato de água.
Abs,
Carlos Freire
Sem estar com carro presente para avaliações é muito complicado.
Disse que não baixa água... Mas em quanto tempo isso? 20 dias, 3 meses?
Tire as velas de manhã e veja se não estão molhadas ou já oxidadas. De partida sem as velas e veja se não sai um jato de água.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Monza válvula termostática
Troquei o jogo de velas recentemente pois já havia vencido o prazo de troca das mesmas, em relação ao carro a aguá está sempre no nível correto e o óleo abaixa raramente, antes de cada troca tenho que por em media apenas 1 litro para completar, como o carro está com esse defeito deixei sem válvula termoestática até verificar se ha algum erro nas ligações das magueiras.
o Motor do carro está novo tem apenas 11 mil kilometros andados, por isso não há vazamentos, porem o problema e que ele não aceita a válvula ela não funciona de maneira nenhuma, como descrevi já troquei varias vezes. e nada. já troquei e mexi em tudo que podia até mesmo no radiador.
o Motor do carro está novo tem apenas 11 mil kilometros andados, por isso não há vazamentos, porem o problema e que ele não aceita a válvula ela não funciona de maneira nenhuma, como descrevi já troquei varias vezes. e nada. já troquei e mexi em tudo que podia até mesmo no radiador.
- Carlos A. Freire
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Re: Monza válvula termostática
Veja o que comentei acima: Disse que não baixa água... Mas em quanto tempo isso? 20 dias, 3 meses?
Tire as velas de manhã e veja se não estão molhadas ou já oxidadas. De partida sem as velas e veja se não sai um jato de água.
O problema é com água e não óleo. São os dados da água que importa agora. O vazamento se tiver, sará entre os cilindros e não para fora do motor.
Abs,
Carlos Freire
Tire as velas de manhã e veja se não estão molhadas ou já oxidadas. De partida sem as velas e veja se não sai um jato de água.
O problema é com água e não óleo. São os dados da água que importa agora. O vazamento se tiver, sará entre os cilindros e não para fora do motor.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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