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ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL
API SF – SG - SJ - SL – SM – SN
![Imagem](http://i57.tinypic.com/30mc1e1.jpg)
Ao trocar o óleo do motor deve-se levar em conta a indicação da Montadora conforme especificado no Manual do Proprietário.
No caso do Monza são indicados:
SAE 15 W 40 ou SAE 20 W 40 ou SAE 20 W 50
com classificação API originalmente SF ou SG ou outra superior SH, SJ, SL.
E o que isso significa?
API - (Instituto Americano de Petróleo)
A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.
Os motores de combustão interna que utilizam ‘spark plugs’ velas para gerar a combustão devem ser lubrificados pelos
óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca).
Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão).
![Imagem](http://i58.tinypic.com/1zn282c.jpg)
Especificação de desempenho - API
Esta classificação é de fácil entendimento já que a progressão alfabética significa a evolução da qualidade dos óleos.
Nota-se que tem havido uma melhoria significativa a partir de 1995 (SH)
Portanto, para API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance (Ferrari, Porche, etc.), com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ, por exemplo, poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.
Essas melhorias do API são obtidas pelas empresas que fabricam e testam os diferentes tipos de óleo colocando aditivos em sua composição.
Segue abaixo alguns exemplos típicos.
• Aditivos de alcalinidade: Esse aditivo promove o aumento do pH que tende a ser diminuído pela presença do enxofre, elemento do ácido sulfúrico que danifica as peças de ferro.
• Anti-desgastantes: Reduz o atrito e o desgaste em qualquer temperatura.
• Anti-oxidantes: Reduz o processo de oxidação do óleo quando em altas temperaturas principalmente, evitando a formação de borra e aumentando sua durabilidade.
• Anti-espumante: Reduz a formação de espuma no óleo quando agitado.
• Anti-ferrugem: Reduz a formação de ferrugem das peças de ferro do carro.
• Corantes: Facilita a identificação de vazamentos pelos mecânicos e impede a confusão entre diferentes líquidos.
• Detergentes e dispersantes: Promovem a limpeza do motor por remover os depósitos formados nos anéis, válvulas, mancais e peças com as quais o óleo do motor entra em contato. Com ele o óleo fica escuro, mas o motor se mantém limpo.
• Extrema Pressão (EP): Reduz os desgastes do óleo nas altas temperaturas.
• Melhorador do índice de viscosidade: Em geral, em altas temperaturas a viscosidade tende a ser reduzida.
Esse aditivo impede que isso aconteça e haja prejuízo na lubrificação.
Fonte: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o- ... z2SnSaV3DC
: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/qu ... z2SnTi4WLd
waldir
09.06.14