monzeiros,no 3º encontro realizado na lagoa nosso amigo paulo coelo (monza camaleao) mostrou a mangueira da tbi q foi trocada recentemente,geral gostou da mangueira e qeria mais informaçoes de onde ele comprou.
bom... ae ta a foto :smt023 ficamos no aguardo do nosso amigo PAULO COELHO
O TBI, também conhecido como corpo de aceleração é constituído por um corpo de alumínio contendo a borboleta de aceleração como nos carburadores normais e um injetor de combustível, controlados por pulsos elétricos enviados por microcomputador. Este sistema de injeção é denominado TBI (Throttle Body Injection). O sistema tem uma bomba de combustível elétrica externa ao tanque que incorpora um pré-filtro para reter impurezas. Após essa bomba há um filtro de menor porosidade, para que apenas combustível limpo chegue à unidade de injeção. A unidade de injeção é comandada por um microcomputador, que recebe informações dos diversos sensores de controle do motor e é responsável pela injeção de combustível. O sistema de ignição é controlado pelo microcomputador em função da rotação do motor, pressão no coletor de admissão, temperatura da água de arrefecimento, altitude e posição da borboleta de aceleração. Existe também um sistema de controle da temperatura do ar na admissão ao motor (trata-se do conhecido Thermac dos motores a álcool).
Róger - Araucária/PR Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985 Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993 Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001 Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006 O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!
lebrando que existe dois tipo de TBI a "molhada e a seca"
molhada: e a EFI mono point usada nos nosso monza mais comum entre outros carros, essa ja mistura ar-combustivel no proprio corpo, no começo do coletor
seca: sao as MPFI apenas controlando o fluxo de ar admitido, deixando apenas entrar o ar, a mistura sera feita no fim do coletor, junto a entrada do cabeçote
Valeu pelo esclarecimento, aqui com os monzeiros vou ficar bem informado, abraços.
Não foi nada!!
Só fiz uma consulta aos meus alfarrábios!!!
Róger - Araucária/PR Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985 Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993 Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001 Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006 O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!
Rafaelo escreveu:lebrando que existe dois tipo de TBI a "molhada e a seca"
molhada: e a EFI mono point usada nos nosso monza mais comum entre outros carros, essa ja mistura ar-combustivel no proprio corpo, no começo do coletor
seca: sao as MPFI apenas controlando o fluxo de ar admitido, deixando apenas entrar o ar, a mistura sera feita no fim do coletor, junto a entrada do cabeçote
Como ajudei o mecanico a fazer o motor do meu monza ( classic Se) aprendi bastante coisa. mas nunca imaginei que o TBI dos MPFI fossem tão diferentes nesse quesito da mistura