mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por TheRipper »

Gustavo Turolla escreveu:só um comentário: estou lendo umas coisas aqui no msbr e a montagem do sistema parece bem simples...
tem esquemas bem montados e é tudo bem explicado, montar não será problema. só não sei quanto a programar...
Programar é demorado, e se não fizer tudo com o devido cuidado, você pode até quebrar seu motor. Mas também é muito divertido quando você começa a ver o troço funcionando! :D
Eu tive que partir do zero, pois não conhecia ninguém com configuração igual à minha, mas eu posso te passar meu arquivo .MSQ (configuração da MegaSquirt), que já vai ser um ótimo ponto de partida :smt023
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Ah sim, creio que seja mais fácil ajustar a configuração de outro carro do que começar uma do zero...
Mas Fábio, como é essa programação? Creio que a MS venha com um programa para configurá-la, mas como ele funciona?
que parâmetros você usa pra configurar?
Qdo vc tiver com tempo livre, tira um print screen do programa pra eu ter uma noção?
valeu
SL/E 93 Vermelho Maiorca(?) - 70.000km originais
2.0 efi, completo, disco nas 4, tudo elétrico.
Manual, chave reserva, alarme original... E ainda falta bastante coisa.

batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Não sei se é este que vocês usam, mas foi o primeiro que achei no google, só para você ter uma noção do tamanho da encrenca... hehehe

http://megatunix.sourceforge.net/screen ... ut-tab.php

Obs: Vai clicando nos botões do lado esquerdo que ele mostra o "screenshot" de cada seção.

Volto a insistir. Se você pensa mesmo em encarar o trampo de montar e acertar um sistema de injeção completo, ESTUDE MUITO sobre o funcionamento de um motor de ciclo otto ANTES de se preocupar com qualquer outra coisa... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper

500EF escreveu:Não sei se é este que vocês usam, mas foi o primeiro que achei no google, só para você ter uma noção do tamanho da encrenca... hehehe

http://megatunix.sourceforge.net/screen ... ut-tab.php

Obs: Vai clicando nos botões do lado esquerdo que ele mostra o "screenshot" de cada seção.

Volto a insistir. Se você pensa mesmo em encarar o trampo de montar e acertar um sistema de injeção completo, ESTUDE MUITO sobre o funcionamento de um motor de ciclo otto ANTES de se preocupar com qualquer outra coisa... :wink:
Eu uso o Megatune, mas o pessoal fala muito bem do MegaTunix também.

Mas concordo com você em aprender sobre o funcionamento de um motor.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu: Eu uso o Megatune, mas o pessoal fala muito bem do MegaTunix também.
Confesso que não conheço nada desta área... :oops:

Apenas postei o link do primeiro resultado que apareceu na busca que fiz no google.

E pelo que pude perceber, os screenshots foram tirados no linux ("X" no ícone de controle da janela). Talvez por isso o nome terminando com "ix"... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Bem provável mesmo, comum quem mexe com qualquer tipo de programação gostar de linux. eu que não mexo, adoro...
Sobre estudar o funcionamento do motor, já comecei... O basicão eu já sabia, comecei a ler mais umas coisas sobre injeção.
Acredito que também lendo sobre o funcionamento da mega no msbr aprenderei bastante.
a idéia de ser elemento ativo na preparação do meu carro é muito animadora.
obrigado por tudo!
abraços

TheRipper

500EF escreveu:
TheRipper escreveu: Eu uso o Megatune, mas o pessoal fala muito bem do MegaTunix também.
Confesso que não conheço nada desta área... :oops:

Apenas postei o link do primeiro resultado que apareceu na busca que fiz no google.

E pelo que pude perceber, os screenshots foram tirados no linux ("X" no ícone de controle da janela). Talvez por isso o nome terminando com "ix"... hehehe
Como a Mega é um projeto aberto, qualquer um pode escrever um programa para configurá-la.
Na verdade, os dois programas em questão têm praticamente os mesmos recursos, só a interface que muda bastante. O MegaTune funciona apenas no Windows, mas há versões do MegaTunix tanto para Windows quanto para Linux. Reparou na quantidade de coisas pra configurar??? Gastei mais de uma resma de papel para imprimir o manual, e tive que ler tudo de cabo a rabo para entender o que estava fazendo :shock: Mas ver o motor funcionando redondinho depois de tudo isso recompensa qualquer esforço! :D
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

TheRipper escreveu:ver o motor funcionando redondinho depois de tudo isso recompensa qualquer esforço! :D
Tenho certeza! Minha vontade é essa, ver tudo funcionando direito e ser responsável por isso.

Responder