Classic SE com a temperatura alta com AC ligado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
RobsReginaldo91
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Classic SE com a temperatura alta com AC ligado

Mensagem não lida por RobsReginaldo91 »

Bom dia amigo. Sou novo aqui no fórum e ainda estou aprendendo sobre, desculpe se errar ao criar o tópico.
Estou com um problema no Monza e queria algumas ideias.
É um Classic SE 2.0 1990, o problema dele esta sendo com a temperatura. Logo que peguei ele, o ar condicionado não estava funcionando, e a ventoinha dele estava independente do sistema original, pelo que entendi deu um problema meio grande que derreteu até na caixa de fusível, mantive do jeito que estava, relé auxiliar, cebolão, ventoinha, bem simples. A temperatura mantinha até o meio do marcador, porém, quando o ar foi consertado a temperatura subia muito e rápido, o que notei foi que a ventoinha só tinha ficado acionando pelo cebolão, ai coloquei outro relê que quando aciona o AC os 12v do compressor aciona a relê da ventoinha e ela fica sempre acionada enquanto permanecer ligado, melhorou. Depois abri o radiador e fiz uma boa limpeza, estava bem sujo, melhorou bastante, estava praticamente normal, ai piorou de novo quando coloquei a saia plástica na frente do carro, ela passa do meio com o AC ligado, tem que ficar atento. Estou pretendendo colocar uma ventoinha auxiliar na frente do condensador, pergunto, algum amigo já fez essa adaptação?
Tem algum eletroventilador para me indicar, que sirva no espaço da frente?
Agradeço desde já. :shock:
jean2024
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Classic SE com a temperatura alta com AC ligado

Mensagem não lida por jean2024 »

Olá, Robs, tudo bem?

Sobre a temperatura subir um pouco acima do meio quando o ar-condicionado está ligado, isso é normal. O que não pode acontecer é passar muito do meio e continuar subindo.

No seu Monza 1990, não sei dizer se o ar-condicionado é original de fábrica ou adaptado — isso faz diferença no funcionamento.

Vou usar o meu carro como exemplo. Tenho um Monza 96 com ar-condicionado original, que possui duas velocidades no eletroventilador. Quando ligo o ar, entra apenas a primeira velocidade. A segunda só é acionada quando a pressão do sistema do ar-condicionado sobe. Ou seja, mesmo que o motor chegue a 105 °C, se a pressão do ar não estiver alta, a segunda velocidade não arma, pois a primeira já dá conta. Lembrando que a temperatura ideal de trabalho do meu Monza é a seguinte a temperatura quando chega a 101ºC, arma a primeira velocidade do eletroventilador e quando e quando chega a 95ºC desarma, se caso passar de 101ºC está com algum problema no sistema de arrefecimento do meu Monza.

O meu carro tem eletroventilador de 5 pás e radiador próprio para A/C (marca Visconde).

Já vi relatos de que no Monza 94, ao ligar o ar-condicionado, a segunda velocidade já entra direto — diferente do meu caso, onde ela só entra com pressão alta no sistema.

No seu carro, vale verificar alguns pontos:

Se o “cebolão” (sensor de temperatura) é original ou adaptação

Se a ventoinha é de 5 pás

Se o radiador é o correto para modelos com ar-condicionado

Se os aterramentos do motor estão bons

Se o eletroventilador está com boa força (não está fraco)

Se as mangueiras no cavalete estão ligadas corretamente

Como você já fez a limpeza do radiador, isso é um ponto positivo. Mas ainda assim, é importante confirmar se ele é o modelo adequado para o Monza com A/C.

Ah, e em alguns casos semelhantes, pessoal comentou que usaram ventoinha universal de 10 polegadas como alternativa.
RobsReginaldo91

Olá Jean, tudo ótimo e você?
Obrigado pelo retorno e pelas informações. Eu não verifiquei o radiador se está correto, fisicamente os modelos diferem ou teria que ser pelo código mesmo?
Eu notei que quando o ar está ligado, o condensador aquece bastante de não conseguir encostar a mão. Queria adaptar um eletroventilador na frente soprando o condensador, mas é muito pouco espaço. No YouTube tem um vídeo de um rapaz que usou um de 6 polegadas e serviu, mas é bastante mão de obra, pois precisa soltar o radiador e o condensador para encaixar.
Sobre a ventoinha, ela é 5 pás, a marca do motor é Wapsa, tem um detalhe importante no eletroventilador dele, eu cheguei a abrir para revisar, pois achei um pouco pesado, quando abri ele estava emperrado e girando a bucha dianteira junto com o eixo, eu troquei a bucha, lixei o eixo, poli, lubrifiquei e depois ficou bem leve. E também tinha uma escova que não estava dando contato, parece que aspira bem, ficou bom por um período até colocar a saia frontal.
A minha segunda ideia seria substituir o eletroventilador, pensei em usar um universal no lugar, mas vi que eles são mais fracos que o original, se não me engano seria 130w o original, aqui no fórum vi um pessoal comentando sobre a ventoinha da S10, que é idêntica e encaixa no suporte, ela é de 250w, é bem mais eficiente. Se não me engano, a do Monza a partir de 91 também usa um eletroventilador mais eficiente, será verdade?
Hoje eu verifico o radiador e retorno aqui para compartilhar.
jean2024
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jean2024 »

Bom dia, Robs.

Sobre o aquecimento do condensador, acredito que seja algo normal. No Monza com ar-condicionado de fábrica, o condensador fica posicionado à frente do radiador, o que pode dificultar a entrada de ar ambiente pela grade frontal do carro para o resfriamento do motor. Com isso, parte do ar que chega ao radiador já vem aquecido pelo condensador, o que explica o aumento da temperatura quando o ar-condicionado está ligado.

Em relação ao eletroventilador, recomendo não substituir o original por outro modelo diferente. Caso precise trocar, o ideal é adquirir o modelo original de 5 pás do Monza com ar-condicionado. Ainda é possível encontrá-lo à venda em sites como Accioly e Mercado Livre.

Sobre a adaptação de um eletroventilador adicional na frente do condensador, pode até ser uma alternativa válida, porém exige modificações, como a realização de furos para fixação, o que demanda bastante cuidado para não danificar o componente.

Por fim, no seu Monza, vale a pena verificar melhor essa questão do relé auxiliar e do cebolão. É possível que seja uma adaptação, e esse tipo de funcionamento independente do sistema original pode trazer problemas. Já vi alguns casos em fóruns em que essa configuração não funcionava bem, principalmente com o ar-condicionado ligado.

A minha sugestão seria investigar mais a fundo e, se possível, retornar ao sistema original do veículo.
RobsReginaldo91

Boa tarde Jean.
Sim, eu queria deixar o sistema original, mas não sei como é no Monza 90. Tive um Classic 86 que tinha os relés originais para cada velocidade do eletroventilador, no modelo com ar condicionado, e também tinha a resistência aquela. Nesse carro eu não encontrei nada, tentei encontrar fios isolados, algo do tipo, mas nada, na internet procurei por algum esquema, mas não encontrei, vc sabe se nos modelos de 90 seguia na mesma configuração?
Os relés ficavam no cofre quase ao lado da evaporadora do ar condicionado no 86 que tive. E a outra dúvida é na caixa de fusível, derreteu aquela parte onde ficava o fusível do ar, aí pegaram o fio atrás e ligaram em outro que vai ao cofre. Há pouco tempo, quando comprei o carro, foi trocado o cabeçote dele, o original dele tinha uma pequena trinca e sempre ficava com uma falha, depois de trocar o cabeçote o funcionamento ficou excelente, aí o mecânico me passou que trocou a bomba d'água também, aí não sei se troco o radiador, ou troco o eletroventilador primeiro para testar. Como lhe falei, ele funciona, mas quando aciona chega a sentir uma vibração no carro, vou deixar o link do eletroventilador que tinha visto.
https://www.mercadolivre.com.br/up/MLBU ... ction=copy
Responder