Alternador e bomba hidráulica do Monza Tubarão

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Alternador e bomba hidráulica do Monza Tubarão

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Bom pessoal, como meu carro está no processo final de montagem, e no meio desse processo tive umas desavenças, estou abrindo esse tópico para tentar resolver o inicio do meu dilema.
No outro tópico, eu falei sobre água no cart e a troca do cabeçote e comando de válvulas que troquei nele. Aproveitei a manutenção geral e quis deixar o carro mais original possível.
O meu carro tem DH, só que é do modelo dos caixotes, e o alternador que veio nele é um Arno. Comprei um alternador Delco Remy, fiz o reparo dele e também peguei o suporte, a bomba hidráulica e a caixa de direção.. No meio do processo de montagem vi que o alternador não deu alinhamento com a aquela polia que fica na parte de baixo do motor "não sei o nome", e fiquei na duvida se eu preciso trocar aquela polia central do motor, ou meu carro não tem jeito de colocar o alternador e a bomba de um Tubarão genuíno.
Se alguém colocou um DH em um Monza tubarão ou trocou o alternador precisando trocar aquele suporte, pode me dar umas dicas...
Pretendo fazer isso para deixar meu carro perfeito.. Onde uma pessoa olha e fale que veio assim de fabrica :lol: :lol: :lol: .

Link do outro tópico.
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=49&t=35242
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: Alternador e bomba hidráulica do Monza Tubarão

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O suporte original do alternador e bomba da DH do Monza de 91 a 96 só dá alinhamento em alternadores com aplicação ao Monza. Se colocar alternador para outra aplicação terá de fazer adaptações onde temos outros tópicos de amigos aqui que fizeram tal adaptações, usando alternadores de até 120A. Se usar a ferramenta de pesquisa aqui do fórum, vai encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

O alternador que eu quero colocar é de outro Monza que estava para desmanche, como eu peguei a bomba eu percebi que precisava pegar o suporte também, instalei tudo e não deu alinhamento....
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o alternador tem aplicação para Monza e, está usando o suporte original do Monza tubarão com DH e, apenas a polia para correia Poly V do alternador não dá alinhamento com demais polias, pode estar faltando o espaçador que vai na fixação do alternador no suporte.

52253389 - ESPAÇADOR inferior dianteiro do braço de apoio e regulagem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Ferreira

Leia isso, que eu escrevi aqui no fórum alguns meses atrás:

"Eu tive problemas com troca de alternador dia desses. Só consegui resolver por completo ontem.

Meu alternador Bosch de 75 amperes não estava mais produzindo voltagem suficiente para carregar a bateria.
Eu já havia substituído um regulador meses atrás, e já havia comprado dois reguladores (um traço 32 e um traço 34) para substituir.
Antes de fazer a substituição, resolvi testar e instalar um alternador Delco Remy de 80 amperes, original no meu Monza GLS 2.0 94/94 com ar.
Testado e instalado, na hora da instalação o tal calço sumiu, e eu já ia colocar uma porca dessas quadradas, de mesma espessura (5,5 mm) para não causar desalinhamento nas polias.
Afortunadamente o calço apareceu preso ali na balança dianteira, e terminei o serviço sem ter de fazer nenhuma gambiarra. Mas pelas minhas medidas e cálculos, a tal porca quadrada também serviria."

Caso você não encontre o espaçador, pode usar uma porca dessas quadradas (para parafusos de móveis, geralmente) com espessura de 5,5mm e diâmetro interno maior do que a espessura dos parafusos de fixação do alternador) ou arranjar um tarugo furado e cortar nessa medida.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

O Luiz Carlos , compartilhou esta experiencia de outro Monzeiro que confirma o que eu pensava sobre o assunto :

Para adaptar o alternador precisa observar quento em medida é necessário para o perfeito alinhamento das polias.

"Penso eu" q independente de ser sedã ou tuba, pelo motor (bloco) ser o mesmo, seria necessário apenas utilizar exatamente o mesmo suporte do modelo "doador" do alternador ou adaptar porcas e arruelas de forma segura até alcançar o perfeito alinhamento.
Isto q te disse acima é baseado em hipóteses, não em experiência (q não tenho), então o ideal sempre vai ser seguir as experiencias de quem já fez o procedimento.

O que eu realmente sei é q é necessário um perfeito alinhamento das polias, senão vai gerar calor podendo causar até incêndio, quebra da correia e consequentemente danos a outras partes do carro.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Certo, será que alguém poderia postar uma foto de todo o conjunto do alternador, bomba e correia instalada. Como é difícil achar alguém que tenha um Monza aqui, eu quero ver como que fica com todo o equipamento instalado.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

No fim desta página do tópico do Guilherme, tem imagens detalhadas das polias, não sei exatamente qual imagem vc precisa . Neste tópico tem muita imagem que vale a pena dar uma olhada, que podem talvez te ajudar:

Imagem

Vide : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... &start=900

Outra Ótima opção é vc usar boas palavras chave no Google Imagens, que em geral quando c fala em Monza, vai redirecionar para cá de volta.

Eu utilizo muito este procedimento inclusive para localizar com mais precisão tópicos aqui do fórum nos quais necessito de informações.

--------------------------

Acabei de achar o tópico da adaptação citado aqui, vai te ajudar, vide : http://www.monzeiros.com.br/forum/viewtopic.php?t=22843

Eu tinha um suporte destes dos EFI que ganhei, mas quando viajei jogaram fora :( , c ele servisse te dava com o maior prazer, mas...

Espero ter ajudado :ok:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder