Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

GMR escreveu:Gostei das dicas para colar o adesivo, quando for instalar o meu vou seguir bem essas dicas, o duro que o meu é modelo 2 portas, se errar.....

Aproveitando, voce pintou ele correto? Essa cor é preto nobre?

GMR, sendo duas portas, comece pela peça menor. No caso, deve ser o para-lamas dianteiro. Mas vc tem que medir.

Deixe por ultimo o 500EF, ou seja, a lateral traseira. Preste também atenção onde o friso começa e termina. É muito comum colocarem o friso na parte dianteira entrando na abertura do pisca dianteiro. O friso tem que acabar uns 2,5 cm antes da abertura do pisca dianteiro.



S h E e Q u O escreveu:E aí Evandro, td bem?
Vejo que o Barão já está totalmente em forma, nesta que é a fase mais gratificante da restauração, que nos traz a reflexão de que todo o esforço e tempo empreendidos no carrão, realmente, valeram muito a pena. Agora, só faltam os retoques finais, abastecer o bichão e começar os desfiles pelos finais de semana.
Fiquei muito contente com os resultados e espero que você desfrute intensamente deste 500EF que é tão especial para vc e para nós daqui do Monzeiros.
Abraço!!!
É Chico...já to chegando bem perto de 1990.

O carro por fora já tá quase ok. E confesso: estou apaixonado pelo Barão. Fico na garagem tempos e tempos olhando pra ele. Realmente, sem falsa modéstia, está ficando um carro lindo. Paixão intensa...kkkk...

Há umas 3 semanas enchi o tanque, e praticamente ainda não andei nada. Assim que montar a interna, vou pegar a estrada e ir pra longe.

E agora que já estou começando a mexer na parte interna do carro, posso ver o nível da estrutura e preservação. Eu tive uma imensa sorte de encontrar esse 500EF em um estado absolutamente preservado. Eu estou bem feliz com o carro.


tfsouza escreveu:EVANDRO,

da gosto de ver o seu monza, parabéns !!!
Poxa, valeu tfsouza. Como eu escrevi aí em cima pro Chico, eu mesmo tô apaixonado pelo Barão...kkkk...não tiro o olhar dele, isso porque ainda falta montar a interna, que se Deus quiser e o eletricista deixar, começo esse fds.
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Evandro Monza SR
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom pessoal...ultimas novidades do Barão...

Não resisti, e apesar de faltar muito para deixar o carro 100%, comecei a seção perfumaria...
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Nugget nas tampinhas, ficaram novas
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Tampinha de óleo com adesivo original (acho que ja tinha postado essa) e adesivo de arrefecimento
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Adesivo de arrefecimento também...e cordão do aterramento novo...
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Adesivo da trava de segurança para crianças
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Adesivo do distribuidor
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Recomendo a todo Monzeiro verificar na parte interna da porta se tem essas travinhas que seguram as hastes da fechadura. Elas evitam muito barulho
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Uma panoramica da porta p vcs verem onde elas vão...
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Bom... antes de pensar em montar o carro por dentro, limpeza geral. Aspirador, pincel, pano úmido...e muita paciência.

Tudo brilhando...mas a minha limpeza NÃO é do nível das do amigo Alexandre (do Monza prata 88). Muito aquém disso. É uma limpeza para "tirar o grosso"...kkkkk...

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Bom, estando tudo limpo, parti para uma inspeção detalhada do assoalho, pés de coluna dianteira e central, enfim... tudo na mais absoluta ordem.

Decidi não tirar a manta asfáltica original. O que fiz para me assegurar que não está podre por baixo? Abri a manta onde estão os drenos grandes, os drenos pequenos, e abri furos na manta em alguns pontos onde eu constatei mais ferrugem durante a retirada das mantas no meu outro Monza. Tudo em ordem. Nada de ferrugem.
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O único ponto onde encontrei ferrugem foi esse...trilho direito do banco do carona dianteiro. E eu tenho uma teoria. Nesse ponto onde enferrujou, o carpete do carro tem uma mancha onde ele está mais claro. Certamente alguém deve ter sujado o carpete, e quem limpou deixou o carpete embebido com algum produto que corroeu essa parte.

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Sei que ficou feio...mas ninguém vai ver. Só vcs...kkkkk
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Hora de recolocar as borrachas de vedação das portas no lugar, e refazer o isolamento do chicote com fita isolante, para dar uma boa impressão de originalidade. Afinal, nesse ponto, a fita já tinha saído e os fios estavam a mostra.
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Bom...carro limpo por dentro, etiquetas colocadas, assoalho verificado.

Fui dar uma olhada por onde passas os fios da antena.
Notem que os furos estão sem vedação. E assim estavam quando a antena estava instalada. Resultado? Muita água entrou por aí. Então, chamo a atenção de todo Monzeiro para tomar cuidado com esse item simples, porém importante.

Muita água entrou por aí, inclusive, água com terra, pois sim, encontrei terra seca por onde escorria a água.

Sorte não ter ferrado o módulo da injeção.
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Olhem o suporte do módulo da IE. Percebe-se claramente a marca de escorrido de água
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E dentro do maior espírito gambiarra, dentre as poucas que encontrei no carro, vejam isso. Ao invés de se preocuparem em colocar um simples vedador de borracha (ou passa fio) nos buracos por onde passam os fios da antena...resolveram colocar um plástico no cabo do módulo, com fita isolante, para proteger o plug do módulo da água que entrava. Um absurdo !!!
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Tirei o módulo para dar uma avaliada nos contatos
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Pode-se ver os contatos meio zinabrados
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Lixei os contatos, e dei um banho de limpa contato neles e no plug que conecta aí.

