MANGUEIRAS DA TBI

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Antonio
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 193
Registrado em: 27 Out 2007, 12:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

MANGUEIRAS DA TBI

Mensagem não lida por Antonio »

monzeiros,no 3º encontro realizado na lagoa nosso amigo paulo coelo (monza camaleao) mostrou a mangueira da tbi q foi trocada recentemente,geral gostou da mangueira e qeria mais informaçoes de onde ele comprou.

bom... ae ta a foto :smt023 ficamos no aguardo do nosso amigo PAULO COELHO
Imagem
monza 92/93-1.8 SL - alcool/GNV
Pilares-RJ
lobo78
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Abr 2009, 10:31
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Mensagem não lida por lobo78 »

ola Antonio

me descupe a minha falta de conhecimento, mas oq é tbi, pra q serve, abraços.
Monza 2.0 EFI GLS 4p 94 Prata / Gas-Gás / Direção hidráulica, Porta malas elétrico, Vidros/travas Eletricas, Retrovisores Elétricos
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Mensagem não lida por rogertecmec »

O TBI, também conhecido como corpo de aceleração é constituído por um corpo de alumínio contendo a borboleta de aceleração como nos carburadores normais e um injetor de combustível, controlados por pulsos elétricos enviados por microcomputador. Este sistema de injeção é denominado TBI (Throttle Body Injection). O sistema tem uma bomba de combustível elétrica externa ao tanque que incorpora um pré-filtro para reter impurezas. Após essa bomba há um filtro de menor porosidade, para que apenas combustível limpo chegue à unidade de injeção. A unidade de injeção é comandada por um microcomputador, que recebe informações dos diversos sensores de controle do motor e é responsável pela injeção de combustível. O sistema de ignição é controlado pelo microcomputador em função da rotação do motor, pressão no coletor de admissão, temperatura da água de arrefecimento, altitude e posição da borboleta de aceleração. Existe também um sistema de controle da temperatura do ar na admissão ao motor (trata-se do conhecido Thermac dos motores a álcool).
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Antonio
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 193
Registrado em: 27 Out 2007, 12:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Mensagem não lida por Antonio »

Bom... acho q o nosso amigo rogertecmec respondeu a sua pergunta :smt023
abraçao.
monza 92/93-1.8 SL - alcool/GNV
Pilares-RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Mensagem não lida por Rafaelo »

lebrando que existe dois tipo de TBI a "molhada e a seca"

molhada: e a EFI mono point usada nos nosso monza mais comum entre outros carros, essa ja mistura ar-combustivel no proprio corpo, no começo do coletor

seca: sao as MPFI apenas controlando o fluxo de ar admitido, deixando apenas entrar o ar, a mistura sera feita no fim do coletor, junto a entrada do cabeçote
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lobo78
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Abr 2009, 10:31
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Mensagem não lida por lobo78 »

rogertecmec

Valeu pelo esclarecimento, aqui com os monzeiros vou ficar bem informado, abraços.
Monza 2.0 EFI GLS 4p 94 Prata / Gas-Gás / Direção hidráulica, Porta malas elétrico, Vidros/travas Eletricas, Retrovisores Elétricos
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Mensagem não lida por rogertecmec »

lobo78 escreveu:rogertecmec

Valeu pelo esclarecimento, aqui com os monzeiros vou ficar bem informado, abraços.
Não foi nada!!

Só fiz uma consulta aos meus alfarrábios!!!
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
TAGARRO HITECH
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 13 Abr 2010, 10:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Mensagem não lida por TAGARRO HITECH »

Rafaelo escreveu:lebrando que existe dois tipo de TBI a "molhada e a seca"

molhada: e a EFI mono point usada nos nosso monza mais comum entre outros carros, essa ja mistura ar-combustivel no proprio corpo, no começo do coletor

seca: sao as MPFI apenas controlando o fluxo de ar admitido, deixando apenas entrar o ar, a mistura sera feita no fim do coletor, junto a entrada do cabeçote

Como ajudei o mecanico a fazer o motor do meu monza ( classic Se) aprendi bastante coisa. mas nunca imaginei que o TBI dos MPFI fossem tão diferentes nesse quesito da mistura
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Responder