Ponto do distribiidor

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire escreveu:
Nos fale como ficam as marcações das polias do virabrequim e do comando de válvulas quando o 1º cilindro fica em PMS. Por aí que começa a avaliação.
Só lembrando aquele problema que ocorre em Monzas com polia do girabrequim com amortecedor de borracha (damper), que pode mascarar mascarar a sincronização da correia dentada.
O ideal é remover a referida polia e checar o alinhamento com o ressalto da bomba de óleo.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
azevedo
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Minas Gerais-MG
Ano: 1996

Mensagem não lida por azevedo »

como assim oque isso damper
monza azevedo gls 2.0 1996 gasolina
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Azevedo

Damper, que significa amortecedor, é um anel de borracha que algumas polias de virabrequim de Monza possuem.
Esse amortecedor é feito de borracha e serve para diminuir vibrações.
É comum a borracha descolar, fazendo com que a parte externa corra e as marcações de ponto fiquem fora do padrao.
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por arnaldo silva »

passa um giz na polia e na borracha e em seguida funciona o motor. Ao parar o motor, as marcas de giz devem coincidir. Se não, a borracha está descolada.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

. . . . .
Editado pela última vez por DÉCO em 21 Mai 2016, 13:52, em um total de 1 vez.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Puxa, Deco!
Se vc não me dissesse que a polia dentada não tem nada a ver com a polia acionadora das correias ou o damper eu ia morrer sem saber! :ok:
Tenho notado há muito tempo que alguns usuários, ao invés de acrescentar informações nos tópicos, se preocupam em desmentir o que outro usuário escreveu.
Se vc leu todas as minhas postagens neste tópico, terá lido o seguinte:

"Nos fale como ficam as marcações das polias do virabrequim e do comando de válvulas quando o 1º cilindro fica em PMS. Por aí que começa a avaliação."

Se vc fala português, deve ter entendido o que o Carlos Freire quer dizer quando fala em marcações da polia do virabrequim.
Segundo eu entendi, essas marcações, que ficam na polia não dentada, são aquelas que indicam o ponto morto alto e alguns pontos antes dele.

Eu achei por bem então lembrar que essas marcações podem estar erradas. Não falei na polia dentada.
Eu sei há muito tempo que para verificar com certeza o sincronismo o ideal é tirar a polia e olhar a marcas da polia dentada e bomba de óleo.

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Tenho notado há muito tempo que alguns usuários, ao invés de acrescentar informações nos tópicos, se preocupam em desmentir o que outro usuário escreveu.
é a opinião e observação dele, tem que ser respeitada.

a anos que ja te falei isso, mas pelo visto nao aprendeu ainda pra que serve um forum.

forum nao é privado, e nao tem regras de informaçao, tudo é livre, desde concordar ate criticar, desde que se respeitem claro e nao teve nada de errado pelo que entendi(mod). o forum é onde as pessoas tem o livre arbritio de ter as ideias e pensamentos proprios forum foi inventado pra justamente acontecer, isso debater e criticar. oque tu esta se incomodado a anos pelo visto e ainda nao se acostumou. nao aceitar que outros retruquem ou te corri, ou que te oriente.

estou aqui desde que abriu o forum, e ja fui corrigido varias vezes, algumas vezes com razão e outras nao. qual o problema disso? me senti mal? baixou a alto estima^? por favor né

tu mesmo citou o Carlos nesse mesmo topico. ou seja o Deco fez o mesmo contra ti pq tu se irritou? vamos manter a ordem pode ser?

é normal esse tipo de coisa em FORUM, nem todos vao concordar, nem todos elogiar, isso faz parte da vida. e do forum muito mais.

-----------------------

sobre esse topico e conteudo ja se falou milhares de vezes a mesma coisa. ja esta enjoado esse tipo de duvida de tanto que se falam a mesma coisa, se tivesse uma regra pra excluir topicos assim eu pelo menos ja teria feito.

ja foi explicado a anos atras o motivo do problema e alguns ate com soluções(adaptaçoes) soldando a polia ao nucleo. oque sou contra, prefiro comprar uma peça nova, mas é uma opção.

ao autor do topico sugiro uma pesquisa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
sidi
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sidi »

sidney2016 escreveu:Ola monzeiros . To chegando agora por aqui.
Tenho um monza sl ano 91 e esta acontecendo o seguinte
desmontei o distribuidor dele para dar uma limpza .
Porem depois que montei denovo ele nao ficou mais no ponto que stava .
agora ele so funciona no talo na posiçao horario tipo todo virado para traz
Gostaria de saber o seguinte .Como voltar ele pro lugar certo onde estava e porqur isoo acontceu ?

Um qbraço a todos
Boa noite, escrevi em outro post, mas achei esse mais recente.
Meu monza ta com problema parecido, deu um problema na alimentação da bobina, acabei desmontando o distribuidor, depois de achar o problema montei ele novamente, só que:

1 so funciona com afogador puxado
2 não tem tanta força pra andar
3 agora só funciona injetando gasolina, ele é a etanol. Mas logo apaga, não segura na lenta e nem com afogador puxado.
4 testei a centelha e todos os cabos estão com centelha testado com chave de fenda na carcaça do motor

Acho que ao recolocar as molas ele ficou na posição errada, vou desmontar amanhã e tentar trocar a posição, sidney, resolveu seu problema já?
Responder