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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Enviado: 13 Mai 2013, 15:41
por waldir
Então a medida de 7º seria a esquerda, ou a direita do ponto 0?
Renato é a direita por que é "A" = antes do PMS = Ponto Morto Superior
O importante é medir com a pistola de avanço. Marque 0º e vai medindo o avanço até 7º. (não esqueça de colocar em modo de ajuste jump no AeB)
Com a pistola de avanço vc pode tirar uma dúvida minha, ou seja, fazer a marcação na capa plástica conforme foto postada pelo Carlos Freire e o V que você fez na polia referente ao PMS e para confrontar vc pode marcar a capa plástica perpendicular ao V da polia como fiz (que eu tenho certeza que funciona.
Com isso poderá se afirmar aos Monzeiros que substituiram as capas, se os dentes da polia dependiam de uma "engenharia" em relação ao extremo direito da capa plástica.
Abs
waldir
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Enviado: 13 Mai 2013, 15:43
por Carlos A. Freire
Renato, creio que a polia do meu Monza tem uma só marcação pois é para veículos 2.0 gasolina, onde tem 10º APMS.
Para veículos a álcool tem várias marcações, indicando o 7º APMS (2.0 álcool). Portanto, para seu Monza essa polia pode ter aplicação errada.
O Monza Club 94 2.0 álcool de um amigo tem varias marcações na polia, igual ao do Monza do Waldir.
Abs,
Carlos Freire
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Enviado: 13 Mai 2013, 15:50
por waldir
Carlos,
Eu acho que as polias à venda no mercado de reposição estão sem os dentes.
Com a pistola de avanço dá para fazer a leitura com dois pontos de referência. O rapaz que mediu o avanço do meu baseou-se somente no ponto zero e o mostrador da pistola ia sinalizando enquanto eu virava devagar o distribuidor batendo com as costas da chave estrela até a posição.
Abs
waldir
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Enviado: 13 Mai 2013, 16:01
por Carlos A. Freire
Sim, se a marcação for 0º APMS. Desta forma é só usar uma pistola com ajuste de avanço, colocar no avanço a ser ajustado, no caso 7º APMS e ajustar o distribuidor para a marcação bater com a capa da correia. Lembrar de colocar o Jumper e motor aquecido, lingando a ventoinha por pelo menos 2 vezes.
Agora, preciso confirmar se a marcação que está lá no meu é 0 ou é o 10º. Para ser sincero eu não me lembro.
Abs,
Carlos Freire
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Enviado: 13 Mai 2013, 16:04
por Renatosouza
Companheiros vcs tem facebook? Pois eu tiro umas dúvidas com vcs e posto aqui no fórum e faço um vídeo pra consulta dos monzeiros.
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Enviado: 13 Mai 2013, 16:21
por waldir
Renato,
olhando melhor a foto da polia de serviços em relação a polia do virabrequim percebe-se que o V da polia de serviços está praticamente perpendicular ao encaixe da chaveta. E ao colocá-la no lugar o V ficará à direita, então vc deve fazer uma marcação com tinta na capa plástica por que este será o Ponto Zero (PMS).
No meu caso eu marquei na capa os sulcos maiores esq, meio e direito, sendo que o ponto zero é o que interessava.
Outra coisa. a polia do seu virabrequim levou uma marretada e perdeu um pedaço da aba e isso provoca desbalanceamento.
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Enviado: 13 Mai 2013, 16:53
por Renatosouza
E a bomba d'água a posição é essa mesma?
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Enviado: 13 Mai 2013, 17:38
por waldir
Renatosouza escreveu:E a bomba d'água a posição é essa mesma?
A bomba é assim mesmo, por que ela é excentrica em virtude de poder tensionar a correia dentada também.
O que as vezes perturba é a chapa traseira empenada que a polia da bomba fica raspando.