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Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Enviado: 09 Jan 2012, 21:47
por Last_Warrior
Olha, vou postar uma experiência palpável, com a potência do carro medida no dyno. Não é o meu carro, é do marcos052 lá do clubedoomega. Ele tem o motor 2.2 feito com pistões 0,5 do Monza álcool. Juntamente com pistões cabeçudos colocou os bicos do Astra flex sem mesmo reprogramar a i.e. E depois disso, colocou o cabeçote todo com os balancins roletados no 2.2 dele, e colocou o dosador pra dar mais pressão na linha de combustível. Resumindo:

Mecânica:
- Motor com pistões cabeçudos 87mm do Monza a álcool Kolbenschmidt (famosa KS);
- Cilindrada 2249 cm3; Taxa: 13,5:1;
- Cabeçote roletado e comando originais do Vectra Next Edition 140cv;
- Escapamento cano reto com um abafador Turbão na ponta;
- Alimentação completa do Astra Flexpower - Bicos, flauta e bomba;
- Junta do cabeçote de aço da S-10 2.4;
- Dosador de Vectra GSi.
- Partida a frio de Corsa Flex;
- Válvula EGR, Cânister e Catalisador removidos.

Resultado:
Potência 153cv no motor (127 NA RODA!!!)
Torque 25kgfm (22,9 NA RODA!!)
2.2 gasolina original:
Potência de 116cv no motor e torque de 20,5 no motor. Na roda é outra história.

Consumo: Média de 10 km/l entre cidade/estrada de etanol PURO.

E na prática, deu muito trabalho em Omega 3.0 e 4.1 originais!! Arranca pouca coisa na frente, e vai indo junto, só perde mesmo pros 6cil perto dos 200, aí a transmissão dos 6cil mais longa fala mais alto.

Então, cabeçote com balancins roletados faz o motor ficar bruto sim! É um dinheiro muito bem gasto. Aí estamos falando de brincadeira de gente grande, e não só de "retirei o catalisador, usei um filtro esportivo e velas iridium" e achar que o carro virou um avião...

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Enviado: 09 Jan 2012, 21:56
por IRAUPP
Báh que Omega do Capeta! :smt028 :smt030 :smt033 :smt066 e mais um pouco.... Ficou bom o bicho!

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Enviado: 10 Jan 2012, 00:32
por Rafaelo
esse exemplo mostra como é no minimo interessante sistema roletados. uma parte dessa potencia extra venho do alivio do torque do sistema motriz do motor(comando,valvulas,virabrequim,pistao,etc). como postei nos videos eu testei pessoalmente os 2 sistema e o roletado chega a ser 3X mais leve no acionamento oque gera mais potencia no motor. isso em aspirado é otimo, quanto mais leve vai facil vai pegar,girar,e consumir menos.

um 16V de alta fricção gera muito torque no acionamento. tanto e que o motor de arranque é outro, a correia e mais larga,entre outros. sao 2X mais pesado. eu pessoalmente prefiro um 8V de baixa fricção que um 16V tradicional

existe categorias automobilistica que nao possuiem alternador,motor de arranque,bomba de oleo mecanica. é tudo eletrico poupando torque motriz e deixando o motor girar mais facil ganhando 'potencia escondida'.

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Enviado: 12 Jan 2012, 02:51
por Last_Warrior
Sim, como disse, o cabeçote roletado sim é uma preparação de verdade, que vai trazer benefícios óbvios a um custo não longe da nossa realidade, que é perfeitamente possível de fazer com paciência e sem gastar muito.

Porque (pelo amor de Deus não estou criticando) em vez de gastar 4 mil em rodas 17, mais 3 mil em com, etc, dá pra fazer um belo veneno no motor sem perder a "originalidade" e sem perder a "docilidade" pra rodar no dia-a-dia, pelo contrário, o benefício do menor consumo do roletado paga-se por si só com o tempo de uso.

Um cabeçote desses, com uma junta de aço mais fina da S-10 2.4, dá uma boa taxada mas ainda permite rodar na gasolina. E o resultado vale muito a pena... Ainda mais se for uma injeção MPFI.

Não adianta achar que ganhou 4cv só com filtro, mas 3cv com "cabos e velas especiais" e outras coisas... Aqui o bixo pega pra valer, a diferença é notável.

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Enviado: 12 Jan 2012, 23:17
por weuller
Essas informações a respeito do motor 2.2 são boas!

Imagina uma s10 Cab. dupla 2.2 com um cabeçote desses no motor! Iria se tornar outra! :)

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Enviado: 29 Fev 2012, 21:45
por mk_pontes
Gostaria de saber dos mestres do que mudanças seria necessarias para o usar o cabeçote roletado flex no meu monza efi e para mim rodar com alcool que mudanças teria que fazer?

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Enviado: 01 Mar 2012, 00:06
por teste
se vc ta afim de compra um cabeçote roletado flex.. ja investe tudo e pega injeção flex tb.

Re: Cabeçote (Roletado vs Convencional) diferenças,duvidas,e

Enviado: 01 Mar 2012, 12:32
por Rafaelo
mk_pontes escreveu:Gostaria de saber dos mestres do que mudanças seria necessarias para o usar o cabeçote roletado flex no meu monza efi e para mim rodar com alcool que mudanças teria que fazer?
faça uma leitura completa no topico esta repondido nele. todo sistema de ignição via distribuição(eixo de comando) EFI,carburado,MPFI analogica GM tem que fazer rasgo da chaveta. no alcool nao tem problema ele é flex e aceita qualquer um dos dois combustiveis.

nao vejo um investimento interessante roletado em um motor de monza convencional. ele é caro e tem que trabalhar a ponta do comando pra acoplar o distribuidor. e o ganho nao sera eficiente ja que injeções EFI sao de baixo rendimento comparada a essa do flex 09-2011