A relação de estequiometria perfeita é considerada a ideal para emissão de poluentes e durabilidade do motor, mas para consumo, é melhor que a mistura fique um pouco pobre (não muito, pois deixa o carro fraco e pode trazer problemas pela temperatura excessiva no interior das câmaras), e para potência, que a mistura fique um pouco rica, pois mistura rica (não rica demais) queima mais rápido, e ajuda a refrigerar as câmaras.José Leal escreveu:TheRipper escreveu:O uso da sonda lambda nas injeções modernas se justifica mais pela emissão de poluentes do que qualquer outra coisa. A sonda lambda de "banda estreita", que é maioria absoluta em todos os carros, só tem alguma precisão na faixa de estequiometria perfeita, fora disso, ela só diz que a mistura está rica ou pobre, mas NÃO diz com precisão o quão rico ou pobre! Isso sem contar o delay da sonda.
Mas mantendo a relação "estequimetricamente perfeita" não traz economia, já que não há desperdício de combustível? Se bem que a relação "nunca" fica na ideal, já que a sonda só informa para a IE que a mistura está rica ou pobre. Se está rica demais, a SL manda empobrecer, se está pobre demais, manda enriquecer...
...Como vc anda com a MegaSquirt, fica bem mais fácil para controlar o consumo e o funcionamento do motor.
Quanto à correção por sonda em tempo real, geralmente a faixa de compensação (o quanto a ECU vai enriquecer ou empobrecer a mistura em função da leitura da sonda) é pequena, não chega a 10%. :smt023
MegaSquirt foi o brinquedo mais divertido que descobri nos últimos anos! hehehehe
Agora é só felicidade, fazendo 8km/l de álcool na cidade!
