A/C gelando, mas não a sua capacidade máxima.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Diego Paiva
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Mensagem não lida por Diego Paiva »

Marcel Murai escreveu:Não acho nenhum lugar o gás R-12! :?

Falaram pra por o ISCEON MO49 Alguem aí já usou esse gás?

Um cara aqui da cidade disse que meu dá pra converter em R134, mas aí teria que desmontar tudo os componentes do AC limpar e trocar o óleo.
Será que vira?
É o certo a se fazer. Um colega meu disse que se nao fizer essa limpeza, tirar td o r-12, fazer a limpeza e depois completar com r-134... a mistura dos dois gases(r-12 e r-134), vai corroer td sistema do AC hehehehe.

Melhor fazer uma limpeza bem feita e tarcar o 134, ai vc fica despreocupado. Aproveita e faz uma revisao no compressor. Olhar o selo, rolamento e outras coisas...

Abraço.
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Carlos A. Freire
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Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Amigos,

eu não sei o nome, mas existe um outro gás refrigerante que substitui o R-12 sem causar problemas.
O problema entre o R-12 e R-134 é o tipo de óleo que entra em reação, caso exista vestígios de um ou outro tipo de óleo.

Abs,

Carlos Freire
Sheldonn
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Mensagem não lida por Sheldonn »

Bom ao conversar com o segundo mecânico que meche em meu carro, por que somente dois mecanicos põe a mão no meu Monza, o Airton Santiago e o José da Cruz, ambos de concessionária GM e com mais de 18 anos de experiência, esse último me indicou o seguinte: Faça uma limpeza completa no sistema de ar condicionado, utilize nitrogênio para checar vazamentos, se forem descobertos, elimeni-os. Depois retire todo o gás do sistema, o que dega-se de passagem é o R12. Em seguida retire o compressor e faça um reparo completo, desmontando-o, trocando as juntas e lubrificando. Troque o filtro, aquela garrafa que fica perto do radiador. Depois monte tudinho no lugar, troque todos os aneis de vedação para aguêntar o novo gás R13. Crie o vácuo no sistema ponha o novo gás e então é só curtir o ar do Monza que você vai ficar quase congelado. Palavras de um cidadão especialista em elétrica e ar condicionado, que conta com 20 anos de serviços prestados a duas concessionárias GM e recém chegado de Recife aonde foi ministrado um curso de repação do sistema de ar condiconado pela GM em parceria com a Bosch e a Wurth.
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Marcel Murai
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Mensagem não lida por Marcel Murai »

Ah, mas aí vai ficar caro demais né?
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Diego Paiva
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Mensagem não lida por Diego Paiva »

Eu faço serviço de AC há bastante tempo em um cara aqui em Fortaleza, ele é bem humilde, mas o serviço é 100%. O cara é extremamente honesto.
Fui a uma grande oficina, especializada em ar-condicionado, pedi que fizessem um orçamento, pois o AC do monza não gelava bem. As vezes so gelava bem em alta rotação. Ai condenaram o seguinte: Rolamento do compressor, selo, disseram que o compressor não estava com uma boa compressão, serpentina(evaporador) tava muito sujo e várias outras coisas!!!! Sei que no fim, o orçamento deu mais 400 reais :shock:

Aí levei o monzão no Chico, o cara que faz serviço no AC. Pedi que ele desse uma olhada... ele nem desmontou nada, ligou o AC, colocou a mão no difusor, depois abriu o capô... pegou no filtro(aquela garrafa prateada perto da bateria) e falou: "Diegão, tem mt humidade no sistema, ai é so fazer uma limpeza com gás próprio p/ limpeza, "dá um vacuo no sistema", colocar o gás R-134(que é o original de fábrica do meu monza, GLS 96/96).
Moral da história, gastei 100 reais(paguei o gás R-134 + 40 reais de mão de obra) e o AC ficou 100%, tá gelando de quebrar os dentes.
Nestas lojas grandes, mts vezes vc paga pelo nome, pela marca.
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Mensagem não lida por MARCELO-MONZEIRODECRISTO »

CAramba....
To com tudo isso...e olha gastei no dia 12/12 1000,00 com ar, nao está gelando como deveria, andei mais de 3km com ar ligado e nao gelou direito...mesmo com film nos vidros.
Vou imprimir isso tudo e levar por cara ler e fazer direito...
Esse fórum é showwwwwwwwwwwwwww
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Monzeiro sim, mais sem monza.
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Cleber Brogni
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Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Caro amigo, gas de mais ou de menos seja ele R12 ou R134a
não fará boa eficiência ao sitema.

Normalmente num sistema de monza é usado de 600Kg á 680Kg
Pressões de trabalho linha de baixa pressão de 20psi á 45psi +/-
e de alta pressão acima de 180psi entre 260psi+/- tem que ser
menos que 300psi se subir de mais pode ocasionar rompimento
da valvula de alívio ou mangueiras.

O verão ta ai calorão não era....
Abraços
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
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