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Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 16 Dez 2011, 22:11
por Marchiori
IRAUPP escreveu:Se você quiser usar a EFI, digo com a MULTEC 700 terá que usar o distribuidor com o módulo HEI, o rasgo teria que ser na ... do comando roletado, usar a sua gaiola original do EFI por causa dos prisioneiros de fixação do distribuidor....
IRAUPP, esse distribuidor com módulo HEI é diferente do com sensor hall?
Se sim, o que muda?
Abraço
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 17 Dez 2011, 00:10
por Rafaelo
Marchiori escreveu:Os cabeçotes/motores novos, são flex e tem taxa de 10.5:1 se não me engano.
motores roletado flexpower 2009 ~ 2011 = 11,5:1 iqual ao meu usa o mesmo bloco que o 11,3:1 porem os 0,2 decimos a mais vem do cabeçote roletado que é mais taxado de fabrica.
motores tradicional flexpower 2006 ~ 2008 = 11,3:1
Marchiori escreveu:Eu tinha planos de adaptar esse cabeçote em cima do bloco original do Monza, teria que mandar fazer o rasgo pro distribuidor.
Iria usar distribuidor de Kadett GSi (sensor hall) e uma programável (Mega ou fueltech) pra gerenciar 4 bicos. Sim o investimento é alto, mas ficaria mais forte, e mais econômico também.
Sobre EFi
otima ideia, mais em conta pra quem nao quer trocar o motor.
lembrando que o cabeçote roletado 09-2011 precisamente a gaiola, tem a furação pra colocar os prissoneiros do distribuidor e ele cabe tb que me lembre entra normalmente.
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 17 Dez 2011, 00:29
por Surfin
O que tenho interesse é o motor à gasolina apenas, com 9,2:1 de taxa, então com cabeçote roletado ficaria com 9,4:1? :smt023
O que o Astra/Vectra usa de 'distribuidor' ? :smt017
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 17 Dez 2011, 00:38
por Rafaelo
Surfin escreveu:Mas: EFI implica em obrigatoriamente ter que usar o distribuidor com o HEI, certo? É a única coisa que não confio muito no carro.
Ou realmente compensa colocar uma Mega no lugar? (vantagem de usar sensor de detonação, o2 e o principal: nada de HEI)
as pessoa leiga que nao conheçem a Mega mal sabem oque ela é capaz, mas tudo é possivel nela inclusive usar todo o sistema EFI(incluindo o HEI ou sem ele) sem ter que mudar o sistema pra MPFI. a vantagem é enorme ja pensou usar tua EFI com uma sonda lambda wideband de alta precisao? sim é possivel, uma sonda dessa faz a economia aumentar desde que o motor esteja muito tem acertado. sem falar que pode usar bobina e distribuidor como no GSI original. apenas usando o distribuidor HALL do GSI e sua bobina.
agora isso tem um preço e precisa achar pessoas especializadas nesse tipo de serviço pra realizar essa instalação com qualidade e segurança. quando bem acertado,montado,testado fica melhor que o original e mais confiavel. :smt023
Surfin escreveu:Caso coloque o comando do 2004 (torque máximo a 2400rpm contra 3200rpm do Monza, muito melhor pra mim) no motor original, teria como reprogramar a Multec700 pro comando novo?
use uma polia regulavel é mais barato e pratico. precisar nao precisa, mas o ideal era. mas isso so vale apena em injeção programavel essa é a essencia dessa maravilha. se liga o note e com uns click se muda na hora as tabelas sem custo
Surfin escreveu:Sobre o cabeçote roletado, será que a taxa ficaria abaixo de 10 num motor a gasolina? Esse é o unico ponto que o torna menos interessante pra mim (apenas gasolina aqui :P )
sim, pq esse cabeçote e instalado em bloco com pistao retos que saim do bloco pra aumentar a taxa 11.3 ou 11.5 parecido com alcool. o cabeçote roletado e pouca coisa mais rebaixado que o teu original EFI.
bloco flexpower 11,3(tradicional 2006-2008) ou 11,5:1(roletado 2009-2011)
teu monza original tem 9,2:1 com esse cabeçote vai pra 9,4:1 basicamente sem alteração e passivel de uso sem sensor de detonação.
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 17 Dez 2011, 01:15
por Surfin
Rafaelo escreveu: as pessoa leiga que nao conheçem a Mega mal sabem oque ela é capaz, mas tudo é possivel nela inclusive usar todo o sistema EFI(incluindo o HEI ou sem ele) sem ter que mudar o sistema pra MPFI. a vantagem é enorme ja pensou usar tua EFI com uma sonda lambda wideband de alta precisao? sim é possivel, uma sonda dessa faz a economia aumentar desde que o motor esteja muito tem acertado. sem falar que pode usar bobina e distribuidor como no GSI original. apenas usando o distribuidor HALL do GSI e sua bobina.
Então coloco uma Mega pra auxiliar a EFI, e um distribuidor do GSI (do Kadett ou Astra?) que não tem o HEI, com a minha bobina mesmo? Muitíssimo interessante!
Rafaelo escreveu:agora isso tem um preço e precisa achar pessoas especializadas nesse tipo de serviço pra realizar essa instalação com qualidade e segurança. quando bem acertado,montado,testado fica melhor que o original e mais confiavel. :smt023
Isso é realmente um problema, eu teria que aprender a fazer isso, porque se depender dos outros... aqui é MUITO fraco. Por isso tava pensando em usar um negócio 'pronto': só troca as peças pelas do Astra (motor parcial, cabeçote e comando do Monza) e mantém a 700 original, apenas reprogramando caso coloque outro comando (mas dispensável). O que seria muito interessante se possível era mudar o esquema do distribuidor por causa das falhas do HEI (foram só 2x em 16 anos com o carro, mas na segunda foi na estrada, aí é complicado

