Comando de Válvulas...

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Comando de Válvulas...

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mas a diferença entre um motor boxer e os em linha ou em "V" é que a diferença de altura entre o carter e as válvulas é muito menor em um motor boxer. Isso faz com que a lubrificação em um motor boxer seja melhor.
A bomba de óleo do motor existe justamente para isso, forçar o óleo sob pressão para todas as partes onde ele é necessário.
Existe uma válvula esfera que impede o óleo de retornar ao cárter qdo se desliga o motor, para diminuir o tempo necessário para o óleo encher as galerias superiores.
E na minha humilde opnião os motores boxers são muito melhores a começar pelo centro de gravidade
Sem querer desmerecer a opinião do colega (afinal esse fórum é uma comunidade democrática), eu já trabalhei com motores boxers de aviões (a maioria dos aviões pequenos a pistão utiliza esse tipo de motor), e não acho eles melhores nem piores que motores em linha, em V, radiais, etc.
Cada tipo tem pontos positivos e negativos.
Um dos pontos negativos desse tipo de motor é o desgaste acentuado das camisas dos cilindros, já que os pistões funcionam na horizontal, sob a atuação da força de gravidade.
Comandos de válvulas são outros problemas, pois o 'trem' de comando é mais complicado e sujeito a problemas.
Índice de emissão de poluentes é outro.
Se fossem tão melhores não estariam em extinção :)
Na aviação de pequeno porte eles continuam por que motores em linha ou V (todos já largamente utilizados no passado) não são facilmente refrigerados a ar. E como o peso é fator importante na aviação, refrigeração à líquido não presta.
Os motores boxers, de 4 ou 6 cilindros, permitem que o ar esfrie melhor esses motores que motores equivalentes em linha ou V.

Abraços
Luiz Carlos
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TheRipper
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Re: Comando de Válvulas...

Mensagem não lida por TheRipper »

Tirar a bobina para "atrasar" a partida obviamente causa um maior desgaste no motor de arranque, mas realmente ajuda a fazer o óleo circular antes de atingir rotações mais altas. Inclusive, alguns sistemas de injeção eletrônica fazem esse atraso automaticamente, não deixando o motor pegar na primeira partida.
Porém, quando se tira a bobina, o bico continua injetando, o que não é saudável para o motor, principalmente se o combustível for gasolina, que irá "lavar" as paredes do cilindro e contaminar o óleo. Também pode ocorrer backfire, que em casos mais extremos pode danificar o sensor MAP.


Luiz, sem citar a Porsche, famosa pelo uso de motores boxer (até pouco tempo, refrigerados a ar), a Subaru, famosa nos rallys, também costuma usar motores boxer. Além de baixar o centro de gravidade, a distribuição de torque no virabrequim de um motor 4 cilindros é melhor em configuração boxer, mas é fato que possuem as desvantagens que você citou.
davimuela
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Re: Comando de Válvulas...

Mensagem não lida por davimuela »

TheRipper escreveu:Tirar a bobina para "atrasar" a partida obviamente causa um maior desgaste no motor de arranque, mas realmente ajuda a fazer o óleo circular antes de atingir rotações mais altas. Inclusive, alguns sistemas de injeção eletrônica fazem esse atraso automaticamente, não deixando o motor pegar na primeira partida.
Porém, quando se tira a bobina, o bico continua injetando, o que não é saudável para o motor, principalmente se o combustível for gasolina, que irá "lavar" as paredes do cilindro e contaminar o óleo. Também pode ocorrer backfire, que em casos mais extremos pode danificar o sensor MAP.


Luiz, sem citar a Porsche, famosa pelo uso de motores boxer (até pouco tempo, refrigerados a ar), a Subaru, famosa nos rallys, também costuma usar motores boxer. Além de baixar o centro de gravidade, a distribuição de torque no virabrequim de um motor 4 cilindros é melhor em configuração boxer, mas é fato que possuem as desvantagens que você citou.
Pow eu entendo o q vc diz theripper, mas será que alguns segundos seriam suficiente pra acontecer isso :smt017 e outra pergunta teria alguma forma mais fácil de fazer isso. Um camarada meu tinha no carro dele um botão que qnd ele acionava ele só girava o motor, depois ele ligava e o motor pegava normal. A questão é que eu não sei se esse botão desligava a injeção ou se cortava só a corrente :smt017
Pow agora qnt as desvantagens do motor boxer eu tive um fusca por 2 anos e a única desvantagem era o barulho e msm assim dentro do carro nem era tão alto. O meu fusca era ano 78 e nesses mais de 30 anos ele levou só uma retífica e o monza em 14 anos já levou 2 e ambos a gas. Eu defino o fusca como a minha esposa, o meu amor incondicional, e o monza como se fosse uma amante, a loucura o desejo e o prazer, não que eu não tenha isso com a mnha esposa, mas é só uma metafora e se por um acaso minha esposa ler isso (eu tenho certeza que vai pq ela sempre futuca as minhas coisas) já vou explicando que é só uma forma de dizer... :mrgreen: :mrgreen:

Abraços galera...
Monza 95 GL 2.0 2portas cinza bartok, GAS/GNV. Rodas Barcelona.
Me diga com qual carro tu andas e eu te direi quem es

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MonzaClub20EFICHZ
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Re: Comando de Válvulas...

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Ninguém falou um outro culpado em potencial, o próprio óleo, tente usar aqueles com magna tec, ou um mais viscoso, isso fará com que o óleo escorra menos e deixe óleo nas válvulas, eliminando o barulho.
alpha
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Re: Comando de Válvulas...

Mensagem não lida por alpha »

Eu tenho esse botão que corta a corrente, mas é pra atrapalhar um pouquinho caso queir roubar eu carro, hehe. Mas eu tb faço isso de desligar a corrente no botão antes da primeira partida do dia, pra dar uma girada no óleo.
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Monza S/R 1986 - Alcool - Cor: Prata
William Medeiro
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