Quando liga o AR Rele faz barulho
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Pernambuco-PE
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Quando liga o AR Rele faz barulho
Pessoal, o meu Monza SL/E 92/93 acontece o contrário, fica com "tic tic" no relê do ar condicionado quando o mesmo está desligado. Com o Ar Condicionado ligado o barulho pára. Porém ele apresenta outros defeitos: O fuzível queima de hora em hora (principalmente quando manobro o carro) e o ventilador do motor (radiador) fica ligado na velocidade baixa direto, mesmo com o motor frio e o ar condicionado desligado, assim que liga o carro de manhã a ventoinha liga na hora. Será algum curto? Ou defeito/mal contato de algum pressostato (válvulas de pressão)? Um eletricista fez uns testes desligando o compressor e como o fuzível não queimava quando ligava o ar ele disse que o defeito poderia estar no compressor. Porém com ele desligado o relé fica estalando do mesmo jeito e o ventilador fica ligado também, mesmo com o carro frio. Já troquei os dois relés, o do ar condicionado e o da ventoinha e o defeito continua. Ao ligar o ar condicionado a ventoinha passa para a segunda velocidade. O que percebi também é que o relê esquenta muito. Tô rodando com um monte de fuzíveis no carro e não sei mais o que fazer pois nenhum "profissional" na minha cidade consegue desvendar.
Monza, muito mais que um carro! 

- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
Eder
A alavanca que liga o ar condicionado e a ventilação do Monza costuma dar problemas.
Por folga ou algum outro fator, o ar condicionado permanece ligado mesmo com a alavanca toda para baixo.
Isso explicaria o funcionamento do eletroventilador ao ligar o motor.
Eu tive um GLS 95 que apresentou esse problema. Amarrei um barbante na chave rotativa e ao desligar o ar eu puxava o barbante para desligar o mesmo de verdade.
Depois de checar isso, veja se os problemas permanecem. Ou alguns dos problemas.
Temos vários tópicos falando sobre o problema na referida chave.
Abs
A alavanca que liga o ar condicionado e a ventilação do Monza costuma dar problemas.
Por folga ou algum outro fator, o ar condicionado permanece ligado mesmo com a alavanca toda para baixo.
Isso explicaria o funcionamento do eletroventilador ao ligar o motor.
Eu tive um GLS 95 que apresentou esse problema. Amarrei um barbante na chave rotativa e ao desligar o ar eu puxava o barbante para desligar o mesmo de verdade.

Depois de checar isso, veja se os problemas permanecem. Ou alguns dos problemas.
Temos vários tópicos falando sobre o problema na referida chave.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
Opa Luis.
Valeu pela dica. Só que se a alavanca fica ligada direto, mesmo na posição de desligada, o ar condicionado também não ficaria ligado? Acho que ficava tudo ligado: o compressor e o ventilador interno, ou não? Mas não é isso que acontece. Quando coloco a alavanca para baixo desliga tudo, o vento do ventilador e o compressor desarma. Fiquei desconfiado de algum daqueles sensores que ficam nas mangueiras de alumínio que são de pressão ( desculpe mas nao sei o nome específico). Li aqui no fórum que tem um deles que faz o ventilador disparar, mas não sei qual é e nem como testa-lo. Outra coisa coisa curiosa é que eles (sensores) estão sujos de óleo da direção hidráulica, pois o reservatório está vazando quando o motor esquenta, acho que deve ser a vedação da tampa do reservatório.
Valeu pela dica. Só que se a alavanca fica ligada direto, mesmo na posição de desligada, o ar condicionado também não ficaria ligado? Acho que ficava tudo ligado: o compressor e o ventilador interno, ou não? Mas não é isso que acontece. Quando coloco a alavanca para baixo desliga tudo, o vento do ventilador e o compressor desarma. Fiquei desconfiado de algum daqueles sensores que ficam nas mangueiras de alumínio que são de pressão ( desculpe mas nao sei o nome específico). Li aqui no fórum que tem um deles que faz o ventilador disparar, mas não sei qual é e nem como testa-lo. Outra coisa coisa curiosa é que eles (sensores) estão sujos de óleo da direção hidráulica, pois o reservatório está vazando quando o motor esquenta, acho que deve ser a vedação da tampa do reservatório.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
Não necessariamente. Vai depender da posição que a chave parrou, pois a alavanca não conseguiu leva-la até o fim de curso.Eder93 escreveu: ↑13 Jan 2018, 01:25 ... Só que se a alavanca fica ligada direto, mesmo na posição de desligada, o ar condicionado também não ficaria ligado? Acho que ficava tudo ligado: o compressor e o ventilador interno, ou não? Mas não é isso que acontece. Quando coloco a alavanca para baixo desliga tudo, o vento do ventilador e o compressor desarma.
