SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Carlos e Amigos, bom dia!
já está começando a clarear. Antes de procurar mais, vou inverter a conexão para ver se acende... vou dar uma saída com o carro e será um novo teste. Se não funcionar, vou percorrer o chicote e ou ver que cor de fio sai do A7 no módulo. até mais - waldir
já está começando a clarear. Antes de procurar mais, vou inverter a conexão para ver se acende... vou dar uma saída com o carro e será um novo teste. Se não funcionar, vou percorrer o chicote e ou ver que cor de fio sai do A7 no módulo. até mais - waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Waldir, antes de andar com o carro, já coloque um resistor no LED. O valor ideal é de 1K ohm.
Se vc não colocá-lo, ao acender a luz, o LED vai queimar instantaneamente.
Até mais.
Se vc não colocá-lo, ao acender a luz, o LED vai queimar instantaneamente.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Carlos, Leal e Amigos,
Leal eu já tinha colocado o resistor (560 ohms) e a inversão não funcionou tbém. Agora com mais tempo conferi com o multímetro e tanto o fio amarelo como o preto disponíveis com terminais estão fornecendo 12~13v com a chave ligada. Isto significa que um deles está energizado indevidamente. Arrumando tempo devo verificar a UCE ( ela fica debaixo do porta luvas?) no pino A& conf. o Carlos informou. Se não tiver nada conectado posso puchar um fio e ligar no outro terminal e também procurar de onde vem a energização dos dois. :smt017
Continuo aceitando sugestões e orientações. Quando der certo quem não tem a dita ligada (economia absurda da GM (um soquete e uma lampinha) pode fazer acontecer tbém já que o Multec 700 disponibiliza.
Abraços
waldir
Leal eu já tinha colocado o resistor (560 ohms) e a inversão não funcionou tbém. Agora com mais tempo conferi com o multímetro e tanto o fio amarelo como o preto disponíveis com terminais estão fornecendo 12~13v com a chave ligada. Isto significa que um deles está energizado indevidamente. Arrumando tempo devo verificar a UCE ( ela fica debaixo do porta luvas?) no pino A& conf. o Carlos informou. Se não tiver nada conectado posso puchar um fio e ligar no outro terminal e também procurar de onde vem a energização dos dois. :smt017
Continuo aceitando sugestões e orientações. Quando der certo quem não tem a dita ligada (economia absurda da GM (um soquete e uma lampinha) pode fazer acontecer tbém já que o Multec 700 disponibiliza.
Abraços
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Waldir, o pulso enviado pelo módulo, para acender a luz, é negativo.
Naquele esquema que lhe enviei tem o esquema dos conectores do módulo, certo? Se tiver um fio conectado lá no plug, veja a cor dele e olhe atrás do painel para saber onde ele está.
Até mais.
Naquele esquema que lhe enviei tem o esquema dos conectores do módulo, certo? Se tiver um fio conectado lá no plug, veja a cor dele e olhe atrás do painel para saber onde ele está.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Leal,
estava justamente estudando o esquema que vc me enviou e provavelmente amanhã vou mexer nisso. Entendi que o fio sai do A7 vou identificar a cor. Se for o tal amarelo alguém mexeu no carro quando instalou o positron, ou fez alguma manutenção eletrica :smt021 ... vou substituí-lo (desta vez puxar com x
e identificar qualís fios positivos saem do fusível K3... um vai para a lampada de defeitos e o outro para o shift conf. o esquema.
obrigado
waldir
estava justamente estudando o esquema que vc me enviou e provavelmente amanhã vou mexer nisso. Entendi que o fio sai do A7 vou identificar a cor. Se for o tal amarelo alguém mexeu no carro quando instalou o positron, ou fez alguma manutenção eletrica :smt021 ... vou substituí-lo (desta vez puxar com x

obrigado
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
José Leal Carlos Freire e Amigos
Tenho a satisfação de informar-lhes que NASCEU de difícil e a forceps
e está piscando direitinho nas mudanças de marchas, só não vi piscar na 5ª pq o trajeto que fiz hoje não permitiu. Porém onde eu não colocaria a quarta a 'luz' pediu e eu fiz... será uma mudança de habito a partir de hoje. Putz tal 'facilidade' dormiu comigo desde 95... 13 anos :smt015
Mas, identifiquei o fio na UCE A7 é o amarelo... com um multímetro chequei a 'zeragem' para ter certeza se era ele mesmo. Abandonei o fio preto com terminal (que não funcionou, sei lá pq) e puxei um fio da caixa de fúsivel K3. Meti uma ponta desencapada junto com o fuzível (lado direito de quem vê chequei antes com o multímetro) Amanhã vou tirar a caixa de fuzíveis e fazer a ligação por traz para que a gambiarra não me denuncie ao sindicato dos eletrecistas :smt018
Só tenho a agradecer a paciencia dos amigos nomeados e à este forum que muito me ajudado e ensinado :smt024
Abraços
waldir
Tenho a satisfação de informar-lhes que NASCEU de difícil e a forceps

Mas, identifiquei o fio na UCE A7 é o amarelo... com um multímetro chequei a 'zeragem' para ter certeza se era ele mesmo. Abandonei o fio preto com terminal (que não funcionou, sei lá pq) e puxei um fio da caixa de fúsivel K3. Meti uma ponta desencapada junto com o fuzível (lado direito de quem vê chequei antes com o multímetro) Amanhã vou tirar a caixa de fuzíveis e fazer a ligação por traz para que a gambiarra não me denuncie ao sindicato dos eletrecistas :smt018
Só tenho a agradecer a paciencia dos amigos nomeados e à este forum que muito me ajudado e ensinado :smt024
Abraços
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Opa, que maravílha!!! Ainda bem que funcionou.
Realmente ela não acende quando está em 5ª marcha.
Ao invés de pinçar um fio atrás da cx de fusíveis, pq vc não pega o positivo direto do painel? Fica como original.
Um esquema para vc saber como é o chicote do painel: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=15
Até mais.
Realmente ela não acende quando está em 5ª marcha.
Ao invés de pinçar um fio atrás da cx de fusíveis, pq vc não pega o positivo direto do painel? Fica como original.
Um esquema para vc saber como é o chicote do painel: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=15
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Leal,
poderia sim puxar do painel, porém, eu quis seguir o esquema que vc me forneceu... vai que desse uma zica, já estaria identificado na cx de fuzível. Vou rever, e o que for mais fácil eu faço. Vou testar da 4ª para a 5ª marcha amanhã e depois eu conto.
waldir
poderia sim puxar do painel, porém, eu quis seguir o esquema que vc me forneceu... vai que desse uma zica, já estaria identificado na cx de fuzível. Vou rever, e o que for mais fácil eu faço. Vou testar da 4ª para a 5ª marcha amanhã e depois eu conto.
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya