Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por vrsilva »

Mal aí Robson, é que estou acessando pelo meu velho nokia n95 (que ao contrário dos carros gm da década de 90 que duravam muito, está dando vontade de pintar de verde.). Então, eu realmente perguntei como curioso mesmo, pois como eu disse, sou totalmente leigo, e pelas especificações o vectra b tem muitos fatores pra que seja melhor, é interessante que alguém que teve os dois dar as impressões pessoais. Eu gosto e MUITO dos vectra a's principalmente das versões cd e a maravilhosa gsi que eu sonho em ter um azul. Do vectra b só me atrai ar top também, com teto solar no mínimo.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por RBMartins »

em casa já tivemos das 3 gerações: eu tive um GLS 1994 e minha tia um GLS 2.2 1998 e um Elegance 2007 2.0. Tive a oportunidade de dirigir os 2 que ela teve o o meu veredito é o seguinte:
Vectra 1994: carro com ótima estabilidade, muito confortável, tinha boa agilidade e em consumo é imbativel dentro da linha Vectra, e olha que o que eu tive nem estava essa maravilha
Vectra 1998: tem a mesma estabilidade e conforto, a suspensão multibraço traseira isola melhor melhor os buracos e imperfeições do piso e só, não notei que houvesse uma melhora significativa na estabilidade. espaço interno ligeiramente maior, porém o porta-malas é um pouco menor. Acabamento tbm é melhor que a geração anterior (mas por muuuuito pouca coisa, em grande parte pelas laterais de porta terem mais tecido). a ergonomia de alguns comandos tbm ficou melhor. O consumo é bem maior tbm (no nosso caso era um 2.2) e o carro perde um pouco da agilidade que o Vectra A tem.
Vectra 2007: só leva vantagem mesmo no espaço interno que é muito bom e no porta-malas, no mais perdeu em acabamento (acho que até o do Classic é melhor) e principalmente em conforto (os bancos principalmente dianteiros são duros e desconfortáveis por causa do apoio lombar excessivo). Tem um desempenho bom, mais ágil que o Vectra B 2.2 que tivemos e semelhante ao Vectra A, e um consumo até que razoavel (pela fama de beberrão que tem, não é bem o que se ve na prática). a suspensão também perdeu um pouco do conforto que as gerações anteriores tinham, e a estabilidade tbm foi reduzida, já que ele usa estabilizador apenas na dianteira, mas não chega a ser um carro inseguro.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Leocastro escreveu:Um conhecido meu que teve Um Vectra A, o Descreve como o melhor de todos os carros que ele teve!
E olha que, depois do A, ele teve um Civic, Um Vectra B CD, um Astra, e um Vectra Elite dos ultimos! Comparando ao Elite, ele disse que o A em conforto dá uma surra no Elite!

Mas quero ver o que diz o Malagoli!
Uaaaaaau!!! INteressante isso!!! :shock:

Eu já dirigí um Vectra B, mas faz muito tempo e não tinha suficiente condição de comprara-lo com o Vectra A.
Mas o Malagas chegou a comentar em algum momento aqui ou no CV que tinha detalhes que ele achava incomparáveis nesse V-A com os V-B que ele teve. De qualidade de construção, creio... veremos! Eu tb to curioso pra saber o comparativo dele!
vrsilva escreveu:Mal aí Robson, é que estou acessando pelo meu velho nokia n95 (que ao contrário dos carros gm da década de 90 que duravam muito, está dando vontade de pintar de verde.). Então, eu realmente perguntei como curioso mesmo, pois como eu disse, sou totalmente leigo, e pelas especificações o vectra b tem muitos fatores pra que seja melhor, é interessante que alguém que teve os dois dar as impressões pessoais. Eu gosto e MUITO dos vectra a's principalmente das versões cd e a maravilhosa gsi que eu sonho em ter um azul. Do vectra b só me atrai ar top também, com teto solar no mínimo.
Esquenta Não, Silva! Quando eu voltar pro Brasil vc me paga uma Brahma e tá tudo resolvido! :lol:
Em especificações, sem dúvida o V-B é superior e inclusive o Malagas teve 2 dele!
Esquenta Não, Silva! Quando eu voltar pro Brasil vc me paga uma Brahma e tá tudo resolvido! :lol: E entendo quanto a responder pelo celular! hehehehe!!

