Motor Retificado e Baixando muito óleo!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
RUITER
Modelo: - SELECIONE --------

Motor Retificado e Baixando muito óleo!

Mensagem não lida por RUITER »

:smt017 Olá pessoal, por favor gostaria de pedir explicações aos mais entendidos no assunto.
É o seguinte, retifiquei meu motor (total) ha pouco mais de um ano e rodei até agora 27.000 Km. acontece que desde que retifiquei o motor, percebí que havia um alto consumo de óleo (cerca de um litro por troca), entrei em contato com a retífica quando ainda estava coberto pela garantia e, pra tirar o corpo fora, me disseram que é normal esse consumo. Acontece que o problema se agravou, fui ao Rio semana passada e ao chegar lá, verifiquei a vareta de óleo e para minha surepresa tive que completar com um litro e meio em 2000 Km rodados e ao retornar (a Palmas) completei com mais dois litros e, neste caso nem preciso efetuar a troca pois vou trocar o quê rsss. Troquei a junta do cabeçote que queimou tempos atrás e os retentores de válvulas então o problema só pode ser nos anéis? devo trocar os anéis? podem ter colocado anéis de má qualidade uma vez que a junta do cabeçote (que queimou) era de péssima qualidade. A propósito, folheando aqui alguns tópicos, ví o que fala sobre "soprar óleo pela vareta" e tb fiz o teste e realmente respinga muito óleo ao se tirar a vareta com o motor funcionando. Que devo fazer, alguém sabe me dizer?
Obrigado.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Re: Motor Retificado e Baixando muito óleo!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Bom para completar o diagnóstico tire as velas e veja o estado delas, de preferência coloque fotos delas aqui!

Mas adiantando, os caras da retificadora podem ter colocados os anéis virados, mas para saber tem que abrir o motor.

Mais uma coisa respingar óleo até pode, o que não pode é ficar soprando vento pelo tubo da vareta.

Mais uma pergunta, o motor está babado de óleo por baixo? Ou está bem sequinho? Veja se não tem uma gota bem na emenda entre a caixa e o motor, pode ser coisa de retentor.
rogertecmec

Mensagem não lida por rogertecmec »

Só complementando as informações do Carlos Zucco:

Verifique se não tem nenhum vazamento na junta do cárter, no filtro de óleo, ou então como ele disse, na junção da caixa de câmbio e motor, pois nesse caso pode ser vazamento do retentor do volante.

Mas também já tive experiência de retificadora que montou anéis de form incorreta.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Ulisses Vicente
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Ulisses Vicente »

rogertecmec escreveu:Só complementando as informações do Carlos Zucco:

Verifique se não tem nenhum vazamento na junta do cárter, no filtro de óleo, ou então como ele disse, na junção da caixa de câmbio e motor, pois nesse caso pode ser vazamento do retentor do volante.

Mas também já tive experiência de retificadora que montou anéis de form incorreta.
Tive esse desagrado o mês passado o mecanico que fez o motor do meu quebrou um dos anéis da hora de montar então já sabe né vela enxarcada e ainda não rodei 1000km ainda com carro porem já tinha passado o tempo da garantia, eu não estou indo muito longe com ele por causa da documentação !! Ai teve que abrir o motor e trocar os benditos anéis e bronzinas tbm e tuxos !!
ImagemImagemImagem
- GM Monza Sl/E 2.0 87/8
- GM Caravan SL/E 2.5 91/1
- GM Blazer DLX 4.3 V6 98/8
Ajude o mozeiros.com seu voto aqui MONZEIROS !!
Abraços,
Ulisses VIcente!!
RUITER

Mensagem não lida por RUITER »

Olá a todos, verifiquei as velas de ignição, estão todas sequinhas e com o aspecto de brancas para amarelo, o carter tá sequinho também, tirei a mangueira superior que vai no filtro de ar e só sai vapor mesmo, em fim vazamento não é... efetuei a troca e madei colocar meio litro de bhardal pra fazer um teste... Embora esteja consumindo muito óleo, o som do motor tá "redondinho" e a potência tá ótima. Vou rodar uns Km e ver se com o bhardal diminui o consumo.
Conversei com um mecanico daqui e ele me falou que pode ser brunimento mal feito, será? acredito que mais cedo ou mais tarde vai diminuir o consumo.
Obrigado a todos pelas dicas.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

motor recem retificado é normal baixa oleo e queima de oleo. agora precisa sabe o quanto é isso ja fica dificil via forum. de qualquer maneira leve o carro na retifica que vao te fala se ta normal ou fizeram alguma coisa de errada.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rogertecmec

Mensagem não lida por rogertecmec »

Rafaelo escreveu:motor recem retificado é normal baixa oleo e queima de oleo. agora precisa sabe o quanto é isso ja fica dificil via forum. de qualquer maneira leve o carro na retifica que vao te fala se ta normal ou fizeram alguma coisa de errada.
Isso é verdade, em motor recém retificado a queima ou consumo de óleo é normal, isso até os anéis se assentarem. Mas mesmo assim tem que monitorar de perto, pois existe uma linha tênue entre o consumo normal de óleo e consumo anormal.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Responder