) deixando o resto sem alterar, pra não precisar de acerto (no caso da Mega, teria que pegar a configuração de alguem que tem uma no motor original).
Rafaelo escreveu:Surfin escreveu:Caso coloque o comando do 2004 (torque máximo a 2400rpm contra 3200rpm do Monza, muito melhor pra mim) no motor original, teria como reprogramar a Multec700 pro comando novo?
use uma polia regulavel é mais barato e pratico. precisar nao precisa, mas o ideal era. mas isso so vale apena em injeção programavel essa é a essencia dessa maravilha. se liga o note e com uns click se muda na hora as tabelas sem custo
Isso é legal pra ter uma configuração pra cidade e outra pra estrada, comando variável, mas manual
Rafaelo escreveu:Surfin escreveu:Sobre o cabeçote roletado, será que a taxa ficaria abaixo de 10 num motor a gasolina? Esse é o unico ponto que o torna menos interessante pra mim (apenas gasolina aqui :P )
sim, pq esse cabeçote e instalado em bloco com pistao retos que saim do bloco pra aumentar a taxa 11.3 ou 11.5 parecido com alcool. o cabeçote roletado e pouca coisa mais rebaixado que o teu original EFI.
bloco flexpower 11,3(tradicional 2006-2008) ou 11,5:1(roletado 2009-2011)
teu monza original tem 9,2:1 com esse cabeçote vai pra 9,4:1 basicamente sem alteração e passivel de uso sem sensor de detonação.
Bom saber! Mas no cabeçote roletado não entra o distribuidor original, entra? e mesmo se entrar, não teria que mudar a programação da injeção por causa do comando (que é diferente)?
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 17 Dez 2011, 02:33
por Rafaelo
Surfin escreveu:Então coloco uma Mega pra auxiliar a EFI, e um distribuidor do GSI (do Kadett ou Astra?) que não tem o HEI, com a minha bobina mesmo? Muitíssimo interessante!
nao, a ECU multec 700 larga num canto pra nao usar mais. vai passar usar a ECU megaquirt so ela vai gerenciar tudo. oque quero dizer que pode usar a TBI completa do EFI. kadett GSI a MS tem instrução pra usar esse distribuidor com sensor Hall
http://todaoferta.uol.com.br/comprar/di ... J2SXZ#rmcl
Surfin escreveu:
Isso é realmente um problema, eu teria que aprender a fazer isso, porque se depender dos outros... aqui é MUITO fraco. Por isso tava pensando em usar um negócio 'pronto': só troca as peças pelas do Astra (motor parcial, cabeçote e comando do Monza) e mantém a 700 original, apenas reprogramando caso coloque outro comando (mas dispensável). O que seria muito interessante se possível era mudar o esquema do distribuidor por causa das falhas do HEI (foram só 2x em 16 anos com o carro, mas na segunda foi na estrada, aí é complicado

) deixando o resto sem alterar, pra não precisar de acerto (no caso da Mega, teria que pegar a configuração de alguem que tem uma no motor original).
IE originais P&P vai precisar adaptar, ja que precisa instalar o sensor de rotaçao no bloco,eletrica,entre outros. a programavel nao... esse é o problema achar alguem qualificado, e aprender na marra leva muito tempo. e o carro ficaria parado por meses
Surfin escreveu:
Bom saber! Mas no cabeçote roletado não entra o distribuidor original, entra? e mesmo se entrar, não teria que mudar a programação da injeção por causa do comando (que é diferente)?
entra,so tem que fazer o rasgo pro distribuidor. injeções programaveis sao otimo por esse motivo faz a programação conforme o motor e cabeçote. injeções originais nao tem como reprogramar o custo é alto e inadequado. pra esse tipo de coisa ou se usa injeções programaveis ou usa o IE original desse cabeçote junto com o motor.
pra se sincero esse cabeçote em injeção EFI original multec 700 tem que ser o mais pratico possivel. sem reprogramaçao de nada, apenas instalar e usar.
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 17 Dez 2011, 03:14
por Surfin
Então se for 'reformar' mesmo acho que vou mexer só na parte mecânica, além do custo da IE nova (o kit), vai ser difícil achar alguem por aqui que acerte bem, se tivesse um "firmware" já pronto que fosse só baixar nela e ajustar pequenas diferenças... e no final dá o que? 10cv e 1kgfm de torque? :smt017 (se bem que pelo melhor funcionamento graças aos dados adicionais, teoricamente aumenta a 'expectativa de vida' do motor, não?)
Mas a sonda Lambda com um hallmeter vou querer colocar

(já quero a muito tempo, escape vive cheio de 'carvão' seco, a mistura não deve tar legal)
Muito obrigado pela ajuda Rafaelo! :smt023 :smt023
Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 17 Dez 2011, 12:01
por Rafaelo
como a IE prog sao feita apartir de configurações pessoal. nao tem como pegar uma imagem parecida e instalar no teu. isso muda de motor pra motor,desgaste,ponto,etc. depende da configuração pode pegar essa potencia ou ate mais, depende da configurão feita tb. a questao nao é tanto a potencia e sim a qualidade. melhor queima,menos poluição,mais conforto,mais durabilidade das peças,aumento de potencia e torque,entre outros.
sonda é algo muito interessante.