Em especificações, sem dúvida o V-B é superior e inclusive o Malagas teve 2 dele!

Eu o acho maravilhoso, lindo!!! E parece que maior, mais tecnológico em linhas e features.
Mas olhando por um ponto de vista bem superficial sobre tecnologias, tive um Focus 07/08 com a famosa suspensão traseira independente e o comportamento dela é um pouco exagerado, comparado ao tradicional eixo rígido traseiro no Vectra-A. Por exemplo que passei nos Andes com o V-A, notei que o eixo rígido traseiro é progressivo, enquanto em uma viagem de BH pra SP que fiz com o Focus (de uma maneira bem... "exagerada"!!!) notei que o carro era bem estável nas curvas, não se nota o abaixamento da traseira, é uma delícia! Porém não é progressivo, ou seja... Vc se anestesia com o efeito estável, porém ao chegar em um limite, a suspensão chega no final de sua ação de uma forma muito tênue e imediata, me passando mais receio.

Abraços!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
vrsilva

Esse focus era sedan?
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

vrsilva escreveu:Esse focus era sedan?
Focus GL 1.6 RoCam Flex hatch mesmo... Mas era um excelente carro! Na época que anunciei o Vectra, anunciei ele tbm, porém obviamente ele foi primeiro,... :mrgreen:
A viagem que fiz nele de BH a SP (620km) pela Fernão Dias eu a fiz sozinho, sem horário pra chegar, mas com sangue nos zói. Então deu pra brincar nas curvas da Fernão em altas velocidades. Somente em trechos de serra é que eu tinha um pouco de melindre, exatamente pela característica dita.

O Vectra-A com seu eixo rígido traseiro (como nos Monzas) mandou bem demaaaaaaaaais nos Andes. Eu esperava um desempenho pior nas curvas, tipo uns sustos, ou uns melindres, mas de todas as várias e muchas curvas que peguei, o comportamento era extremamente previsível e seguro. A questão dinâmica de progressividade da suspensão me deixava entrar e sair da maneira que eu queria! E olhe que, com um pouco de sobra ao entrar, eu poderia desviar dentro das curvas de uma pedra, um olho-de-gato talvez... Era fantástico! Saudade.... heheheheheh!!!

Abraços!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Malagoli »

Bom, vamos por partes...
Diego Paiva escreveu:Malagoli... como vc ja teve vectra B e agora o A... comparando os dois, quais são suas impressões?
Não tenho dúvidas ao expressar isto: O Vectra A é muito, muito, muito melhor construído que o Vectra B e C (Falo pois já tive o B e já andei por muito tempo com um C). Tudo que você mexe no Vectra A tem um ar de qualidade e capricho muito superior que aos das gerações seguintes.

No Vectra B todos os acabamentos dos forros de porta e do painel são incrivelmente frágeis! Mesmo o Vectra que comprei do Eduardo já tinha suas leves escoriações, não por que foi mal cuidado (muito pelo contrário), mas pelo fato de que os acabamentos eram sim muito frágeis. Telinhas dos falantes, puxadores das portas, acabamentos dos comandos de iluminação.. só de olhar quebravam. No Vectra A tem alguns plásticos com aparência de frágeis também, mas em muito menor quantidade que no Vectra B.

Sobre a Suspensão, teoricamente o Vectra B com aquela Multilink maravilhosa seria melhor que o A... mas na prática, não dá pra notar. O Vectra A é simplesmente incrível de conforto e estabilidade, não tenho absolutamente nada a reclamar... já no B, bom ... por culpa das nossas ruas e a complexidade dela, era só uma fonte de ruídos a mais, acreditem se quiser.. nos dois Vectra's B que tive, a suspensão traseira fazia uns barulhinhos que incomodavam.

