José Leal escreveu:Donnas, estava lendo a idéia de usar o PRFV + o acrílico e apareceu uma dúvida: na emenda dos dois materiais, não pode entrar água? Talvez o ideal mesmo é usar o PRFV na peça inteira, adicionando o protetor UV, para evitar o amarelão. Além do mais, a parte frontal da lente é 100% plana ou tem um mínimo de curvatura? Isso pode influenciar no projeto final, caso use o acrílico.
Até mais, boa sorte no projeto e se precisar, pode contar com minha ajuda.
Boa zé, parece até que vc tava comigo na hora dos pepinos!!!!! :smt021
A primeira dúvida que tive foi se essa emenda não soltaria no caso de uma tensão mecanica,
afinal, a 100 ou 120Km/h em uma estrada, a força do vento iria exercer uma pressão muito grande na lente, quanto a entrada de água até que é facil de resolver, assim que tiver feito o acabamento final na lente, vou aplicar uma demão de seladora p/ plastico, a mesma usada para se pintar parachoques, e duas demãos de verniz ''pu''. Esse é o mesmo processo aplicado ás lentes originais de fabrica, segundo pesquisei, evita os riscos e ajuda a proteger a lente.
A emenda fica quase imperceptivel, só da mesmo pra notar se vc souber que tem uma emenda e ainda assim é capaz de não acha-la.
Abaixo envio a foto do teste que fiz para verificar a transparência e a força de torção a que o material poderia resistir, cortei duas lâminas de acrilico e as dispus paralelamente com uma distãncia igual entre elas, neste vão , apliquei o ''prfv'' .
Não tirei o excesso de material neste teste, pois a intenção era ver se conseguiria a transparência e se esta peça resistiria a uma torção manual, forcei esta peça em duas direções e ela não quebrou e nem soltou nas emendas, e verifiquei ser possivel alcançar a mesma transparência do acrilico, esse teste lixei só com a lixa até 360 e já ficou nitida, os arranhões tirarei com lixas mais finas.
Agora quanto a leve curvatura, você tem razão. Realmente a parte superior da lente não é 100% plana, existe uma pequena inclinação em suas extremidades, que não consegui reproduzir, até tentei, fiz outra forma de gesso e coloquei a placa de acrilico , sei que a temperatura de dobra do acrilico é de 90º C. mas não consigo estabilizar o forno doméstico nesta temperatura, se passar disso, aparecem bolhas no acrilico e a peça esta perdida.
Procurei saber do projeto da lente original do monza, para saber o motivo desta curvatura e descobri que ela existe para otimizar as estrias da lente, distribuindo melhor a luminosidade.
Como vou usar as estrias dos focos do palio, a curvatura deixa de ter funcionalidade neste projeto, a não ser talvez o estético, mas isso só vou saber quando a lente estiver pronta e poder colocar uma ao lado da outra, minha intenção é que fiquem o mais parecidas possivel, mas honestamente ainda não tenho certeza disso.
Quanto a usar o ''prfv'' para confeccionar a lente toda, a ... aqui só descobriu o protetor UV quando a lente já tava saindo da forma, mas provavelmente vá ser a melhor opção, apesar que vai dar bem mais trabalho de alisar, vamos ver depois que acabar as que já estou fazendo, se tento uma destas para aproveitar as formas.
Valeu zé , se notar qualquer burrada, pode puxar a orelha, as vezes ficamos tão envolvidos no projeto que deixamos passar despercebidos detalhes importantes.
Abçs :smt023