para e demora a pegar

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: para e demora a pegar

Mensagem não lida por dutra s a »

tche , aproveitando a carona , lembrei de um fato comigo ,

certa vez na cidade de diadema a impulsora do nada começou com umas frescuras de querer cortar sinal e voltar sinal , sabe quando a rotaçao cai e volta e cai e volta .....? poise

nisso eu tava sem uma reserva e nem distribuidor , se nao me engano fui fazer um carreto pra uma amigo e tive de deixar ferramentas e peças em casa pensando : diadema é aqui pertinho entao ,,,,,,,

dai eu so tava com uma chavinha de fenda que só deu pra abrir a tampa do distribuidor e nisso fui fazer os testes mais basicos , removi o cabo da bobina eletrica , tampa de mufla pra ver se o bico pulsava e liguei o contato , dai puxei o eixo do distribuidor e girei e entao nao havia sinal de nada (mesmo dando aqueles picos rapidos de giro na mao),e nem bico nem faisca , nisso pensei :ferrou , o hei nao era porque fiz o teste no fio roxo ,

dai ao girar o eixo do distribuidor pra encaixar de volta eu soltei e deu aquela pancadinha no comando e nessa pancadinha deu faisca e bico ,ate chegar em casa isso ocorreu 2 vezes dai me veio a pergunta :

alem da impulsora eu poderia condenar o eixo com a mesa tambem ? porque eu so troquei a impulsora e o problema foi resolvido

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

ao girar com ele encaixado é pq teu terra, se fizer com ele na mao nao vai fazer o terra. e portanto sistema nao vai funcionar. é preciso estar aterrado, foi por isso que deu faisca ao tentar encaixar no comando e nao mao nao...

faz sentido sim
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a

curioso isso rrsr, é como tu tinha falado sobre o que é aterramento uma vez , onde o aterramento nao é o aterramento como se conhece publicamente rsrsrr, entao neste caso vai funcionar estando o eixo do distribuidor em contato com a massa no caso o comando etc... que por sua vez tem contato com o porta comando e porai vai mesmo estando com o filme de oleo ????

se for ,isso explica outra ocasiao onde girei levemente estando o distribuidor colocado no lugar e nisso o chifrinho da ponta do eixo ``arranhando `` na base do comando e portanto dando os sinais vitais , certo ?

isso me faz imaginar que mesmo sendo simples de bom funcionamento e manutençao , esse sistema do distribuidor efi poderia ser mais moderno , seila algo menos arcaico quando na mesma época lá fora era algo mais moderno , como por exemplo uma coisa que mata o sistema efi e derivados é a soma de folga dos componentes desse distribuidor e que , por muitas razoes provoca manutencçoes onde nao existe etc.....

abs estamos ai
wascarvalho
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por wascarvalho »

galera muito obrigado por essas dicas vou dar uma olhada
Rafaelo
MODERADOR

dutra s a escreveu:curioso isso rrsr, é como tu tinha falado sobre o que é aterramento uma vez , onde o aterramento nao é o aterramento como se conhece publicamente rsrsrr, entao neste caso vai funcionar estando o eixo do distribuidor em contato com a massa no caso o comando etc... que por sua vez tem contato com o porta comando e porai vai mesmo estando com o filme de oleo ????
isso, aterramentos tem varios tipos, de sinais digital, potencia, referenciais, analogico, no fim das contas todos se ligam ao mesmo lugar, mas de formas e pontos diferentes.

nao lembro, mas o HEI fornece um terra de referencia pra ECU. esse terra é usado na parte do tratamento do sinal de rotaçao ate o microcontrolador.

nao, ele aterra é na carcaça do distribuidor. e nao no rotor, entao oleo do motor tem relaçao alguma ali.

