Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por 500EF »

Em carros que têm computador de bordo é possível ver o que vocês estão falando.

A melhor condição para economia, sempre é a de velocidade constante. Quanto a isso não há dúvidas.

Portanto, por exemplo, aqui em BH a maioria das ruas e avenidas tem limite de 60 km/h. Se eu mantiver os 60 constantes em terceira marcha (perto dos 3.000, se não me engano), o consumo é maior que se eu jogar a quarta (2.000 rpm).

Isso é possível porque o motor do monza tem torque abundante já a partir dos 2000.

Porém, se você estiver numa subida, a 70 km/h por exemplo, e precisar de retomar a velocidade, pelo CB dá para ver que não é tanta vantagem atolar o pé e segurar. O consumo vai para o brejo do mesmo jeito que se você jogar a quarta, e lá pelos 3.000, colocar a quinta novamente. Só que fazendo assim, você retoma bem mais rápido. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

500EF escreveu: Porém, se você estiver numa subida, a 70 km/h por exemplo, e precisar de retomar a velocidade, pelo CB dá para ver que não é tanta vantagem atolar o pé e segurar. O consumo vai para o brejo do mesmo jeito que se você jogar a quarta, e lá pelos 3.000, colocar a quinta novamente. Só que fazendo assim, você retoma bem mais rápido. :wink:
pois é, retomando mais rápido você sai logo daquela situação e volta à sua velocidade constante em menos tempo.

PREEEEGUNTA: o que é melhor: passar 2 minutos subindo uma ladeira com o carro a 60 km/h com o pé atolado ou dar uma esticada antes até uns 80 ou 100 precisando acelerar só até a metade da ladeira, tirando o pé e aproveitando o embalo do carro pra terminar de subir só mantendo o pé de leve no acelerador e subir a ladeira em 1 minuto?

rsrs! esse papo é de boteco mesmo. hauhauaauua! não acaba nunca.... :smt023 :smt023 :smt023
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por gabrielbacelar »

Diego Rodrigues escreveu:
500EF escreveu: Porém, se você estiver numa subida, a 70 km/h por exemplo, e precisar de retomar a velocidade, pelo CB dá para ver que não é tanta vantagem atolar o pé e segurar. O consumo vai para o brejo do mesmo jeito que se você jogar a quarta, e lá pelos 3.000, colocar a quinta novamente. Só que fazendo assim, você retoma bem mais rápido. :wink:
pois é, retomando mais rápido você sai logo daquela situação e volta à sua velocidade constante em menos tempo.

PREEEEGUNTA: o que é melhor: passar 2 minutos subindo uma ladeira com o carro a 60 km/h com o pé atolado ou dar uma esticada antes até uns 80 ou 100 precisando acelerar só até a metade da ladeira, tirando o pé e aproveitando o embalo do carro pra terminar de subir só mantendo o pé de leve no acelerador e subir a ladeira em 1 minuto?

rsrs! esse papo é de boteco mesmo. hauhauaauua! não acaba nunca.... :smt023 :smt023 :smt023
é verdade. só ta faltando a 'Ampola'.
500EF escreveu:Em carros que têm computador de bordo é possível ver o que vocês estão falando.

A melhor condição para economia, sempre é a de velocidade constante. Quanto a isso não há dúvidas.

Portanto, por exemplo, aqui em BH a maioria das ruas e avenidas tem limite de 60 km/h. Se eu mantiver os 60 constantes em terceira marcha (perto dos 3.000, se não me engano), o consumo é maior que se eu jogar a quarta (2.000 rpm).

Isso é possível porque o motor do monza tem torque abundante já a partir dos 2000.

Porém, se você estiver numa subida, a 70 km/h por exemplo, e precisar de retomar a velocidade, pelo CB dá para ver que não é tanta vantagem atolar o pé e segurar. O consumo vai para o brejo do mesmo jeito que se você jogar a quarta, e lá pelos 3.000, colocar a quinta novamente. Só que fazendo assim, você retoma bem mais rápido. :wink:
po. isso que eu queria um CB pra ver isso na pratica. só na teoria fica muito vago. tenho que arrumar um logo. :smt028

entao. o melhor é realmente andar na constante em 2000 rpm. ir acelerando pouco ate entre 2500 e 3000 pra entao mudar a marcha. é isso?
eu sempre tento fazer isso, sempre de olho no econometro (consumometro, sei lá como é o nome) pra tentar nao deixar ele subir nada. sempre ando com ele lá embaixo.
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Diego Rodrigues escreveu: se fosse um carro carburado, acho que essa técnica seria pior ainda, pois o fato de você mergulhar o pé no fundo injeta mais combustível que o necessário. digo isso por experiência própria com meu ex-6 canecos. ao pisar gradualmente no acelerador a quantidade de combustível injetado vai aumentando conforme a aspiração de ar. mas caso você dê uma pisada rápida (não importa se só um pouco ou até o fundo) uma quantidade extra de combustível é injetada. quando eu arrancava com o opala, no giro baixo o ideal era manter pouco pé no acelerador no início e ir acelerando o pé com leves "quicadas" pra injetar um extra. no alto giro, chegando perto do limite, quando o carro começa a diminuir a velocidade de subida de giro eu dava mais umas quicadas e dava pra perceber a resposta do motor...

