Sim, que funciona é indiscutivel, mas isso é nada mais que fazer o motor trabalhar pobre... Se vc consegue controlar pra não fazer o motor trabalhar pobre em altas cargas, funciona bem, e o lance do potenciometro é bom pra regular bem do seu gosto...Mas eu prefiro investir em taxa de compressão, ou adiantar o ponto aumentando a taxa dinamica na camara...MonzaClub20EFICHZ escreveu:Sei que vou criar um bocado de polemica, mas como funciona bem, com os devidos
cuidados, vou contar uma alteração que fiz no meu Monza EFI já fazem 6 anos.
Eu sempre achei o Monza muito gastão, no carburado eu acertava os giclês para acertar o
consumo, mas num EFI, como fazer? Depois de estudar todos os manuais técnicos que
pode achar e fazer um monte de testes consegui fazer o consumo passar de 6,5 km/l na
cidade para 10 km/l (em Porto Alegre com trânsito engarrafado), e na estrada a 80km/h
(trecho entre Porto Alegre e Taquara pela 101 bastante tumultuado) passou de 11,5 km/l
para 15 km/l.
Como conseguir isso? Bom sempre que vamos mexer no consumo, temos que alterar a
relação ar/combustível, aumentar a vazão de ar é possível, mas muito cara e complicada
então temos que mexer na vazão de combustível, mexer diretamente no bico injetor não dá,
mexer no módulo até dá, mas é extremamente complexo e a maior possibilidade é de
queimar o módulo, ou algo mais, o mais fácil é enganar o módulo com informações falsas.
Testei várias, sensor de posição da borboleta, sensor de temperatura (já vi muitos mexerem
aqui mas não consegui bons resultados), sensor de rotação do motor, sensor de velocidade,
mas o que realmente fez efeito foi o sensor de pressão absoluta o MAP. Inclusive é a
informação que eu tirei de uma revista GM na época de lançamento do Monza EFI como o principal
sensor para o consumo.
Como enganá-lo? Bom o sensor lê voltagem 5 voltz significa nenhum vácuo, ou com o
motor funcionando a borboleta totalmente aberta, indicando para o módulo que ele precisa
injetar muito combustível. 1,2 voltz significa o vácuo máximo do motor, com a borboleta
toda fechada e o motor ligado, condição de marcha lenta , ou de freio motor, fazendo que o
módulo injete pouco ou nenhum combustível. Para enganá-lo então temos que informar ao
módulo uma voltagem menor do que a real, isso é muito fácil, corte o fio (verde)terminal B
do sensor ou fio do pino C11 da centralina, com um potenciômetro de 20 kohms ligue o lado
que vem do sensor ao pino de um lado do potênciometro, do outro lado do potenciômetro
ligue a massa, e o terminal central do potenciômetro ligue o fio que vai para o módulo,
junto coloque uma chave liga e desliga em paralelo de forma que possa ligar diretamente os
fios cortados desligando o funcionamento do potenciômetro.
Agora tudo feito deixe a chave liga e desliga ligada e coloque o potenciômetro no meio do
seu curso (gire de um lado para o outro e veja onde fica o meio), ligue o motor e deixe em
marcha lenta, e desligue a chave liga e desliga, agora gire o potenciômetro para um lado e
para o outro, e perceba que virando para um lado o motor vai enfraquecendo até morrer, ou
quase morrer, para o outro lado ele fica normal (posição sem atuação).
Coloque o potenciômetro em uma posição em que o motor comece a falhar em marcha
lenta, depois volte um pouco, uns 5, 10 graus de giro do botão do potenciômetro. Depois
saia para dar uma volta sem forçar na aceleração (ande normal) e veja se o carro ficou fraco
demais ou ainda pode reduzir um pouco mais. Quando achar o ponto certo o melhor a fazer é
fazer que a marquinha do botão do potenciômetro fique bem na vertical, pois assim fica
fácil de visualizar.
Agora quando estiver andando “normal” use sempre o “módulo de economia”, e quando
precisar de força no motor use a chave liga e desliga para ter o motor “completo de fábrica”
numa ultrapassagem ou numa subida acentuada.