dutra s a escreveu: isso me faz imaginar que mesmo sendo simples de bom funcionamento e manutençao , esse sistema do distribuidor efi poderia ser mais moderno , seila algo menos arcaico quando na mesma época lá fora era algo mais moderno
isso acontece quando compram sucata tecnológica, coisa de brasil mesmo, esse sistema era defasado pra epoca perante a engenharia mundial!. esse sistema foi inventado nos EUA na decada de 80 pela rochester tem ate literatura disso ae na net, pra alimentar os V6 e V8 americados. depois foi adaptado pra o monza/kadett na decada de 90. graças ao collor que ordenou que o pessoal usa-se engenharia moderna(injeção) mas estavam atrasados pq ja existia motores SFI na epoca, e a montadora nao tiveram tempo pra fazer algo melhor e lançaram meio que nas presas. alias, vectra A, astra A, omega A os 3 carros usavam a mesma injeção motronic importada da alemanha isso em 1993 epoca do monza. ja era mais sofisticado, mas ae é outro papo.
dutra s a escreveu: como por exemplo uma coisa que mata o sistema efi e derivados é a soma de folga dos componentes desse distribuidor e que , por muitas razoes provoca manutencçoes onde nao existe etc.....
todo componente eletro mecanico vai causar folga e falhas com o passar dos anos. esse sistema multec 700 que usa distribuidor nao tem culpa disso, é a tecnologia mesmo que é antiga, como outras marcas de IE que usam esse sistema defasado.

a IE moderna que usa roda fonica e sensor fonico seja ele indutivo ou hall eliminou esse problema, e fora que a precisão de funcionamento das IE aumentou muito, ja que o motor trabalha exatamente no ponto correto. ele se torna mais preciso o funcionamento, melhorando o consumo, poluentes, etc.
dutra s a

Rafaelo escreveu: nao, ele aterra é na carcaça do distribuidor. e nao no rotor, entao oleo do motor tem relaçao alguma ali.

:smt017 tu nao fez confusao ai nao tche ?

o rotor ( cachimbo ) , se aterrado é apenas na ponta do eixo mesmo ,do lado da estrela, o ponto que me referi de aterramento é do outro lado na outra ponta onde vai o chifrinho e pino-trava que se encaixa no rasgo do comando de valvulas , e o eixo do distribuidor possui corte em aspiral que faz o oleo lubrificar ele proprio dentro da carcaça onde muitas vezes quando se cria folga do tubo , os componentes como impulsora, (cachimbo), carvao da tampa etc... se sujam facil de oleo

abs estamos ai
Rafaelo
MODERADOR

tu nao entendeu oque falei, estamos falando a mesma coisa. o rotor que me refiro é aquela espora de 4 pontas, nao é o rotor distribuidor de faisca(cachimbo) esse é claro que é isolado e nao aterrado. oque é aterrado é o rotor de metal que faz o magnetismo na bobina.... esse é conectado ao comando que ja é aterrado. mas esse terra nao tem ligaçao com o HEI e portanto nao vai funcionar.

mas nao é isso tb que falo, o terra sai do HEI e aterra na propria carcaça do distribuidor e esse tem que estar aterrada no cabeçote. faz tempo que nao mexo com isso, mas lembro que teve gente que teve problemas pq o HEI nao estava aterrado e nao dava sinal de rotação senao me engano li isso aqui.
dutra s a

a ta ,
bom , de qualquer forma o aterramento vem do hei e vem do bloco pra carcaça do distribuidor ,

muitas vezes o problema como ja citei no forum sobre falta de sinal , é que o terra do hei é apenas de 1 lado ( em um buraco so ), más a ponta de metal que faz o terra dele que vem de dentro dele apenas é encostado na chapa pelo tubinho , que é algo que deveria ser soldado com a chapa onde vai a pasta , e nisso o cara exagera na pasta cortando o aterramento dele e condenando a peça.

sobre o cachimbo , entao a laminha interna dele apenas serve pra pressao de encaixe na ponta do eixo certo ?

abs estamos ai
Responder