E me perdoem os puristas, mas os passa fios que comprei (esse vedadores) tinham o logo VW...kkkkk...mas o ponto é: uma coisa tão simples. Custa 2 dilmas cada um (contra 5 dilmas que queriam me cobrar numa feira de carros antigos).
Os furos por onde passam os cabos tem 18 mm, o mesmo tamanho do furo da antena no para-lamas direito.
Os parafusos são para a proteção do coletor de escape, que falarei a seguir...
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Proteção do coletor de escape. Originalmente essa peça é em aço, com superfície niquelada, segundo eu consultei.
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O fato é que ela está bem corroída. Então, decidi alterar a originalidade. Assim ela está feia. Então, decidi mandar jatear e pintar de preto fosco eletrostático.
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Por fim, comprei esses batentes de borracha. Perdi um, tive que comprar o par. No ML, 30 paus sem frete, que no mínimo custaria 17 dilmas, totalizando 47 dilmas. Paguei 5 dilmas na CCS...hehehehehe
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E...há 1 semana no auto-elétrico... para colocar o som, ligar o que foi desligado, colocar break light...etc, etc, etc...e, como o eletricista sabe que não é carro de uso...as urgências vão passando na frente.

O legal foi a conversa que tive com ele, e a gente vai descobrindo a história de cada um. Ele começou há uns 30 anos atrás como aprendiz em CCS GM...dá prá confiar num cara desses...

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Assim que tiver novidades, volto aqui...

Abs a todos !
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Amigos, tenho uma dúvida com a manopla do câmbio.

Pelo que pude ver, para sacá-la da alavanca, é necessário aquecê-la até 80ºC e depois sacá-la.

Para fazer isso, terei que colocá-la em banho maria na água quente. E, portanto, sacar a alavanca toda.

Isso porque quero trocar a coifa.

É esse o processo, ou há algum outro método mais fácil?
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por RBMartins »

Evandro, não sei se vai te ajudar, mas no Corsa 2000 que tivemos (já com a manopla redonda) pouco antes de vende-lo, trocamos ela numa loja na região da Av. Duque de Caxias, porém pra retirar a original e colocar a outra, o instalador apenas apertou ela com um alicate protegido com alguma coisa e foi dando um "molejo" pros lados enquanto puxava pra cima e saiu desse jeito... e pra colocar só fez o mesmo procedimento ao inverso....
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

RBMartins escreveu:Evandro, não sei se vai te ajudar, mas no Corsa 2000 que tivemos (já com a manopla redonda) pouco antes de vende-lo, trocamos ela numa loja na região da Av. Duque de Caxias, porém pra retirar a original e colocar a outra, o instalador apenas apertou ela com um alicate protegido com alguma coisa e foi dando um "molejo" pros lados enquanto puxava pra cima e saiu desse jeito... e pra colocar só fez o mesmo procedimento ao inverso....

hmmmm...acho que vou tentar desse jeito que vc falou...
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Leocastro »

Evandro Monza SR escreveu:Amigos, tenho uma dúvida com a manopla do câmbio.

Pelo que pude ver, para sacá-la da alavanca, é necessário aquecê-la até 80ºC e depois sacá-la.

Para fazer isso, terei que colocá-la em banho maria na água quente. E, portanto, sacar a alavanca toda.

Isso porque quero trocar a coifa.

É esse o processo, ou há algum outro método mais fácil?
Evandro, você pode desmontar a alavanca inteira, e, aproveitar e já trocar os pinos dela!
Ai você coloca a coifa por baixo. No meu caso, eu fui girando a manopla pra um lado e pro outro e, saiu estragando ela, pq, ela tem uma peça plástica que encaixa firmemente no eixo da alavanca. Fiz isso no meu e no do Xande do ABV, ai, coloquei silicone de cabeçote, aquele preto, pra colar ela e, ficou top! Desde o dia do encontro esta assim, e, sem problema algum.
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Leocastro escreveu:
Evandro Monza SR escreveu:Amigos, tenho uma dúvida com a manopla do câmbio.

Pelo que pude ver, para sacá-la da alavanca, é necessário aquecê-la até 80ºC e depois sacá-la.

Para fazer isso, terei que colocá-la em banho maria na água quente. E, portanto, sacar a alavanca toda.

Isso porque quero trocar a coifa.

É esse o processo, ou há algum outro método mais fácil?
Evandro, você pode desmontar a alavanca inteira, e, aproveitar e já trocar os pinos dela!
Ai você coloca a coifa por baixo. No meu caso, eu fui girando a manopla pra um lado e pro outro e, saiu estragando ela, pq, ela tem uma peça plástica que encaixa firmemente no eixo da alavanca. Fiz isso no meu e no do Xande do ABV, ai, coloquei silicone de cabeçote, aquele preto, pra colar ela e, ficou top! Desde o dia do encontro esta assim, e, sem problema algum.

Vai ser divertido...kkkkkkkkkk
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Leocastro »

Se desmontar ela, aproveite e refaça os pinos! Tenho as medidas dele caso quiser mandar fazer.
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