ALERTA QUANDO FOR USAR MAIS DO METADE DO CURSO DO ACELERADOR
DESLIGUE O SISTEMA LIGANDO A CHAVE, pois nessa condição o motor pode
superaquecer, em condições normais de trânsito na cidade e na estrada respeitando os
limites de velocidade, não há perigo algum, uso isso a 6 anos, inclusive fazem 4 anos que
troquei o bico pelo de álcool, e apenas movendo o botão do potenciômetro faço que o
Monza use álcool ou gasolina.
Agora eu sei que muitos não vão gostar desse mexe, porém dá muito certo se cuidar do
ALERTA acima.
Por último só avisando que o Monzão fai ficar com a potência de 1.0 com o módulo ligado,
mas desligando na chave, volta ao normal. Funciona perfeitamente no meu Monza até hoje,
e já funcionou perfeitamente também em um Kadett que já tive.
E é totalmente reversível, para voltar basta deixar ligada a chave ou reconectar o fio cortado.
Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 133
- Registrado em: 11 Fev 2011, 09:15
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
Atual Monza SL/e 1988 2.0 alcool 110cv, rodando na gasolina...
ex OMEGA GLS 2.2 1997;
ex OMEGA GLS 4.1 1995;
ex Marajó SLE 1.6/s 1989;
ex Verona GLX 1.8 1992;
ex Escort 1987 1.6 alcool.
ex OMEGA GLS 2.2 1997;
ex OMEGA GLS 4.1 1995;
ex Marajó SLE 1.6/s 1989;
ex Verona GLX 1.8 1992;
ex Escort 1987 1.6 alcool.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
No MAP é o C11 sim, veja a figura:carlos_cs1256 escreveu:já fiz a placa, porém preciso saber quais os fios vindo do módulo q devo interromper, tanto do SB qto do MAP(do map é o pino C11 da centralina isso?

SB par ti é o TPS sensor de posição do acelerador?
Se for é o C13!
Consulte estes materiais principalmente o primeiro, os demais contém informações interessantes, mas alguns erros nas pinagens.
Manual Completo
viewtopic.php?f=47&t=7336 e http://www.megaupload.com/?d=1XSSHTYU
Injeção com relés
viewtopic.php?f=47&t=7761
Injeção todas as marcas
viewtopic.php?f=47&t=7092
-
- Mensagens: 8
- Registrado em: 13 Mar 2011, 02:26
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
mi da setas dica de gastar somente 20 reais em pessa estou duro e prciso da uma melhorado no meu monza
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
O esquema está acima, e a descrição na primeira página deste tópico.alexandre[ccc] escreveu:mi da setas dica de gastar somente 20 reais em pessa estou duro e prciso da uma melhorado no meu monza
-
- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
Carlos,
uma duvida, se atuar esse esquema no potenciometro do CO não teria o mesmo resultado??
uma duvida, se atuar esse esquema no potenciometro do CO não teria o mesmo resultado??
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
Segundo a própria revista do lançamento do EFI viewtopic.php?f=47&t=7335 , o principal sensor do consumo é o MAP, o de CO eu testei e não influenciou nada via scanner, o MAP sim.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 149
- Registrado em: 01 Dez 2008, 22:21
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Só para responder porque a fábrica não fez isso, bom, pense no seguinte, em 1992-94 o Monza era o que havia de mais sofisticado no Brasil, o TOP, os outros eram carburados, ou aquela "maravilha" do carburador eletrônico, alguém lembra disso? Bom quem comprava Monza o primeiro carro realmente de série com injeção (já havia antes mas eram apenas séries especiais), queria desempenho, status, agora pense quem compra um carro assim quer o desenpenho de um Gol 1000 ou de um Uno Mile carburados, nem pensar, o motor tem que ser forte até em baixa rotação nem que isso signifique consumir mais, de outro forma o Monza não teria vendido como vendeu. Sem falar que as revistas especializadas teriam massacrado o carro. Em se tratando de indústria o que vale é vender, assim para o Monza o que vale é desenpenho, para Gol 1000 o que vale é economia.
Mas eu ,17 anos depois, hoje, quero um carro que seja ao mesmo tempo econômico e potente.
ola monza club gostaria de saber se vc faria este serviço no meu monzão
e quanto sai a mão de obra?
moro em gravatai acho que é próximo!
abraços
monza a paixão de todo gaucho
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!
Estou super atarefado esta semana e a outra, mas depois posso instalar para ti, não cobro nada, só tem que trazer as peças já compradas segundo a lista que passei, mas marcaremos daqui a 10 dias OK!