Pode ficar somente a ventoinha ligada ou a ventoinha mais o compressor.
Como já foi dito a chave do A/C tem alto índice de problemas e recomendo que comece a avaliação por ela, pois é o defeito mais comum. Caso esteja em ordem, siga a avaliação em outras partes.
Eu mesmo já tive problemas com essa chave e também com a alavanca. A chave foi resolvido com limpeza, que nesses 18 anos com o carro, aconteceu 3 vezes. A alavanca trincou a base, fiz um reparo caseiro e ficou boa. Mais tarde, depois de alguns anos eu fiz a troca e está bom até hoje. já tem mais de 10 anos.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Eder
A verificação da alavanca de comando do ar e ventilação é só o primeiro passo para tentar resolver seus problemas, que, pela descrição que você fez dos sintomas, pode ter mais de uma causa.
Uma vez constatado que a alavanca não tem folga e não permanece nada energizado com ela na posição Desligado, você parte para outros testes.
Você diz que ao ligar o ar a ventoinha liga a segunda velocidade.
Pode sim ser o interruptor de solicitação da alta velocidade da ventoinha. Existem 3 pressostatos na linha de alta pressão (o tubo mais fino). Dois são interruptores, o outro é uma válvula de segurança de alta pressão. É a que não tem fios ligados a ela.
O do meio é o que você vai testar, desligando um dos seus fios.
Se o problema desaparecer, ele é o culpado.
O teste completo dele seria remover o mesmo (pode remover que o gás do sistema não vai vazar, segundo os manuais. Nunca testei na prática) e, com uma bomba de pressão e manômetro, verificar a que pressão ele está fechando o circuito.
Não me lembro de cabeça qual é a pressão, mas acho que é em torno de 220 libras por polegada. É uma pressão bem alta.
Se você não tem como testar, talvez seja mais barato comprar um novo do que levar a uma oficina para teste, pois se for constatado que está ruim você terá de comprar um novo de qualquer jeito.
Se o primeiro teste que você fez indicou que ele está funcionando em desacordo com o que deveria, ele está ruim. A única ligação entre o ar condicionado e a ventoinha é ele.
Sobre a queima do fusível, você não informou qual fusível está abrindo.
Dependendo do fusível, parte-se para identificar o que está em curto parcial, consumindo mais corrente do que o normal.
Abs
Nota: Isso tudo que eu escrevi só é válido se o sistema elétrico do seu Monza está original. Se foi mexido, modificado, se tem algum fio em curto em algum chicote, aí a coisa complica e as causas dos problemas podem ser outras, impossíveis de se descobrir por aqui. Nesse caso só um bom eletricista, de posse dos diagramas elétricos do Monza, poderia resolver.
A verificação da alavanca de comando do ar e ventilação é só o primeiro passo para tentar resolver seus problemas, que, pela descrição que você fez dos sintomas, pode ter mais de uma causa.
Uma vez constatado que a alavanca não tem folga e não permanece nada energizado com ela na posição Desligado, você parte para outros testes.
Você diz que ao ligar o ar a ventoinha liga a segunda velocidade.
Pode sim ser o interruptor de solicitação da alta velocidade da ventoinha. Existem 3 pressostatos na linha de alta pressão (o tubo mais fino). Dois são interruptores, o outro é uma válvula de segurança de alta pressão. É a que não tem fios ligados a ela.
O do meio é o que você vai testar, desligando um dos seus fios.
Se o problema desaparecer, ele é o culpado.
