Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e
Enviado: 09 Jan 2012, 21:47
Olha, vou postar uma experiência palpável, com a potência do carro medida no dyno. Não é o meu carro, é do marcos052 lá do clubedoomega. Ele tem o motor 2.2 feito com pistões 0,5 do Monza álcool. Juntamente com pistões cabeçudos colocou os bicos do Astra flex sem mesmo reprogramar a i.e. E depois disso, colocou o cabeçote todo com os balancins roletados no 2.2 dele, e colocou o dosador pra dar mais pressão na linha de combustível. Resumindo:
Mecânica:
- Motor com pistões cabeçudos 87mm do Monza a álcool Kolbenschmidt (famosa KS);
- Cilindrada 2249 cm3; Taxa: 13,5:1;
- Cabeçote roletado e comando originais do Vectra Next Edition 140cv;
- Escapamento cano reto com um abafador Turbão na ponta;
- Alimentação completa do Astra Flexpower - Bicos, flauta e bomba;
- Junta do cabeçote de aço da S-10 2.4;
- Dosador de Vectra GSi.
- Partida a frio de Corsa Flex;
- Válvula EGR, Cânister e Catalisador removidos.
Resultado:
Potência 153cv no motor (127 NA RODA!!!)
Torque 25kgfm (22,9 NA RODA!!)
2.2 gasolina original:
Potência de 116cv no motor e torque de 20,5 no motor. Na roda é outra história.
Consumo: Média de 10 km/l entre cidade/estrada de etanol PURO.
E na prática, deu muito trabalho em Omega 3.0 e 4.1 originais!! Arranca pouca coisa na frente, e vai indo junto, só perde mesmo pros 6cil perto dos 200, aí a transmissão dos 6cil mais longa fala mais alto.
Então, cabeçote com balancins roletados faz o motor ficar bruto sim! É um dinheiro muito bem gasto. Aí estamos falando de brincadeira de gente grande, e não só de "retirei o catalisador, usei um filtro esportivo e velas iridium" e achar que o carro virou um avião...
Mecânica:
- Motor com pistões cabeçudos 87mm do Monza a álcool Kolbenschmidt (famosa KS);
- Cilindrada 2249 cm3; Taxa: 13,5:1;
- Cabeçote roletado e comando originais do Vectra Next Edition 140cv;
- Escapamento cano reto com um abafador Turbão na ponta;
- Alimentação completa do Astra Flexpower - Bicos, flauta e bomba;
- Junta do cabeçote de aço da S-10 2.4;
- Dosador de Vectra GSi.
- Partida a frio de Corsa Flex;
- Válvula EGR, Cânister e Catalisador removidos.
Resultado:
Potência 153cv no motor (127 NA RODA!!!)
Torque 25kgfm (22,9 NA RODA!!)
2.2 gasolina original:
Potência de 116cv no motor e torque de 20,5 no motor. Na roda é outra história.
Consumo: Média de 10 km/l entre cidade/estrada de etanol PURO.
E na prática, deu muito trabalho em Omega 3.0 e 4.1 originais!! Arranca pouca coisa na frente, e vai indo junto, só perde mesmo pros 6cil perto dos 200, aí a transmissão dos 6cil mais longa fala mais alto.
Então, cabeçote com balancins roletados faz o motor ficar bruto sim! É um dinheiro muito bem gasto. Aí estamos falando de brincadeira de gente grande, e não só de "retirei o catalisador, usei um filtro esportivo e velas iridium" e achar que o carro virou um avião...