Então hoje consegui pedir para um reparador fazer a medição da pressão da bomba. Ele disse que em marcha lenta está no limite mínimo de 1 BAR.
Em aceleração a pressão sobe para o normal.
É difícil a gente saber, por que embora o teste foi feito em minha frente, não consegui ver as medidas no manômetro.
O reparador mencionou que provavelmente a pressão está baixa por que há folga na parte de baixo do motor. E quando começar acender a lâmpada do óleo estará na hora de fazer a retífica.
Mencionou também que o problema no comando que está rustindo não falta de lubrificação, mas provavelmente problema no material do comando.
Essa última conclusão também foi mencionada pelo reparador da retífica onde eu mandei fazer o cabeçote.
Sobre o vídeo que está postado acima com o motor em funcionamento, vale dizer que está em marcha lenta (700-800 rpm) com o motor frio. Só liguei para fazer o vídeo. Hoje observando o funcionamento com o motor quente a história é outra, o óleo é espirrado com muita força.
Outra coisa que eu queria saber: A viscosidade do óleo faz diferença na pressão?
Por que da pergunta: Na primeira vez que eu pedi para medir antes de fazer o cabeçote estava com 2,9 -3,4 BAR estava usando o óleo 20x50 mineral, mas nessa última medição (atual) está com óleo 15x40 semissintético.
Abraços,
Gilmar