O teste completo dele seria remover o mesmo (pode remover que o gás do sistema não vai vazar, segundo os manuais. Nunca testei na prática) e, com uma bomba de pressão e manômetro, verificar a que pressão ele está fechando o circuito.
Não me lembro de cabeça qual é a pressão, mas acho que é em torno de 220 libras por polegada. É uma pressão bem alta.
Se você não tem como testar, talvez seja mais barato comprar um novo do que levar a uma oficina para teste, pois se for constatado que está ruim você terá de comprar um novo de qualquer jeito.

Sobre a queima do fusível, você não informou qual fusível está abrindo.
Dependendo do fusível, parte-se para identificar o que está em curto parcial, consumindo mais corrente do que o normal.
Abs
Nota: Isso tudo que eu escrevi só é válido se o sistema elétrico do seu Monza está original. Se foi mexido, modificado, se tem algum fio em curto em algum chicote, aí a coisa complica e as causas dos problemas podem ser outras, impossíveis de se descobrir por aqui. Nesse caso só um bom eletricista, de posse dos diagramas elétricos do Monza, poderia resolver.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
Muito obrigado pelas respostas. Esse fórum é excenlente para compartilharmos as experiências, isso ajuda muito.
Vou verificar a chave do ar condicionado no painel e esse interruptor do ventilador do radiador pois ele está sujo de óleo da caixa de direção que está vazando.
E o fuzivel que está queimando é o proprio, o ar condicionado, o da posição K5 de 30A.
Vou verificar a chave do ar condicionado no painel e esse interruptor do ventilador do radiador pois ele está sujo de óleo da caixa de direção que está vazando.
E o fuzivel que está queimando é o proprio, o ar condicionado, o da posição K5 de 30A.

-
- Ano: 1995
Boa noite pessoal.
Estou precisando de ajuda. O meu monza esta funcionando perfeitamente o ar condicionado, porem mesmo em estrada ou seja não estando em
marcha lenta, após um tempo de uso começa a armar e desarmar o compressor. Percebo o barulho do relé na caixa de fusíveis do arme e desarme. Por
ele estar gelando bem, não acredito que seja falta de gás. É possível que seja a chave do painel com mau contato? Percebi que algumas posições é
necessário ir e voltar com a alavanca para funcionar corretamente. Já aproveitando gostaria de tirar uma duvida, o meu monza foi fabricado em 1995
sendo modelo 1996. Ele ja utiliza o gas 134a ou utliza o R-12 mais antigo?
Desde ja agradeço a ajuda.
Estou precisando de ajuda. O meu monza esta funcionando perfeitamente o ar condicionado, porem mesmo em estrada ou seja não estando em
marcha lenta, após um tempo de uso começa a armar e desarmar o compressor. Percebo o barulho do relé na caixa de fusíveis do arme e desarme. Por
ele estar gelando bem, não acredito que seja falta de gás. É possível que seja a chave do painel com mau contato? Percebi que algumas posições é
necessário ir e voltar com a alavanca para funcionar corretamente. Já aproveitando gostaria de tirar uma duvida, o meu monza foi fabricado em 1995
sendo modelo 1996. Ele ja utiliza o gas 134a ou utliza o R-12 mais antigo?
Desde ja agradeço a ajuda.
Monza GLS 1995/1996
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
O sintoma é d pouca pressão do gás. Só vai saber depois de colocar os manômetros no sistema.
O problema na chave é comum e além do sintoma anterior, também temos tópicos sobre manutenção nessa chave,
Se seu Monza é 95 modelo 96 tem tudo para já ter de fábrica o gás R-134a, porém, foi um período de transição. Na carcaça do ventilador interno e na frente (carroceria) perto do radiador vem as etiquetas informando qual o tipo de gás do AC.
Abs,
Carlos Freire
O problema na chave é comum e além do sintoma anterior, também temos tópicos sobre manutenção nessa chave,
Se seu Monza é 95 modelo 96 tem tudo para já ter de fábrica o gás R-134a, porém, foi um período de transição. Na carcaça do ventilador interno e na frente (carroceria) perto do radiador vem as etiquetas informando qual o tipo de gás do AC.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP