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Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Enviado: 07 Fev 2013, 15:01
por Rafaelo
vrsilva escreveu:Ok pulsar ao mesmo tempo, mas imagino eu que, quem deve ter desenvolvido o mapa de injeção deve ter previsto as 4 injetadas para que ao terminar a quarta injetada antes de abrir a válvula de admissão, admita a quantidade necessária para a explosão.
ela so pulsa os 4 injetores de umas vez por nao ser digital e nao possuir CPU e tambem nao possui mapa de combustivel :) essa parte é analogica Vinicius. mesmo a EZK que tem uma expanção digital que so controla a igniçao mapeada e alguns sensores.
vrsilva escreveu:Por exemplo, vou fazer uma analogia, digamos que é necessário 10ml de combustível para a explosão, o bico pulsa 4 vezes antes de ser admitido no cilindro através da abertura da válvula, portanto, cada pulsada deverá ser equivalente a 2,5ml para que, quando a válvula de admissão abrir entre os 10ml esperados pelo projeto.
sem duvida é isso mesmo. ta bem afinado hehehe. isso é divido o REQFuel mais como te falei so em ECU digitais. mais isso ainda gera disperdicio e baixo explico o porque.

so pra ilustrar.
o ciclo esta no cilindro 1, um sinal de ignição = 4 pulsadas no injetores....
o ciclo passa pro cilindro 2, um sinal de ignição = 4 pulsadas no injetores....
o ciclo passa pro cilindro 3, um sinal de ignição = 4 pulsadas no injetores....
quantos ML entraram no cilindo 4? heheheheh viram o disperdicio?

o "cilindro 4" vai receber uma injetada na fase escape. uma injetada na fase admissao. uma injetada na fase compressao. uma injetada na fase explosao. :mrgreen: 4T molhados... hoje em dia como o meu motor N20XF é sequencial. so é injetado 1X apenas no momento correto da admissao. mais nada é recebido ate a proxima admissao de outro cilindro.

como nao tem sonda ela vai queimar de forma desordenada e nao mapeada. dae tanto faz... ja que nao tem controle algum. por isso esse consumo muito elevado nessa ECU le jetronica de 1970 e la vai predadas. foram as primeira ECU IE comerciais. nao da pra exigir muito.



vrsilva escreveu:Na Le-Jetronic tem sonda lambda? Acho que não né, talvez por isso que seja igual a multec..
[/quote]nao pq nao tem CPU, é analogica. so as ECU digitais CPU podem controlar uma sonda lambda. a multec 700 tem capacidade pra sonda lambda visto o corsa EFI.

Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Enviado: 07 Fev 2013, 15:16
por Leocastro
Ótimo Rafaelo!
Bem, uma pergunta sobre o sensor de fase, como seria este sensor de fase virtual?

Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Enviado: 07 Fev 2013, 15:18
por vrsilva
Será que de repente não tem uma entrada para tal sonda na multec do monza? Pois no conector parece ter várias entradas sem uso... Eu ainda sou curioso de saber o que aconteceria se colocar uma sonda no lugar do potenciômetro.

Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Enviado: 07 Fev 2013, 16:38
por Rafaelo
Leocastro escreveu:Ótimo Rafaelo!
Bem, uma pergunta sobre o sensor de fase, como seria este sensor de fase virtual?
na verdade nao é um sensor, é uma função que utiliza a roda fonica como informante e outros. se observar o motor N20XF os primeiros modelos 09,10 nao vinham com sensor fisico de fase no cabeçote, 11,12 começaram a vir. e mesmo assim era sequencial desde 2009.

era usado a logica pra saber qual cilindro seria o momento correto da injetada. com base na roda fonica aquela banguela da roda sabe... a logica era inserida, e apartir disso sempre funcionava. a logica nao muda, por exemplo nao muda a ordem de ignição, nao muda a fase de cada pistao, ou seja é uma constante.

com sensor de fase fisico é bem melhor a precisao ja que a parte de cima sobre alteraçoes fisicas e o sensor pode captar isso. a logica virtual nao....

Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Enviado: 07 Fev 2013, 16:41
por Leocastro
Entendi, e, eu usando a MS posso usar da roda fonica mesmo, ou terei que trocar a gaiola de comando e usar o sensor de fase?

Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Enviado: 07 Fev 2013, 16:53
por Rafaelo
Leocastro escreveu:Entendi, e, eu usando a MS posso usar da roda fonica mesmo, ou terei que trocar a gaiola de comando e usar o sensor de fase?
deve usar a roda fonica. sem ela nao tem como captar a rotação do motor. mais isso indifere de ser fullbank,semi seq,seq.

funciona assim:
MS Fullbank - 4 injetores ao mesmo tempo, iqual a le jetronic. nao utiliza sensor de fase ou seja do geito que o teu estar agora, funcionaria.
MS semi sequencial - nao precisa trocar nada. nao utiliza sensor de fase ou seja do geito que o teu estar agora, funcionaria.
MS sequencial - precisa de sensor de fase fisico. nao funciona com logico. nesse caso se opta*se por sequencial teria que mudar e comprar a gaiola com sensor de fase desse motor.


a melhor opção é como eu agora, semi sequencial, tem um boa economia de combustivel e nao tem muito dispercio pq so pulsa 2X cada cilindro. aos em vez de 4X no fullbank. o ideal é sequencial 1X né mais ae precisaria do sensor de fase e trocar a gaiola ou furar ela. ja que a mesma pode ser feita isso.


Vinicius, nao adianta pq o mesmo nao tem instruçao(mapa,funçoes) pra trabalhar em malha fechada. utilizando a porta do potenciometro da pra desenvolver um CPU pra isso, vai a precisao vai ser muito baixa e nao vai gerar economia ja que a mesma nao tem mapas de correçao, ou funçao de correçao. é so um ajuste fino esse potenciometro. acho mais facil dtorar a multec 700 e colocar uma ECU malha fechada como a MS e de preferencia Wideband Config.

Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Enviado: 07 Fev 2013, 16:57
por Leocastro
Entendi Rafaelo, entendi perfeitamente.

Re: Substituição Cabeçote Convencional por Roletado

Enviado: 07 Fev 2013, 17:25
por vrsilva
Rafaelo sensor de fase não seria o sensor da roda fonica?