Tensionamento correia sem esticador
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Mensagens: 9179
- Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
- Cidade: Cajamar
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Tensionamento correia sem esticador
Pessoal, queria saber qual o tensionamento correto da correia dentada do Monza 87/88, visto que o mesmo não usa esticador. O manual de reparo do Monza 82 indica ferramenta especial para conferência, o do 90 ensina pelo esticador.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 99
- Registrado em: 06 Dez 2013, 08:12
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Tensionamento correia sem esticador
Cara os 87 q já mexi tinham esticador os únicos q não tinha eram os 85 pra baixo..... Pra esticar esses mais antigos tem q ser pela.bomba d'água com tensão de 90graus de giro apenas isso
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Mensagens: 9179
- Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
- Cidade: Cajamar
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Tensionamento correia sem esticador
Os 87 e 88 não tem. Começou em 89
Como assim em 90°?
Como assim em 90°?
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 986
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Tensionamento correia sem esticador
luiz sle escreveu:Pessoal, queria saber qual o tensionamento correto da correia dentada do Monza 87/88, visto que o mesmo não usa esticador. O manual de reparo do Monza 82 indica ferramenta especial para conferência, o do 90 ensina pelo esticador.
Pois é Luiz sle, os 85 e 86 que que eu tive não tinham esticador de correia, a tensão é feita através da posição da bomba d'água. Na maioria das vezes que eu troquei eu nem mexi na tensão, foi tirar uma e colocar a outra. Eu colocava as polias na posição correta de sincronismo, e empurrava a velha para fora com uma chave de fenda ou algo parecido e saía fácil, a nova eu posicionava com cuidado e empurrava no lugar. Era muito fácil. :smt023
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1305
- Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
- Cidade: Sapucaia do Sul
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Tensionamento correia sem esticador
Fernando , eu fiz a troca da minha correia dentada a uma semana junto com a bomba dagua nakata e pra tensionar é aquela dica que o pessoal fala, 10mm de tensionamento ja está ok. Empurrando com o dedo não é muita coisa . Tem a tática de trocar a correia sem mexer no tensionamento que é retirando a polia do comando de válvulas ( vi em um video do monzamom ) .Como eu troquei a minha: coloquei tudo no ponto e ela estava frouxa, fui girando a bomba dagua até ela tensionar e apertei os parafusos. simples
Abraço
EDIT: Não esqueça. a correia dentada é específica para 87/88 com 111dentes. O tensionamento se dá pela bomba dagua porque ela é excêntrica.

Abraço
EDIT: Não esqueça. a correia dentada é específica para 87/88 com 111dentes. O tensionamento se dá pela bomba dagua porque ela é excêntrica.

- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Mensagens: 9179
- Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
- Cidade: Cajamar
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Tensionamento correia sem esticador
Perfeito, farei assim também!pablopttm escreveu:Fernando , eu fiz a troca da minha correia dentada a uma semana junto com a bomba dagua nakata e pra tensionar é aquela dica que o pessoal fala, 10mm de tensionamento ja está ok. Empurrando com o dedo não é muita coisa . Tem a tática de trocar a correia sem mexer no tensionamento que é retirando a polia do comando de válvulas ( vi em um video do monzamom ) .Como eu troquei a minha: coloquei tudo no ponto e ela estava frouxa, fui girando a bomba dagua até ela tensionar e apertei os parafusos. simples
Abraço
EDIT: Não esqueça. a correia dentada é específica para 87/88 com 111dentes. O tensionamento se dá pela bomba dagua porque ela é excêntrica.
Tô tendo problema de vazamento na bomba, pelo oring com o carro desligado, troquei a porcaria do oring e continua vazando, não sei mais o que fazer.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1305
- Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
- Cidade: Sapucaia do Sul
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Tensionamento correia sem esticador
Faz assim , limpa tudo ali no alojamento da bomba e passa vaselina em pasta no alojamento da bomba e no oring . Vai em qualquer borracharia e pega um pouquinho eles nem vão cobrar.
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 986
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Tensionamento correia sem esticador
Já verificou se o alojamento da bomba no bloco não está corroído ou danificado? Se for o caso talvez tenha que colocar silicone ou alguma cola junto com o anel de vedação (oring). Eu tive que fazer isso nas conexões de algumas mangueiras (por causa da corrosão da flange) que não paravam de vazar e deu certo. :smt017luiz sle escreveu:Perfeito, farei assim também!pablopttm escreveu:Fernando , eu fiz a troca da minha correia dentada a uma semana junto com a bomba dagua nakata e pra tensionar é aquela dica que o pessoal fala, 10mm de tensionamento ja está ok. Empurrando com o dedo não é muita coisa . Tem a tática de trocar a correia sem mexer no tensionamento que é retirando a polia do comando de válvulas ( vi em um video do monzamom ) .Como eu troquei a minha: coloquei tudo no ponto e ela estava frouxa, fui girando a bomba dagua até ela tensionar e apertei os parafusos. simples
Abraço
EDIT: Não esqueça. a correia dentada é específica para 87/88 com 111dentes. O tensionamento se dá pela bomba dagua porque ela é excêntrica.
Tô tendo problema de vazamento na bomba, pelo oring com o carro desligado, troquei a porcaria do oring e continua vazando, não sei mais o que fazer.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS