Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por TheRipper »

José Leal escreveu:
TheRipper escreveu:O uso da sonda lambda nas injeções modernas se justifica mais pela emissão de poluentes do que qualquer outra coisa. A sonda lambda de "banda estreita", que é maioria absoluta em todos os carros, só tem alguma precisão na faixa de estequiometria perfeita, fora disso, ela só diz que a mistura está rica ou pobre, mas NÃO diz com precisão o quão rico ou pobre! Isso sem contar o delay da sonda.

Mas mantendo a relação "estequimetricamente perfeita" não traz economia, já que não há desperdício de combustível? Se bem que a relação "nunca" fica na ideal, já que a sonda só informa para a IE que a mistura está rica ou pobre. Se está rica demais, a SL manda empobrecer, se está pobre demais, manda enriquecer...

...Como vc anda com a MegaSquirt, fica bem mais fácil para controlar o consumo e o funcionamento do motor.
A relação de estequiometria perfeita é considerada a ideal para emissão de poluentes e durabilidade do motor, mas para consumo, é melhor que a mistura fique um pouco pobre (não muito, pois deixa o carro fraco e pode trazer problemas pela temperatura excessiva no interior das câmaras), e para potência, que a mistura fique um pouco rica, pois mistura rica (não rica demais) queima mais rápido, e ajuda a refrigerar as câmaras.

Quanto à correção por sonda em tempo real, geralmente a faixa de compensação (o quanto a ECU vai enriquecer ou empobrecer a mistura em função da leitura da sonda) é pequena, não chega a 10%. :smt023

MegaSquirt foi o brinquedo mais divertido que descobri nos últimos anos! hehehehe
Agora é só felicidade, fazendo 8km/l de álcool na cidade! :D
wQuick
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por wQuick »

TheRipper escreveu: MegaSquirt foi o brinquedo mais divertido que descobri nos últimos anos! hehehehe
Quais as reais diferenças entre a MegaSquirt e a Multec 700 ??? Vale a pena a troca nos monzas EFI ???
8km/l alcool é uma otima noticia....

Abraços...

wQuick
Monza GLS, 2.0, EFI, Alcool, 2 portas , 93/94
Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

TheRipper escreveu:MegaSquirt foi o brinquedo mais divertido que descobri nos últimos anos! hehehehe
Você já está rodando normalmente com a MegaSquirt? Quando foi feito o seu projeto?

Eu tenho acompanhado a conversão que está sendo feita pelo Mattador:
http://monzamegasquirtbr.blogspot.com
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por TheRipper »

A MegaSquirt é muito superior à Multec 700, é totalmente programável em tempo real, é compatível com praticamente qualquer tipo de ignição (inclusive distribuidor HEI), suporta praticamente quantos injetores você quiser colocar, e funciona em modo semi-seqüencial, tem suporte a sonda lambda narrowband e wideband, knock sensor, saída pra shift light, boost control, etc, etc, etc. Não tem nem comparação, ela dá um mundo de possibilidades, é superior, inclusive, à aclamada Fuel Tech, pois tem mais recursos e é mais precisa.

Eu diria que vale a pena trocar a injeção original por ela se o motor tiver alguma modificação. Em motores totalmente originais, eu não mexeria.

Meu projeto foi (parcialmente) concluído no final do ano passado, e rodei quase 3.000 km sem nenhum problema! Agora vou partir para uma preparação um pouco mais pesada.
andre.nizer

Mensagem não lida por andre.nizer »

HELP ME !!!!

desde que adquiri minha criança (Outubro 2007) nunca me preocupei com o consumo (9km/l) as vezes 9,5 dependendo do pé...

eis que do nada o bicho começou a beber feito louco....

fiz um teste...

botei 30 reias de gasolina... geralmente dava pro rodar 110 KM numa boa !
Porém quando cheguei aos 75 vi que tinha ido toda a gasosa jah !!!
coloquei mais gasolina suficiente pra rodar mais 75 km e chegar aos 150...

porém rodei ateh 105, cheguei em casa e deixei o carro uns dias sem usar... outro dia fui sair e adivinha !!! nem saiu de casa... acabou a gasosa !!!

não tem nenhum vazamento aparente pra ir tanta gasosa !

a unica coisa que tem de errado ateh o momento é meu escapamento que como alguns sabem resolveu se suicidar e pulou da caranga em movimento... mas acredito que isso não seria o suficiente pra tanta bebedeira !!

rodo em média 35 Km/dia e com 10reais eu podia fazer esse percurso.... mas acho que agora soh com Vintão !! dai num há bolso que aguente !!

se puderem ajudar ... agradeço muito !
Igor Conrado
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Igor Conrado »

Galera.

Sou de Vila Velha - ES, meu monza na manha faz 8,5 na estrada faz 12 - 13. Sempre quando estou com pouco combustivel troco de macha a 2000 giros acho que isso ajuda bastante na economia. Estou certo? :smt017
MONZA CLASSIC - 2.0 - 1991
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

andre.nizer escreveu:HELP ME !!!!

desde que adquiri minha criança (Outubro 2007) nunca me preocupei com o consumo (9km/l) as vezes 9,5 dependendo do pé...

eis que do nada o bicho começou a beber feito louco....

fiz um teste...

botei 30 reias de gasolina... geralmente dava pro rodar 110 KM numa boa !
Porém quando cheguei aos 75 vi que tinha ido toda a gasosa jah !!!
coloquei mais gasolina suficiente pra rodar mais 75 km e chegar aos 150...

porém rodei ateh 105, cheguei em casa e deixei o carro uns dias sem usar... outro dia fui sair e adivinha !!! nem saiu de casa... acabou a gasosa !!!

não tem nenhum vazamento aparente pra ir tanta gasosa !

a unica coisa que tem de errado ateh o momento é meu escapamento que como alguns sabem resolveu se suicidar e pulou da caranga em movimento... mas acredito que isso não seria o suficiente pra tanta bebedeira !!

rodo em média 35 Km/dia e com 10reais eu podia fazer esse percurso.... mas acho que agora soh com Vintão !! dai num há bolso que aguente !!

se puderem ajudar ... agradeço muito !
André, apenas uma mangueira rachada que fica gotejando quando acelera já é um bastante para jogar o consumo lá embaixo.
mellosamuel
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por mellosamuel »

Gente, tenho um monza classic se 2.0 efi. Comprei de um cara que fez o motor e passou a alcool, coloccou os pistões do alcool, bico branco, porém a central ele não mexeu, está do gasolina. Está fazendo na média de 4 km/l na cidade e un 9 km na estrada. Eu esperava que fizesse mais, estou com ele ha uns 40 dias.
Será que essa central a gasolina pode estar injetando combustivel insuficiente e acabo pisando um pouco mais pro carro andar, consequentemente ele gasta mais, ou ele faz essa média mesmo?
Ele também não tem aquela arrancada, falha quando piso de uma vez, depois deslancha. Mas acho que tá gastão.
Valeu !
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigenito, para que todo o que n'Ele crer, não pereça, mas tenha vida Eterna ! João3:16

Monza Classic SE 2.0 EFI - 92/93
Painel Digital
Freio a disco nas 4 rodas
Preto Menphis Perolizado
Responder