...também acredito que a injeção eletrônica manda sempre a quantidade de combustível ideal para o motor não morrer por falta de gasolina ou embolar por excesso. acho que a velocidadeXrotação é quem vão definir essa mistura e não a abertura da borboleta...
Diego, essa injetada que o carburador dá é feita pela bomba de aceleração rápida. Essa quantidade de combustível extra é necessária, sem ela o carro dá falta na hora que pisa. A injeção faz exatamente a mesma coisa quando se dá uma pisada rápida no acelerador. A principal função do sensor de posição da borboleta (TPS) é justamente informar uma aceleração brusca para que a central aumente o tempo de injeção naquele instante.
Sobre a melhora na resposta do motor do Opala quando dava umas "quicadas" em giro alto, acontecia porque a regulagem do carburador não estava feita para potência máxima (mistura mais rica), muito provavelmente foi feita uma regulagem visando equilíbrio entre potência e consumo. Na injeção você pode unir o melhor dos dois mundos num mesmo mapa :D

As variáveis que definem a quantidade de combustível correta para o motor são o sinal de rotação e o sinal do sensor MAP(pressão do coletor) ou MAF(fluxo de ar), sendo este menos comum. O mapa base é bidimensional, levando em conta essas duas variáveis, mas há várias outras variáveis que "desviam" os valores, como temperatura do ar da admissão, temperatura da água, velocidade (em alguns modelos), etc.
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

TheRipper escreveu:
Diego, essa injetada que o carburador dá é feita pela bomba de aceleração rápida. Essa quantidade de combustível extra é necessária, sem ela o carro dá falta na hora que pisa. A injeção faz exatamente a mesma coisa quando se dá uma pisada rápida no acelerador. A principal função do sensor de posição da borboleta (TPS) é justamente informar uma aceleração brusca para que a central aumente o tempo de injeção naquele instante.
Sobre a melhora na resposta do motor do Opala quando dava umas "quicadas" em giro alto, acontecia porque a regulagem do carburador não estava feita para potência máxima (mistura mais rica), muito provavelmente foi feita uma regulagem visando equilíbrio entre potência e consumo. Na injeção você pode unir o melhor dos dois mundos num mesmo mapa :D

As variáveis que definem a quantidade de combustível correta para o motor são o sinal de rotação e o sinal do sensor MAP(pressão do coletor) ou MAF(fluxo de ar), sendo este menos comum. O mapa base é bidimensional, levando em conta essas duas variáveis, mas há várias outras variáveis que "desviam" os valores, como temperatura do ar da admissão, temperatura da água, velocidade (em alguns modelos), etc.
Falou e disse! :smt023

meu diplo andava bem em alta mesmo sem dar as pisadinhas. eu fazia isso mesmo só de pirraça... kkkk! :smt005

:smt023
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
adrianonayfero
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por adrianonayfero »

Marcell 500 EF escreveu:
adrianonayfero escreveu:ai galera o meu classicão a alcool ta fazendo 9.5 na cidade, ainda não fiz a media na estrada!
Nossa, o que tu fez??? mas o carro anda ou ta amarrado???
Jow desculpa a demora pra responder.
eu eu tenho que arrochar eu arrocho mais ando na media entre 80 e 120.
------------------------------------------------------------------------------
-----------<EX: Classic SE - OHC 2.0 Máquina - Vendido>-------------
------------------------------------------------------------------------------
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

adrianonayfero escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:
adrianonayfero escreveu:ai galera o meu classicão a alcool ta fazendo 9.5 na cidade, ainda não fiz a media na estrada!
Nossa, o que tu fez??? mas o carro anda ou ta amarrado???
Jow desculpa a demora pra responder.
eu eu tenho que arrochar eu arrocho mais ando na media entre 80 e 120.
Não entendi nada heheehe, o que foi feito no teu motor??
erik mantronick
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por erik mantronick »

o meu eh um 2.0 alcool e faz 6.6 , o consumo abaixa qnd vou em algum lugar mto perto e tem q fikar eskento o carro . . . normal
custumo andar acima dos 3mil giros
Imagem

Monza 2.0 Alcool 1987
Responder