LIMPANDO O TBI

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
DiouAngells
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por DiouAngells »

:o Muito obrigado Carlos e Waldir como sempre muito solícitos! :o
Protegido pelo 4º homem da fornalha!
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por saul jorge »

Pessoal,

Sábado andando com o carro acendeu a luz da I.E, fiz o teste e deu erro 22 (sensor de posição da borboleta) vazou alcool da TBI :shock :até pingou no chão . Tinha um guardado aqui e fiz a troca...Ai aproveitando que a TBI estava fora resolvi limpa-la e trocar seus reparos,mas tem 3 malditos parafusos torx que não saem de jeito nenhum de tanto eu forçar para retira-los acabou estragando eles,um é o que fixa o bico injetor (aquele que prende uma chapinha contra o bico) e os outros dois são os do motor de passo.Da ultima vez que limpei a TBI do monza me lembro que não apertei muito esses parafusinhos,mas agora eles não querem sair.
Aproveitando... meu monza esta com um problema na partida que já me fazia desconfiar do sensor de borboleta ou sujeira no motor de passo.Quando eu dou partida ele pega de primeira mas fica com rotação baixa, uns 700/800 rpm e vai subindo aos poucos, ultimamente o voltímetro também está ficando abaixo do meio da escala,mas esta dando 13,8 na bateria em marcha lenta :smt017 .

Alguma dica?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Sábado andando com o carro acendeu a luz da I.E, fiz o teste e deu erro 22 (sensor de posição da borboleta) vazou alcool da TBI :shock :até pingou no chão . Tinha um guardado aqui e fiz a troca...
Saul, o vazamento de alcool não te a ver com o sensor da borboleta. Pode ser a conexão de entrada e ou do retorno mal posicionado/apertado
mas tem 3 malditos parafusos torx que não saem de jeito nenhum de tanto eu forçar para retira-los acabou estragando eles,um é o que fixa o bico injetor (aquele que prende uma chapinha contra o bico) e os outros dois são os do motor de passo.Da ultima vez que limpei a TBI do monza me lembro que não apertei muito esses parafusinhos,mas agora eles não querem sair.
O parafusinho que prende a válvula injetora se apertar demais ele gruda.

Acho que se voltar o TBI no lugar e esperar aquecer com o motor em funcionamento. Desliga o motor, tira o suporte do filtro e tenta desapertar com ele no lugar. Penso que o aço do TBI expande mais que o dos parafusos. Se sair depois vc compra outros parafusos iguais.

WD 40 e outro desengripante do gênero deve ajudar

Penso que se limpar a agulha do motor de passo e o alojamento dele no TBI a lenta se resolve. Quando tirar o motor de passo meça as bobinas dele para verificar se estão boas e faça uma caçada se não há entrada falsa de ar.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Waldir as mangueiras da linha de entrada/retorno estão bem apertadas, o fato aconteceu uns 5 minutos depois de ligar o carro e eu estava parado no semáforo,ainda estava na fase fria.Quando encostei abri o capô já veio o cheiro forte de alcool e atrás do coletor e em baixo do mesmo onde fica aquele aquecedor,estavam encharcados.
Quanto aos parafusos,vou ter que comprar chaves maiores pois as que são corretas pra eles já estão girando em falso devido a força que eu apliquei e acabou ´´moendo´´ os parafusos.Tomara que de certo com o motor quente,pois se não der vai ser um problema... :smt021

Abraços
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Waldir as mangueiras da linha de entrada/retorno estão bem apertadas, o fato aconteceu uns 5 minutos depois de ligar o carro e eu estava parado no semáforo,ainda estava na fase fria.
Fique esperto, um dos 'sintomas' do modulo Hei já com defeito é provocar que a valvula injetora fique aberta
vide relação dos defeitos provocados pelo HEI em:
viewtopic.php?f=15&t=24386

Se vazou por baixo a guarnição/anel de vedação do aquecedor estragou (?) Se não achar, pode ser aplicado silicone de alta temperatura.
E cuidado para que resíduos não passem para dentro do coletor de admissão e possam ser sugados para as vávulas de admissão.
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Waldir,

Não me faça pensar em modulo Hey,pois tem 6 semanas que acabou a garantia dada pela autopeças de 3 meses,ou seja, estou com ele a 4,5 meses... E é delphi,não quero acreditar que o problema seja ele,mas não custa nada testa-lo.A junta do aquecedor esta ok,coloquei nova quando fiz o cabeçote, e dei banho químico no coletor,coloquei a junta com silicone,a mesma que usei na gaiola.
Fiz o teste da válvula injetora ligando a ignição e vendo se vaza combustível na tbi,e esta ficando sequinho. Abraços
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Quando encostei abri o capô já veio o cheiro forte de alcool e atrás do coletor e em baixo do mesmo onde fica aquele aquecedor,estavam encharcados.
Precisa checar se a resistência do coletor está funcionando e se não tiver verifique o relé de alta temperatura se não está pifado e se o silicone não isolou o aterramento da resistência ( mas isso é secundário)
A junta do aquecedor esta ok,coloquei nova quando fiz o cabeçote, e dei banho químico no coletor,coloquei a junta com silicone,a mesma que usei na gaiola.
Fiz o teste da válvula injetora ligando a ignição e vendo se vaza combustível na tbi,e esta ficando sequinho
Se não vazou pela entrada ou retorno do combustível no TBI só pode ter vazado pela junta do aquecedor.
(Principal) Se vazou pela junta do aquecedor é porque a válvula injetora não pulverizou álcool ela ficou espirrando combustível, isto é, travou aberta; o que pode ser defeito da válvula (difícil mas não impossível) ou defeito no Hei ( que pode ser falta de terra/massa devido pasta térmica isolando o parafuso de fixação e 'de-formando' o aterramento, o qual passa a enviar informação truncada à ECU que por sua vez não pulsa a válvula injetora e sim a mantém aberta 'jorrando'.
asfabio
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1992

Mensagem não lida por asfabio »

Muito muito bom mesmo esse tutorial. Levei o carro hoje sábado para troca de velas cabos de velas (pois não tenho chave para soltar as velas) e fazer a limpeza do tbi...
Ele me cobrou 150 conto ( eu achei um roubo) então pedi apenas pra trocar as velas e os cabos me cobrou 30 ele fez o trampo e eu vim embora sem fazer a limpeza da tbi. resolvi pesquisar se era difícil fazer a limpeza que custa 120 reais kkkkkkkkkkk. E pelo que eu vi não é difícil sábado que vem vou comprar os kits que tem que comprar e fazer a limpeza eu mesmo e economizar essa grana kkkkkkkkk.
O carro não esta falhando nem consumindo muito é mais pela manutenção preventiva mesmo depois que fizer eu conto como foi. e qualquer duvida dou um grito para os colegas monzeiros até mais...
Responder