Adaptações é uma espada de dois gumes, principalmente quando é preciso fazer manutenções
A adaptação que eu estou sugerindo (nem sei se seria viável) destina-se justamente a facilitar manutenções futuras.
A GM, quando inseriu um tensionador nos Monzas a partir de 1989, teve com certeza a intenção de melhorar o tensionamento da correia dentada, para melhorar a confiabilidade da mesma. Tenho dúvidas se uma correia, embora bem melhor tensionada, mas que precisa fazer curvas no dois sentidos (coisa que as correias dos Monzas sem tensionador não fazem) terá sua durabilidade aumentada.
Até então o tensionamento era feito simplesmente girando a bomba dágua no momento da instalação da correia dentada. Como é em muitos outros carros, alguns até mais modernos, como o meu Fiat Mille 1999, que possui um esticador simples, como o da correia de acessórios poli V do Monza. O único problema no meu Fiat é que de vez em quando é bom tirar a capa da correia (muito mais fácil de tirar do que a do Monza) e verificar a tensão da mesma. Acontece às vezes da mesma afrouxar com o uso.
Em determinado ano, 92 ou 93, a GM instalou um suporte no motor, destinado a segurar o alternador e a bomba da direção hidráulica.
Essa 'adaptação' tornou a troca da correia mais difícil, pois a ferramenta especial destinada a girar a bomba d'água não pode mais ser utilizada. A partir daí, para girar a bomba dágua e dar a tensão inicial na correia, há necessidade de se remover o alternador e a bomba da direção, além do próprio suporte.
Fica impossível fazer uma troca de correia como prevê o manual de reparações.
O próprio Carlos Freire conta que, em Monzas de amigos, precisou 'inventar' soluções para trocar a correia, como fazer o tensionamento inicial com a tampa traseira fora, retirar novamente correia e polias, instalar a tampa e reinstalar a correia. Esse método, que evita ter de desmontar metade dos acessórios (alternador, bomba da direção, suporte), até funciona, mas exige muita perícia para instalar a correia nas polias depois da bomba d'água já estar posicionada. O Carlos conta que precisou instalar a polia do comando com a correia já posicionada nele. Pode-se danificar a correia, se tentar instalar a mesma já tensionada. O tensionador existente, embora possa ser travado com um pino, não facilita muito o encaixe da correia. Ela continua apertada demais.
A indústria vive fazendo adaptações.
Abs