escapamento duplo; melhora o desenpenho?
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escapamento duplo; melhora o desenpenho?
seguinte galera tenho aki em casa 2 escapes do monza, completo eu tava pensando em colocar os dois, meu projeto é o seguinte, tirar os catalizadores soldando um cano direto, então ficaria os dois canos direto até o abafador, e manter o abafador em apenas um dos canos e no outro colocar um exaustor eletrico, para que quando eu enjoar do ronco eu feche, e ele funcione apenas com o cano com o abafador. a banana que sai do coletor e engata nos canos, ja é de dois canos só que transformado em 1 4x2x1 original, eu tava pensando em serrar onde ele é parafusado no cano para que a banana fique com duas saidas e assim fazer uma flange de duas bocas para parafusar no novo escape. o que acham? outra coisa tenho outra banana tbm, se kiser posso voutar para original.!
- jesuino b ferreira
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Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?
eu vi fazendo isso num carro importado numa serie do canal fechado.
eles colocaram uma peça eletrica e era acionado quando o motorista quisesse.
vou ver se acho no you tube e coloco aqui
eles colocaram uma peça eletrica e era acionado quando o motorista quisesse.
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- Carlos A. Freire
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Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?
Só para esclarecer, o Monza de qualquer ano ou modelo, não saiu de fábrica com catalisador.
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Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?
Mas aquilo no meio do escapamento não seria o catalizador?Carlos A. Freire escreveu: ↑10 Set 2017, 21:40 Só para esclarecer, o Monza de qualquer ano ou modelo, não saiu de fábrica com catalisador.
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Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?
A peça elétrica eu já tenho, eu mesmo fiz com um motor do vidro elétrico e borboleta de um carburador velho que eu tinha aki. Só falta soldar e montar.jesuino b ferreira escreveu: ↑10 Set 2017, 20:23 eu vi fazendo isso num carro importado numa serie do canal fechado.
eles colocaram uma peça eletrica e era acionado quando o motorista quisesse.
vou ver se acho no you tube e coloco aqui
- Carlos A. Freire
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Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?
Não. No meio fica o silencioso dianteiro ou tubo intermediário. Se tivesse catalizador, teria mais uma peça entre o silencioso dianteiro e o coletor de admissão. Se reparar, todos os Monza, desde 1982 até 1996 tem dois silenciosos, o dianteiro e o traseiro.
A propósito... Também, nenhum Monza saiu de fábrica com sonda lambda ou sensor de oxigênio.
Abs,
Carlos Freire
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Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?
A sim agora entendi, a da sonda lambda eu sabia, o do Monza fica por conta de um potenciômetro, ou regulador de co. obrigado pela atenção.Não. No meio fica o silencioso dianteiro ou tubo intermediário. Se tivesse catalizador, teria mais uma peça entre o silencioso dianteiro e o coletor de admissão. Se reparar, todos os Monza, desde 1982 até 1996 tem dois silenciosos, o dianteiro e o traseiro.
A propósito... Também, nenhum Monza saiu de fábrica com sonda lambda ou sensor de oxigênio.
Abs,
Carlos Freire
abs.
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Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?
zeneto
Você está querendo aumentar o desempenho ou o barulho do seu carro?
Se for aumentar o desempenho, isso é algo que precisa ser cuidadosamente calculado e testado em banco de provas de motor.
Normalmente, nos carros de passeio, o primeiro silencioso tem a função, além de diminuir o ruído, de dosar a saída dos gases queimados.
Se você diminuir a pressão, colocando um abafador mais livre, no momento em que as duas válvulas do cilindro estiverem abertas (enchimento do cilindro), poderá sair combustível não queimado, prejudicando assim o enchimento normal do cilindro. Nesse caso há perda de desempenho e aumento de consumo.
Para quem não entende de motor a quatro tempos, aqui vai uma pequena explicação:
As válvulas de admissão e escape, como o próprio nome está dizendo, abrem para admitir mistura ar+ combustível e saírem os gases queimados.
Nos primeiros anos da existência dos motores, os engenheiros perceberam que o desempenho do motor melhorava se fossem alterados os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Os atrasos ou adiantamentos das aberturas e fechamentos dependem de haver uma contrapressão no escapamento, para tudo funcionar legal.
Quando se altera essa contrapressão, todo o trabalho de acerto de fábrica vai por água abaixo.
Se o seu intento for aumentar o ruído, aí eu não digo nada. Uma das coisa de que tenho raiva é de motos e carros com escape aberto perturbando o sossego e a saúde das pessoas em suas casas. Acho os caras que fazem isso uns retardados, para não dizer coisa pior.
Nota: Aumento da compressão (até onde o combustível a ser usado aguente sem detonação), injeção multiponto, turbina, isso sim pode aumentar (muito) o desempenho de um motor. Mas são medidas caras ou difíceis de fazer com critério.
Abs
Você está querendo aumentar o desempenho ou o barulho do seu carro?
Se for aumentar o desempenho, isso é algo que precisa ser cuidadosamente calculado e testado em banco de provas de motor.
Normalmente, nos carros de passeio, o primeiro silencioso tem a função, além de diminuir o ruído, de dosar a saída dos gases queimados.
Se você diminuir a pressão, colocando um abafador mais livre, no momento em que as duas válvulas do cilindro estiverem abertas (enchimento do cilindro), poderá sair combustível não queimado, prejudicando assim o enchimento normal do cilindro. Nesse caso há perda de desempenho e aumento de consumo.
Para quem não entende de motor a quatro tempos, aqui vai uma pequena explicação:
As válvulas de admissão e escape, como o próprio nome está dizendo, abrem para admitir mistura ar+ combustível e saírem os gases queimados.
Nos primeiros anos da existência dos motores, os engenheiros perceberam que o desempenho do motor melhorava se fossem alterados os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Os atrasos ou adiantamentos das aberturas e fechamentos dependem de haver uma contrapressão no escapamento, para tudo funcionar legal.
Quando se altera essa contrapressão, todo o trabalho de acerto de fábrica vai por água abaixo.
Se o seu intento for aumentar o ruído, aí eu não digo nada. Uma das coisa de que tenho raiva é de motos e carros com escape aberto perturbando o sossego e a saúde das pessoas em suas casas. Acho os caras que fazem isso uns retardados, para não dizer coisa pior.
Nota: Aumento da compressão (até onde o combustível a ser usado aguente sem detonação), injeção multiponto, turbina, isso sim pode aumentar (muito) o desempenho de um motor. Mas são medidas caras ou difíceis de fazer com critério.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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