A bomba de óleo do motor existe justamente para isso, forçar o óleo sob pressão para todas as partes onde ele é necessário.mas a diferença entre um motor boxer e os em linha ou em "V" é que a diferença de altura entre o carter e as válvulas é muito menor em um motor boxer. Isso faz com que a lubrificação em um motor boxer seja melhor.
Existe uma válvula esfera que impede o óleo de retornar ao cárter qdo se desliga o motor, para diminuir o tempo necessário para o óleo encher as galerias superiores.
Sem querer desmerecer a opinião do colega (afinal esse fórum é uma comunidade democrática), eu já trabalhei com motores boxers de aviões (a maioria dos aviões pequenos a pistão utiliza esse tipo de motor), e não acho eles melhores nem piores que motores em linha, em V, radiais, etc.E na minha humilde opnião os motores boxers são muito melhores a começar pelo centro de gravidade
Cada tipo tem pontos positivos e negativos.
Um dos pontos negativos desse tipo de motor é o desgaste acentuado das camisas dos cilindros, já que os pistões funcionam na horizontal, sob a atuação da força de gravidade.
Comandos de válvulas são outros problemas, pois o 'trem' de comando é mais complicado e sujeito a problemas.
Índice de emissão de poluentes é outro.
Se fossem tão melhores não estariam em extinção

Na aviação de pequeno porte eles continuam por que motores em linha ou V (todos já largamente utilizados no passado) não são facilmente refrigerados a ar. E como o peso é fator importante na aviação, refrigeração à líquido não presta.
Os motores boxers, de 4 ou 6 cilindros, permitem que o ar esfrie melhor esses motores que motores equivalentes em linha ou V.
Abraços