MAP dos Efis precisa de Clamper com Turbo?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
adubabols
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

MAP dos Efis precisa de Clamper com Turbo?

Mensagem não lida por adubabols »

O titulo é bem explicativo, mas vamos aos detalhes.
Tenho um Monza 2.0 EFi turbo, rodando muito bem e forte. Porem sempre por volta dos 5500 rpm a injeção fica meio estranha, mas sem dar luz de injeção em momento algum. O carro fica bem gordo(0.71lambda) e com o ponto atrasado, pois perde toda força. Esse problema independe da pressão.
Alguem com experciencia nessa injeção e turbo poderia me ajudar nessa questão do clamper?
Muito obrigado!
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MAP dos Efis precisa de Clamper com Turbo?

Mensagem não lida por 500EF »

Eu creio que sim, mas também pode ter outros problemas no gerenciamento atual, erro de acerto, etc.

Mas sem você contar mais detalhes fica complicado tentar ajudar.

Como alimentaram? Como fizeram com o ponto? Tem algum gerenciador externo? É convertido de gasolina para álcool? E por aí vai...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
adubabols
Monzeiro Jr. (Nível 0)

500EF escreveu:Eu creio que sim, mas também pode ter outros problemas no gerenciamento atual, erro de acerto, etc.

Mas sem você contar mais detalhes fica complicado tentar ajudar.

Como alimentaram? Como fizeram com o ponto? Tem algum gerenciador externo? É convertido de gasolina para álcool? E por aí vai...
Boa tarde amigo. O carro foi montado por mim mesmo. Ele usa a injecao original pra alimentar o bico a alcool original na tbi e tbm controlar o ponto de ignicao. Uso um gerenciador de bico suplementar que tbm faz o atraso de ponto. Uso pistoes a gasolina e junta de aço, na ignicao velas br9es com 0,45 de gap. Bomba de mercedez e linha a 2.1bar de diferencial.
Até a rotacao de falha, o carro esta liso com lambda 0.8~084 e ponto de ignicao bem agressivo. O que mata a potencia vem do nada, fica gordo e fraco. Duvido que seja falha na centelha pois revisei todo distribuidor e bobina. Sinceramente so me resta as opcoes de a injecao estar interferindo, ou o estar flutuando valvula com rotacao bem baixa, o que seria estranho pq o cabecote foi todo revisado a pouco tempo.
Mas sempre é posivel que um olhar de fora encontre uma outra solucao, aquele abraco fera!
500EF
MODERADOR

Se o bico da tbi está alimentando a fase aspirada e quando entra pressão e a leitura da sonda ia começar a mostrar mistura pobre o suplementar é acionado, então fez o certo.

O ponto inicial, como "destaxou" o motor, deveria ter sido avançado em relação ao gasolina original em cerca de +6 graus.

Obviamente, isso aumenta a necessidade da presença do gerenciador atrasar o ponto quando entrar pressão. Como disse que ele tem, então está certo também.

Agora, qual o fabricante deste módulo? O que eu uso tem as duas funções que já falamos e mais a de cuidar do sinal do MAP para a injeção não entrar em recovery.

O estranho é que normalmente quando isso acontece, a luz no painel acende e você disse que a sua não está acesa.

Mas não descarte problemas de ignição tão facilmente assim... Num turbo isso é muito mais crítico que num aspirado. Tanto é que fechamos as velas para evitar problemas.

Aliás, 0,45mm é uma abertura bem pequena... Eu tenho módulo de ignição no meu 500EF turbo e já rodei com 0,8mm numa boa. Só que aí o problema é isolar dentro do distribuidor e nos cabos... então hoje baixei para 0,6 a 0,7mm (rodando com 1 bar de turbo) e boa...

E mais um detalhe a ser melhorado quando puder é que a vela BR9ES tem eletrodo recolhido. Existe a BPR9ES que tem eletrodo projetado mas a resistência é muito alta (quase 10kohms). Então acaba sendo a melhor opção neste caso quando puder investir numa BPR9EIX, com eletrodo projetado, de iridium e com resistência mais baixa. ;)
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
adubabols
Monzeiro Jr. (Nível 0)

O modulo que uso é da techrace e nao tem clamper pra map integrado. Nunca fui atras de clamper pq roda bem com 0,9 de pressao ate, mas chegou perto de 5500 rpm da essa morrida. Alias o carro faz um barulho bem xoxo tbm como se estevisse cortanto, porem a rotacao ainda sobe mas bem lentamente. Nao costumo segurar o pé em alta. Vou considerar o uso das iridium mais pra frente, o problema é o preco das originais kkk

To pensando em arriacar e comprar o clamper, mas hj mesmo testei o carro. Injecao zerada sem o cabo, liguei o carro e depois passei o diagnostico, apenas o 12 de sem sinal. Acelerei ate dar o problema varias vezes e depois fui chegar o dignostico, mesma coisa. O monza nao registra as falhas so exibe se esriver ocorrendo na hora do scan? Ou sera que ela nem ficou sabendo da pressao positiva? Muitas duvidas...
Mas obrigado pela forca!
500EF
MODERADOR

Eu nao tenho certeza, mas penso que se a questao fosse com a leitura do map com pressao de turbo, isso aconteceria em qualquer rotaçao. Mas Porque acontece sempre aos 5500?

E tambem nao creio que a mistura ficaria gorda por conta disso. Afinal voce ja estava de pé na lata e em alta rotaçao... O que ela poderia fazer para engordar mais ainda?

Pode até ser que esteja com este problema, mas eu acho que pode ter mais coisa errada ai...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
adubabols
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Pois é amigo... mas como o cambio do meu monza é super longo da pra ser feliz ate essa rotacao. Vou testar um valvula anti retorno que eu tenho aqui, pra ver se ela impede a pressa de chegar no map, assim daria pra ter uma ideia se ele é o problema. Se nao resolver ai desisto kkk
500EF
MODERADOR

Tem fotos da sua montagem e video do carro acelerando?

Eu costumo não passar de 6000rpm no meu, mas porque eu nao quero. Se segurar, vai embora...

Mas, de qualquer forma, eu me preocuparia em resolver isso ai se fosse voce... Talvez a falha esteja evidente nesta rotacao, mas isso nao quer dizer que a causa nao esteja atrapalhando em todas as outras faixas. ;)
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder