Como disse, o meu eu troquei a ventoinha já tem muitas anos, não foi recente.
A ventoinha dos modelos com A/C são diferentes dos modelos sem o equipamento,tanto motor, hélice e defletor. Vale lembrar também que ao ligar o A/C, a ventoinha sempre vai estar funcionando.
Vou contar minha recente experiencia com aquecimento anormal: Ja mexi duas vezes na ventoinha do meu Monza 87, carro ha 23 comigo. A primeira vez, há uns 10 anos, foi desgaste na bucha do eixo da ventoinha que eu mesmo fiz torneando um blanc de latão, remontei a mesma com pasta lubrificante e ficou show, depois disso e quase agora ou recentemente passei sufoco com o carro nestes dias tenebrosos de verão e em transito pesado com aumento brusco de temperatura, assim, do nada, carro funcionando normal e de repente para com o ponteiro quase atingindo o vermelho. Depois de parar o carro e verificar tudo não constatava nada de anormal, isso por algumas vezes, a não ser o cofre do motor estupidamente quente, foram varias vezes este episodio ate que da ultima vez percebi escape de vapor que vinha em parte da tampa do reservatório de liquido e parte da mangueira de acesso ao radiador, a mangueira que sai da válvula termostática, foram dias e dias de testes, desde o painel, aferimento do termometro, troca do cebolão, troca do interruptor de temperatura do painel, passando pelo arrefecimento geral, cheguei a trocar a valvula termostatica, depois ate tirei a mesma, troca de fluidos, teste de pressão a busca de vazamentos, experimento com varios reles, chicotes e terminais, ja que os Monza quadrados tem o circuito elétrico do ar condicionado bem diferente dos tubarões e nada meus caros, ate que desmontei novamente a ventoinha não constatando nenhum defeito na mesma, porem, logo no final do serviço e remontando a mesma veio o "choque", ou seja, o fio que conduz o negativo estava partido na seção, mas nos testes que fiz, o mesmo naquele hora não apresentou defeito, foi quando fui remontar a ventoinha e jampeando o cebolão e acionando a chave é que vi que mesma ora ligava, ora ficava manca, e ora nem ligava, solução: troca deste fio negativo que também é acionado por relê uma vez que esta ventoinha e para este ano/modelo do carro NÃO é aterrada.