para e demora a pegar
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: para e demora a pegar
tche , aproveitando a carona , lembrei de um fato comigo ,
certa vez na cidade de diadema a impulsora do nada começou com umas frescuras de querer cortar sinal e voltar sinal , sabe quando a rotaçao cai e volta e cai e volta .....? poise
nisso eu tava sem uma reserva e nem distribuidor , se nao me engano fui fazer um carreto pra uma amigo e tive de deixar ferramentas e peças em casa pensando : diadema é aqui pertinho entao ,,,,,,,
dai eu so tava com uma chavinha de fenda que só deu pra abrir a tampa do distribuidor e nisso fui fazer os testes mais basicos , removi o cabo da bobina eletrica , tampa de mufla pra ver se o bico pulsava e liguei o contato , dai puxei o eixo do distribuidor e girei e entao nao havia sinal de nada (mesmo dando aqueles picos rapidos de giro na mao),e nem bico nem faisca , nisso pensei :ferrou , o hei nao era porque fiz o teste no fio roxo ,
dai ao girar o eixo do distribuidor pra encaixar de volta eu soltei e deu aquela pancadinha no comando e nessa pancadinha deu faisca e bico ,ate chegar em casa isso ocorreu 2 vezes dai me veio a pergunta :
alem da impulsora eu poderia condenar o eixo com a mesa tambem ? porque eu so troquei a impulsora e o problema foi resolvido
abs estamos ai
certa vez na cidade de diadema a impulsora do nada começou com umas frescuras de querer cortar sinal e voltar sinal , sabe quando a rotaçao cai e volta e cai e volta .....? poise
nisso eu tava sem uma reserva e nem distribuidor , se nao me engano fui fazer um carreto pra uma amigo e tive de deixar ferramentas e peças em casa pensando : diadema é aqui pertinho entao ,,,,,,,
dai eu so tava com uma chavinha de fenda que só deu pra abrir a tampa do distribuidor e nisso fui fazer os testes mais basicos , removi o cabo da bobina eletrica , tampa de mufla pra ver se o bico pulsava e liguei o contato , dai puxei o eixo do distribuidor e girei e entao nao havia sinal de nada (mesmo dando aqueles picos rapidos de giro na mao),e nem bico nem faisca , nisso pensei :ferrou , o hei nao era porque fiz o teste no fio roxo ,
dai ao girar o eixo do distribuidor pra encaixar de volta eu soltei e deu aquela pancadinha no comando e nessa pancadinha deu faisca e bico ,ate chegar em casa isso ocorreu 2 vezes dai me veio a pergunta :
alem da impulsora eu poderia condenar o eixo com a mesa tambem ? porque eu so troquei a impulsora e o problema foi resolvido
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
ao girar com ele encaixado é pq teu terra, se fizer com ele na mao nao vai fazer o terra. e portanto sistema nao vai funcionar. é preciso estar aterrado, foi por isso que deu faisca ao tentar encaixar no comando e nao mao nao...
faz sentido sim
faz sentido sim
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- dutra s a
curioso isso rrsr, é como tu tinha falado sobre o que é aterramento uma vez , onde o aterramento nao é o aterramento como se conhece publicamente rsrsrr, entao neste caso vai funcionar estando o eixo do distribuidor em contato com a massa no caso o comando etc... que por sua vez tem contato com o porta comando e porai vai mesmo estando com o filme de oleo ????
se for ,isso explica outra ocasiao onde girei levemente estando o distribuidor colocado no lugar e nisso o chifrinho da ponta do eixo ``arranhando `` na base do comando e portanto dando os sinais vitais , certo ?
isso me faz imaginar que mesmo sendo simples de bom funcionamento e manutençao , esse sistema do distribuidor efi poderia ser mais moderno , seila algo menos arcaico quando na mesma época lá fora era algo mais moderno , como por exemplo uma coisa que mata o sistema efi e derivados é a soma de folga dos componentes desse distribuidor e que , por muitas razoes provoca manutencçoes onde nao existe etc.....
abs estamos ai
se for ,isso explica outra ocasiao onde girei levemente estando o distribuidor colocado no lugar e nisso o chifrinho da ponta do eixo ``arranhando `` na base do comando e portanto dando os sinais vitais , certo ?
isso me faz imaginar que mesmo sendo simples de bom funcionamento e manutençao , esse sistema do distribuidor efi poderia ser mais moderno , seila algo menos arcaico quando na mesma época lá fora era algo mais moderno , como por exemplo uma coisa que mata o sistema efi e derivados é a soma de folga dos componentes desse distribuidor e que , por muitas razoes provoca manutencçoes onde nao existe etc.....
abs estamos ai
- wascarvalho
- Modelo: - SELECIONE --------
galera muito obrigado por essas dicas vou dar uma olhada
-
- MODERADOR
isso, aterramentos tem varios tipos, de sinais digital, potencia, referenciais, analogico, no fim das contas todos se ligam ao mesmo lugar, mas de formas e pontos diferentes.dutra s a escreveu:curioso isso rrsr, é como tu tinha falado sobre o que é aterramento uma vez , onde o aterramento nao é o aterramento como se conhece publicamente rsrsrr, entao neste caso vai funcionar estando o eixo do distribuidor em contato com a massa no caso o comando etc... que por sua vez tem contato com o porta comando e porai vai mesmo estando com o filme de oleo ????
