Vazamento de água no cabeçote

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire, no catálogo dá a entender que a válvula de alivio do cabeçote está atrás dessa tampa redonda com 4 furos.
Realmente a figura não é muito clara, e não dá para se saber que alívio de cabeçote é, se é do sistema de óleo ou não.
Em outros carros essa válvula atua com essa função que vc falou, mas no catálogo isso está claro.
Achar que essa válvula lidava com água foi uma hipótese, já balançada na minha postagem anterior, se vc teve a paciência de ler :lol:
A dúvida agora é se essa peça redonda é removível. No meu motor ela tem um recorte hexagonal, que ao que tudo indica é para remoção da mesma. No carro que está vazando existem 4 furos na tal, ninguém sabe para que os furos.
Contamos com sua experiência para ajudar a destrinchar esse pepino.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Carlos Freire, no catálogo dá a entender que a válvula de alivio do cabeçote está atrás dessa tampa redonda com 4 furos.
Realmente a figura não é muito clara, e não dá para se saber que alívio de cabeçote é, se é do sistema de óleo ou não.
Em outros carros essa válvula atua com essa função que vc falou, mas no catálogo isso está claro.
Achar que essa válvula lidava com água foi uma hipótese, já balançada na minha postagem anterior, se vc teve a paciência de ler :lol:
A dúvida agora é se essa peça redonda é removível. No meu motor ela tem um recorte hexagonal, que ao que tudo indica é para remoção da mesma. No carro que está vazando existem 4 furos na tal, ninguém sabe para que os furos.
Contamos com sua experiência para ajudar a destrinchar esse pepino.

Abraços
Luiz Carlos,

eu acompanho a todas as mensagens deste fórum e, entendi perfeitamente as dúvidas. Postei sobre a válvula, porque nas mensagens, haviam dúvidas sobre sua função e, como já tenho experiência de troca dessa válvula, resolvi postar para que todos que leiam as mensagens, e até o pessoal que não estam participando com respostas as mensagens, não se confundam e aumentam os conhecimentos sobre o carro.

Realmente... se verificarem pelo catálogo ChepChev, a linha que liga esse componente a seu local tem a visualização prejudicada. Mas, como você mesmo verificou em outros veículos a função da válvula, passou desapercebido que no catálogo do Kadett, tem o adaptador de posição 24 e o sensor de posição 23. Como o cabeçote do Kadett é igual ao do Monza do mesmo ano, e esse adaptador é igual ao do Monza:
O código: 94638935 - ADAPTADOR do medidor de temperatura

Se procurarem no catálogo do Monza, na seção de Arrefecimento e lubrificação, no assunto termostato, vai perceber que tem o adaptador do medidor de temperatura, na posição 15, e com mesmo código.

Se as peças tem códigos, sugerem que podem ser trocadas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Muito importante essa informação.
Pena que o catálogo só indique aplicação em Monzas 1983 a 1985 (GKLM A/P-20785)
Nos outros Monzas essa peça não consta (consta o desenho, mas não o número de índice ou número de peça - pelo menos no meu CepChev).

Pelo menos ficou esclarecido que aquela peça é removível, o que facilita a vida do colega que está com o vazamento de água.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Vou falar uma coisa que não tem nada a ver com o tópico :lol:
Mas pela foto que o colega postou, parece que está vazamento de óleo pelo distribuidor... coisa fácil de ser resolvida, troca-se apenas um o'ring. Treoquei o meu tem pouco tempo, paguei 10 reais em um GM.

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Diego, o meu está assim como o da foto, mas o vazamento não é pelo vedador do distribuidor (no meu já fiz uma pesquisa de pane :( )
No meu rachou aquela mangueira de respiro de óleo, sobre a tampa de válvulas. O óleo escorre para a frente do motor e o eletro-ventilador se encarrega de deslocar a sujeira para esse ponto.
O vedador que vc citou eu já substituí no meu outro Monza. Custou 50 centavos (não original) e foi fácil de trocar.
Estou meio desiludido com borrachas originais, pois essa mangueira que rachou não tem 2 anos e custou uma nota,é original GM .

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Puxa, Luiz.... o meu tbm rachou essa mangueira. Mas eu não achei a original pra comprar, coloquei uma gates mesmo, já tem um tempão e ela está lá, 100%. Custou-me 22 reais. :D :smt023

Abraço! 8)
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por lfgomez »

Diego Paiva, obrigado pela dica! Vou verificar se está vazando óleo pelo distribuidor! Sempre baixou um pouco de óleo do carro, mas nunca me preocupei com isso, pois era pouco!
Muito obrigado Carlos Freire! Era exatamente essa peça que eu estava procurando!
Já havia procurado por todo o ChepChev e não a encontrei. Você realmente é um dos maiores, senão o maior, conhecedor de Monzas! Agora estou mais animado, antes estava ficando triste toda vez que olhava para meu monza na garagem.
Realmente muito obrigado a todos que colaboraram no Tópico! :smt023
Vou procurar essa peça amanhã aqui em Campinas. Com o número dela deve ser um pouco mais fácil.
Por enquanto coloquei um parafuso pequeno (1 mm dentro do furo) e passei silicone de alta temperatura. Acho que dá para chegar nas lojas com alguns litros de água. Aproveitei e coloquei o carburador com mistura ligeramente rica (nada muito absurdo) afim de diminuir a temperatura do motor.
Vou postando aqui conforme for progredindo nessa empreitada em busca do "Adaptador do medidor de temperatura"!
Mais uma vez, obrigado!

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por lfgomez »

Olá a todos!
Demorei um pouco para responder, mas, agora posso dizer: Problema Resolvido! :mrgreen:
Era exatamente a peça que o Carlos Freire disse! Apesar de no ChepChev não mostra-la em Monzas 87, a peça é a mesma, inclusive a mesma usada nos Monzas Tubarão. Inclusive a que consegui com a GM (tive que encomendar) tem o sextavado em baixo relevo como a do Monza 94 do Luiz Carlos.
Só não consigo entender como uma peça de alumínio pode ter ficado tão corroída. Tirei umas fotos para que vocês vejam o estado em que a peça estava:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bom, muito obrigado a todos!
Fica aí a dica para todos que notarem um vazamento próximo ao sensor de temperatura. A peça do tubarão é igual a do caixote (tirando o sextavado em baixo relevo, que facilita MUITO a colocação).

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
Responder