Farol com relê

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
thiago_pires
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Farol com relê

Mensagem não lida por thiago_pires »

Senhores(a), bom dia!

Resolvi tentar resolver um problema antigo do latão, porém atravanquei um pouco.

Meu Monza está com um problema no farol. A tempos percebo que quando dou partida ou a chave esta ultimo estagio o farol "não acendia".

Resolvi buscar o motivo e vi que na verdade ele acende, porém muito fraco.

Encontrei dois relês auxiliares nele, as ligações estão corretas, mas medindo com um multímetro observei as seguintes situações.

Minha lâmpada é a Philips Night Vision, tradicional 55W. As chaves de acionamento são novas

Os relês está recebendo 11v da bateria.

Acionando somente a lanterna: Okay

Acionando farol baixo:
- Lado do Motorista: Acendo o Farol e a Pingo, porém com o brilho fraco, amarelado. Chegando 10,5 v
- Lado do Passageiro: Não acende a Pingo, porém o brilho do farol mais forte já ficando mais branca. Chegando 10,8 v

Com a chave acionada e farol alto ligado:
Acionando farol baixo:
- Lado do Motorista: Acende todas as lâmpadas com o brilho fraco porém superior ao do passageiro: Chegando 10v
- Lado do Passageiro: Acende todas as lâmpadas com o brilho fraco: Chegando 3v

Comprei ele já com estes relês.

As dúvidas que estou:

Provavelmente são os relês que estão com problema?

O cabo de acionamento dos faróis em alguma momento passa pelo chicote do comutador?
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Re: Farol com relê

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Amigo, verifique o aterramento pode estar deficiente - esse seria o primeiro item a ser verificado. Pode ser também mau contato nos conectores. Um dia um dos meus faróis simplesmente não quis acender. Verifiquei desde a lâmpada até o fusível, daí verifiquei que não chegava energia no terminal da lâmpada, não conseguindo encontrar onde era o problema levei-o no eletricista. O problema era num dos conectores do chicote. Foi só dar uma limpada tudo voltou ao normal. Tente isso. Se nãotiver conhecimento básico é melhor levar num bom eletricista

Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Re: Farol com relê

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

thiago_pires escreveu: 04 Nov 2019, 12:04 Senhores(a), bom dia!

Resolvi tentar resolver um problema antigo do latão, porém atravanquei um pouco.

Meu Monza está com um problema no farol. A tempos percebo que quando dou partida ou a chave esta ultimo estagio o farol "não acendia".

Resolvi buscar o motivo e vi que na verdade ele acende, porém muito fraco.

Encontrei dois relês auxiliares nele, as ligações estão corretas, mas medindo com um multímetro observei as seguintes situações.

Minha lâmpada é a Philips Night Vision, tradicional 55W. As chaves de acionamento são novas

Os relês está recebendo 11v da bateria.

Acionando somente a lanterna: Okay

Acionando farol baixo:
- Lado do Motorista: Acendo o Farol e a Pingo, porém com o brilho fraco, amarelado. Chegando 10,5 v
- Lado do Passageiro: Não acende a Pingo, porém o brilho do farol mais forte já ficando mais branca. Chegando 10,8 v

Com a chave acionada e farol alto ligado:
Acionando farol baixo:
- Lado do Motorista: Acende todas as lâmpadas com o brilho fraco porém superior ao do passageiro: Chegando 10v
- Lado do Passageiro: Acende todas as lâmpadas com o brilho fraco: Chegando 3v

Comprei ele já com estes relês.

As dúvidas que estou:

Provavelmente são os relês que estão com problema?

O cabo de acionamento dos faróis em alguma momento passa pelo chicote do comutador?
Amigo, verifique o aterramento pode estar deficiente - esse seria o primeiro item a ser verificado. Pode ser também mau contato nos conectores. Um dia um dos meus faróis simplesmente não quis acender. Verifiquei desde a lâmpada até o fusível, daí verifiquei que não chegava energia no terminal da lâmpada, não conseguindo encontrar onde era o problema levei-o no eletricista. O problema era num dos conectores do chicote. Foi só dar uma limpada tudo voltou ao normal. Tente isso. Se nãotiver conhecimento básico é melhor levar num bom eletricista

Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder