evertonjb escreveu:vrsilva escreveu:Aconselho a usar resistores de 1k Ohm, ou seja 1000 ohm, pra por no painel, e os resistores tem que ser de meio watt senão eles esquentam e quando esquentam muito a sua resistencia cai, fazendo queimar os leds a curto prazo...
1000 ohms é uma resistencia muito alta para led, realmente isso evitara que ele queime, mas seu poder de luminosidade caira bastante e muito, as conta são as seguintes:
V= voltage (12V)
I= corrente
R= resistencia (1000 ohms)
I= V/R
I= 12/1000
I= 0,012 ampers
então obtemos uma corrente de 0,012 ampers, e um led de alto brilho trabalha normalmente na faixa de
0,025 até 0,030 ampers.
fazendo as contas com resistor de 570 ohms:
I=V/R
I= 12/570
I= 0,021ampers ( perfeito, pode baixar mais um pouco a resistencia do resistor que ainda tera uma margem de segurança para não queimar o led)
valew abrass
Com isso voce terá uma potencia de:
P= V x I
P= 13,8 x 0,021 = 0,289W ou 289mW o que é muito alto se não usar resistor que aguente isso, cara sinto muito mas não irá durar meia vida esses leds... fora que aumenta o consumo... e vai esquentar dentro do seu painel...
Te garanto que com 12mA o led acende muito forte não vai perder nem 15% do brilho, e eu não confio em informações de datasheet de leds de marca boa como referencia para leds comprados em lojas comuns onde os caras misturam tudo e vc nunca sabe da qualidade do produto, te garanto que 25mA voce queima um led de alto brilho em 2 ou 3 semanas, já fiz testes assim com varios e varios leds... uma hora ou outra queimam... eu tbm pensava da mesma maneira que você.
Porque acender mais fraco se pode ser mais forte, simplesmente porque tudo que é projetado é pensado na margem de erro, por exemplo o motor do monza a alcool efi 2.0 tem 110cv com certeza o motor poderia render muito mais e aguentaria, porém seu prazo de vida seria reduzido dasticamente, não valendo a pena esse aumento...
Com leds é a mesma coisa, não compensa por pouca coisa, ainda mais em ideogramas onde a intenção é só sinalizar e não iluminar, se quer led pra iluminação conselho a comprar os super leds de 1W esse sim aguenta até 300mA porém esquentam igual frigideira ligados na corrente maxima continua, mas apenas 1 led de 1W ilumina mais que 30 led alto brilho em 25mA te garanto... sou macaco velho com leds, já fiz de tudo possível tenho muitos queimados, inclusive 48 deles na luz de salão do meu monza ligados com resistores de 560ohms iguais os que voce usou... todos sem exceção queimados... já estou providenciando pra colocar led de 1W, uns 2 ou 3 darão conta do recado tranquilamente, pra deixar de dia dentro do carro... led auto brilho custa normalmente 1 real de boa qualidade, led de 1W custa 8 reais aqui já com dissipador, só que apenas 1 led de 1W equivale a mais ou menos 30 leds o que seria 30 reais, lindo né...
Só minha opinião, ninguém precisa seguir essa linha, mas no meu pensamento é o mais lógico...
Painel resistores de 1k, 1k2 ou até 2k fica bom, senão quer painel aceso... sinceramente no meu ponto de vista painel que acende muito forte fica com cara de xuning, sem maldade, mas é minha opinião...
abraços e fui....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.