Minha primeira participação no fórum.

Recentemente comprei essa lenda 1990 2.0 à álcool. No processo de arrumar a documentação para a transferência, notei que o motor dele inicia com o código B18LZ, que se refere a um motor de Monza 1.8 EFI à gasolina. O carro está com cabeçote de carburado, provavelmente do motor original. Segundo o antigo dono, ele nunca trocou o motor com o carro enquanto em suas mãos e teve ele desde 2009.
Esse fato pode influenciar a taxa de compressão do motor? Ou quem manda nisso é o cabeçote?
Outra dúvida, o carro engasga quando piso no acelerador muito rapidamente, será que ha relação com o bloco?
Pelo que já li em outros tópicos é bem provável que seja carburação ou sistema de ignição.
Testando o carro na rodovia, ele desenvolve bem, faz 120 km/h sem muito esforço, mantendo o acelerador constante, mas não aceita pisada repentina, apresentando engasgos.
E nesse ano (2023), o antigo dono fez um trabalho de retífica no motor, pois a junta do cabeçote queimou por falta de água. De acordo com ele, os engasgos foram após a montagem, suspeita que o mecânico não ajustou bem o carburador.
Desde já, agradeço a colaboração de todos para manter a nossas lendas na ativa.