Só a Motorização que eu sinto muita saudade mesmo do Vectra B... tanto o 2.0 16v 141cv quanto o 2.2 16v fuçado.. O motor do Vectra A com 116cv não anda mal, é muito macio também.... porém não tem o que comparar com os canhões da segunda geração do Vectra. E consumo, só diz que Vectra B é beberrão quem não teve... claro que o 2.2 tinha seus segredos, mas o 2.0 era original, muitíssimo rodado, surrado, e mesmo assim dava uma média muito boa tanto na cidade quanto estrada... coisa que o 2.0 8v aqui não está me agradando, creio que, principalmente, pelo fato de ser automático. Andando na cidade, R$ 50,00 de gasolina parecem vazar do tanque, kkkkk ... creio que não há como contornar isso, mas tudo bem.. a solução é andar menos.

Sobre visual, acho que os dois empatam... foram, na minha opinião, belíssimos carros no tempo em que foram lançados, e mesmo que datados hoje em dia, ainda são belos... e melhoráveis, por que estas rodinhas não casam com o carro, kkkkk .. opinião particular minha.

O Vectra A também é mais silencioso por dentro... pelo menos nesta versão aqui. Mesmo sem a adição de isolamento acústico que o Robson colocou, a instalação original do carro já é fantástica.. todo acabamento que você tira tem a bendita da proteção acústica por trás, kkkkk

Bom, o veredito? Irei dar empate para os dois... são ambos, ótimos carros. Fiquei surpreso com a qualidade de construção do A, mas mesmo assim o B ainda é muito melhor que a maioria dos concorrentes que tem... e nem se compara com carros menores. Recomendo pra quem quer comprar, o Vectra que está mais inteiro...

Sobre o Vectra C, eu gosto do visual do Elite... acho lindo mesmo. Porém, para por aí... no restante das coisas, é retrocesso puro. Não foi atoa que perdeu tanto espaço no mercado pra Corolla e Civic, sendo que só agora, com o Cruze, a GM está recuperando seu pedaço no mercado.

:smt023
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
vrsilva

Já vi matérias da época do Monza elogiando muito bem ele pelo acerto da suspensão.. que consequentemente é igual do vectra A, não sei se em sua totalidade, mas é bem parecida...

A GM cagou no vectra C... apesar de serem bonitos, eu particularmente adoro as versões GT e GTX principalmente aquele azul quando saiu o Remix com os cabeçotes roletados...... É um carro moderno e com um motor de manutenção barata e confiabilidade... Mas o Vectra GT/X é nada mais que o Astra que não veio pro Brasil...
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Malagoli »

A suspensão traseira do Vectra A me parece ser um pouco diferente do Monza sim... Pelo que consigo me lembrar em comparação ao Monza que tive, é como se o carro mantivesse bastante da maciez (claro que não a mesma), porém a carroceria se inclina bem menos, o comportamento é mais previsível... sabe aquela sensação de quando você entra numa curva fechada numa velocidade relativamente alta, e o carro se agarra sem nem ao menos cantar pneu!? Fiquei de cara com isso.. hoje mesmo estava contornando alguns trechos da Via Expressa aqui, sentido Contagem / Betim (Quem conhece sabe que tem umas curvinhas danadas..), e mesmo a 160 o carro se comportava neutro... cabuloso, rs

No geral é bem similar... pensa bem, não há muito o que melhorar da suspensão do Monza.. ela já é fantástica também, mesmo sendo um projeto de quase 30 anos atrás, o modelo dela é completamente atual ainda, usado em váaaaarios carros.

Imagino as suspensões dos Vectra A europeu. Lá eles tiveram duas opções, uma multilink e uma igual à nossa, sendo que a outra equipava também o Vectra A 4wd e o Calibra Turbo 4wd... deve ser tesão de mais.

Abraço!
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Responder