nao lembro, mas o HEI fornece um terra de referencia pra ECU. esse terra é usado na parte do tratamento do sinal de rotaçao ate o microcontrolador.
nao, ele aterra é na carcaça do distribuidor. e nao no rotor, entao oleo do motor tem relaçao alguma ali.
isso acontece quando compram sucata tecnológica, coisa de brasil mesmo, esse sistema era defasado pra epoca perante a engenharia mundial!. esse sistema foi inventado nos EUA na decada de 80 pela rochester tem ate literatura disso ae na net, pra alimentar os V6 e V8 americados. depois foi adaptado pra o monza/kadett na decada de 90. graças ao collor que ordenou que o pessoal usa-se engenharia moderna(injeção) mas estavam atrasados pq ja existia motores SFI na epoca, e a montadora nao tiveram tempo pra fazer algo melhor e lançaram meio que nas presas. alias, vectra A, astra A, omega A os 3 carros usavam a mesma injeção motronic importada da alemanha isso em 1993 epoca do monza. ja era mais sofisticado, mas ae é outro papo.dutra s a escreveu: isso me faz imaginar que mesmo sendo simples de bom funcionamento e manutençao , esse sistema do distribuidor efi poderia ser mais moderno , seila algo menos arcaico quando na mesma época lá fora era algo mais moderno
todo componente eletro mecanico vai causar folga e falhas com o passar dos anos. esse sistema multec 700 que usa distribuidor nao tem culpa disso, é a tecnologia mesmo que é antiga, como outras marcas de IE que usam esse sistema defasado.dutra s a escreveu: como por exemplo uma coisa que mata o sistema efi e derivados é a soma de folga dos componentes desse distribuidor e que , por muitas razoes provoca manutencçoes onde nao existe etc.....
a IE moderna que usa roda fonica e sensor fonico seja ele indutivo ou hall eliminou esse problema, e fora que a precisão de funcionamento das IE aumentou muito, ja que o motor trabalha exatamente no ponto correto. ele se torna mais preciso o funcionamento, melhorando o consumo, poluentes, etc.
- dutra s a
:smt017 tu nao fez confusao ai nao tche ?Rafaelo escreveu: nao, ele aterra é na carcaça do distribuidor. e nao no rotor, entao oleo do motor tem relaçao alguma ali.
o rotor ( cachimbo ) , se aterrado é apenas na ponta do eixo mesmo ,do lado da estrela, o ponto que me referi de aterramento é do outro lado na outra ponta onde vai o chifrinho e pino-trava que se encaixa no rasgo do comando de valvulas , e o eixo do distribuidor possui corte em aspiral que faz o oleo lubrificar ele proprio dentro da carcaça onde muitas vezes quando se cria folga do tubo , os componentes como impulsora, (cachimbo), carvao da tampa etc... se sujam facil de oleo
abs estamos ai
-
- MODERADOR
tu nao entendeu oque falei, estamos falando a mesma coisa. o rotor que me refiro é aquela espora de 4 pontas, nao é o rotor distribuidor de faisca(cachimbo) esse é claro que é isolado e nao aterrado. oque é aterrado é o rotor de metal que faz o magnetismo na bobina.... esse é conectado ao comando que ja é aterrado. mas esse terra nao tem ligaçao com o HEI e portanto nao vai funcionar.
mas nao é isso tb que falo, o terra sai do HEI e aterra na propria carcaça do distribuidor e esse tem que estar aterrada no cabeçote. faz tempo que nao mexo com isso, mas lembro que teve gente que teve problemas pq o HEI nao estava aterrado e nao dava sinal de rotação senao me engano li isso aqui.
mas nao é isso tb que falo, o terra sai do HEI e aterra na propria carcaça do distribuidor e esse tem que estar aterrada no cabeçote. faz tempo que nao mexo com isso, mas lembro que teve gente que teve problemas pq o HEI nao estava aterrado e nao dava sinal de rotação senao me engano li isso aqui.
- dutra s a
a ta ,
bom , de qualquer forma o aterramento vem do hei e vem do bloco pra carcaça do distribuidor ,
muitas vezes o problema como ja citei no forum sobre falta de sinal , é que o terra do hei é apenas de 1 lado ( em um buraco so ), más a ponta de metal que faz o terra dele que vem de dentro dele apenas é encostado na chapa pelo tubinho , que é algo que deveria ser soldado com a chapa onde vai a pasta , e nisso o cara exagera na pasta cortando o aterramento dele e condenando a peça.
sobre o cachimbo , entao a laminha interna dele apenas serve pra pressao de encaixe na ponta do eixo certo ?
abs estamos ai
bom , de qualquer forma o aterramento vem do hei e vem do bloco pra carcaça do distribuidor ,
muitas vezes o problema como ja citei no forum sobre falta de sinal , é que o terra do hei é apenas de 1 lado ( em um buraco so ), más a ponta de metal que faz o terra dele que vem de dentro dele apenas é encostado na chapa pelo tubinho , que é algo que deveria ser soldado com a chapa onde vai a pasta , e nisso o cara exagera na pasta cortando o aterramento dele e condenando a peça.
sobre o cachimbo , entao a laminha interna dele apenas serve pra pressao de encaixe na ponta do eixo certo ?
abs estamos ai